- Intelectuais quando são flexíveis, independentes de pensamento, julgamento crítico, etc.
- Sociais quando possuem espírito de liderança, sociabilidade, sensibilidade interpessoal, etc.
- Acadêmicos quando são atentos, concentrados, com fácil memorização, grande motivação para realizar tarefas, etc.
- Criativos quando encontram soluções facilmente para problemas, quando é criativo, é fluente, etc.
- Psicomotricinestésico quando são hábeis e interessados por atividades físicas, atividades psicomotoras, quando são ágeis, com boa coordenação motora, etc.
- Especialmente talentosos quando se destacam em artes plásticas, músicas, artes literárias, etc.
Esse teste consiste num conjunto de tarefas e problemas a serem resolvidos, onde os acertos são contabilizados como pontos.
A média geral é em torno de 100 pontos, portanto as pessoas que ultrapassam esse patamar podem ser consideradas superdotadas.
Superdotados: uma minoria invisível...
No Brasil os “superdotados”
representam apenas 0,01% de todos os alunos matriculados na educação básica,
segundo o Censo Escolar 2009. Por causa disso, há muitas escolas e
famílias ...despreparadas para lidar com tais jovens
A afirmação de Elivelton Macêdo, de 14 anos, poderia ser facilmente interpretada como uma crise normal da idade. Mas o estudante da 8ª série do ensino fundamental não é um adolescente qualquer.
As palavras de Elivelton refletem a realidade de quem faz parte de uma minoria ainda estereotipada e invisível para os brasileiros.
Elivelton é falante, adora escrever, desenhar, atuar....
Mas fazer parte de uma parcela tão pequena da população significa, muitas vezes, sentir-se só mesmo com muita gente ao redor....
Talentos perdidos....
subestimado. A falta de informação e sensibilidade para identificar as habilidades demonstradas pelas crianças e adolescentes faz com que muitos talentos continuem escondidos por aí. Pior, podem ser prejudicados pela falta de atendimento adequado.