“É desanimador ver quantos ficam “chocados" com a HONESTIDADE e quão poucos pelo engano....”


"Um guerreiro tem que ser implacável, astuto, paciente e dócil.... Ser implacável não significa ser grosseiro; ser astuto não significa ser cruel; ser paciente não significa ser negligente... e ser dócil, não significa ser tolo...".


"Com pedaços de mim eu monto um ser atônito...."(Manoel de Barros)


"Uma parte de mim é multidão outra parte - estranheza e solidão.............."

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“Uma parte de mim pesa, pondera: outra parte delira..." - Ferreira Gullar


"As coisas NÃO mudam. Então alguém tem que ir lá e mudá-las"

(P.David Dhoreau)

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“EU SOU A DEUSA,

EU SOU A BRUXA,

EU SOU AQUELA QUE ILUMINA E PROTEGE.........

O PODER DA GRANDE MÃE ESTÁ DENTRO DE MIM.

QUE A GRANDE MÃE, A SENHORA DO NORTE,

ENCHA DE FRUTOS A ÁRVORE DA MINHA VIDA.

GRANDE DEUSA QUE HABITA O MEU SER!

SANTIFICA CADA PALAVRA MINHA E CADA ATO MEU,

AFASTA CADA SOMBRA DA MINHA VIDA,

ILUMINA TODAS AS MINHAS ESTAÇÕES,

FAÇA-ME FORTE NA DOR,

FAÇA-ME BELA NO AMOR...

QUE TEU NOME E TEU PODER .

SEJAM O MEU NOME E MEU PODER.

QUE ASSIM SEJA E ASSIM SE FAÇA..............”

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UM BLOG SEM ESTILO OU PRETENSÕES ....


"Lutar nunca é o bastante, resistir nunca é uma escolha, estar aqui não é por acaso ..."

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"Não Permita que o herói dentro de sua Alma, padeça frustrado e solitário com a vida que ele mereceria, mas nunca fora capaz de alcançar. Poderemos alcançar o mundo que DESEJAMOS. ELE EXISTE! É POSSÍVEL! E, acima de tudo, É SEU!..." (por Ayn Rand)

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"Que os teus olhos sejam dois sóis olhando a luz da vida em cada amanhecer. Que cada dia seja um novo recomeço, onde tua alma dance na luz.... Que em cada passo teu fiquem marcas luminosas de tua passagem em cada coração. Que em cada amigo o teu coração faça festa, que celebre o canto da amizade profunda, que liga as almas afins. Que em teus momentos de solidão e cansaço, esteja sempre presente em teu coração a lembrança de que tudo passa e se transforma, quando a alma é grande e generosa." - (Sabedoria Celta)


"No alto do ramo mais alto, ..... uma tão linda rosa-maçã.... Ah, Mulher!... Esqueceram-na, os apanhadores de frutas ?!?.... Não, não,...... Mãos não tiveram para te colher ......" (Safo – poetisa grega – local: ilha de Lesbos - no séc.VII –a.C.)


“....Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los “viver”, acrescentariam Nova Luminosidade às Estrelas, Nova Beleza ao Mundo e maior Amor ao coração dos homens....."


“ÀS VEZES, SOU TERNA COMO UMA BRISA......

... ÀS VEZES, SOU INTESPESTIVA COMO UM TORNADO..... –

DEPENDENDO DE “COMO”, “QUANDO” & “AONDE” .... -

VOCÊ ME ENCONTRAR....”

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NOTA: Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objetivo o lucro. É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).”


quarta-feira, 15 de setembro de 2010

COACHING - TREINAMENTOS EM VENDAS (2)


“Vender significa mais do que persuadir... É a habilidade em auxiliar as pessoas a visualizarem os resultados e vantagens dos produtos e serviços” 
                 (Electrical Institute Washington).
A principal tarefa de todo vendedor é vender, mas infelizmente nem todos conseguem desempenhá-la bem, apesar dos esforços empregados. Aí deixam a desejar no alcance dos objetivos. E por que  acontece??!
É porque a venda é um processo complexo, mas não tão difícil, como muitos profissionais pensam. Também não é tão fácil, a ponto de qualquer pessoa 'despreparada' ter um bom desempenho. 
É um processo composto do somatório de pequenas tarefas a serem executadas pelo vendedor, e que são de fundamental importância para que o cliente perceba que está fazendo um bom negócio ao comprar....
Entretanto, o que acontece na prática é que muitos vendedores acham que vender é simplesmente "falar em demasia do produto", "dar o preço" e "esperar" que o "cliente compre"... (?!?)
Proceder dessa forma, por melhor que seja o produto, ainda haverá dificuldade de fechar a venda... 
Então, como desenvolver o processo para os resultados se transformarem em boas vendas?
Eis alguns itens:
1) O vendedor deve recepcionar o cliente de maneira agradável, vendendo logo de cara a sua imagem de entusiasmo e simpatia, pois é isso que ele compra em primeiro lugar( primeiros 30 segundos! acredite...) Procedendo assim, já mantém o cliente dentro da loja, que é a tarefa inicial do processo da venda, mas que muitos não desempenham corretamente, deixando o cliente escapar/fugir....

2) Com o cliente dentro da loja, o próximo passo não é simplesmente falar do produto que ele demonstra interesse, mas fazer uma "sondagem" (bem-feita) "para descobrir a sua real necessidade" (todos a Têm...).
Porque muitas vezes o produto que o cliente tem em mente não é o mais adequado para a sua necessidade. É aí onde entra o trabalho do "vendedor-consultor". 
Diagnosticar dados e informações colhidas para "personalizar o atendimento" (todo cliente é 'único'...), com o produto certo e  sem tomar tempo do cliente.

3) E uma vez feita a "avaliação"(diagnóstico), agora é o momento de fazer uma boa apresentação do produto, porque a decisão de compra do cliente ocorre em grande parte diante do vendedor. A demonstração deve ser feita com bastante conhecimento, convicção, segurança, entusiasmo, emoção etc. para que o cliente perceba que está negociando com um profissional competente, capaz de solucionar o seu problema. 
Isso transmite segurança para o comprador, além de contagiá-lo de forma positiva! E na apresentação do produto, as tarefas abaixo devem ser bem executadas, senão a venda não se concretiza: 
A) As características do produto são importantes, mas não vendem. O que vende são "vantagens e benefícios", que advém das características do produto. Portanto, o vendedor deve enaltecer os pontos fortes dos produtos em cima de benefícios e vantagens. 
Mostrar somente como o produto é composto, peso, tamanho, cor, formato, modelo etc. não diz muita coisa e pouco interessa ao cliente. Aliás, isso ele até vê facilmente. O que interessa mesmo é o que o produto irá fazer a favor dele e a percepção ocorrerá se o vendedor souber transmitir a mensagem corretamente.....
Falar das vantagens competitivas e dos benefícios obtidos pela economia, resistência, durabilidade, tranqüilidade, segurança, conforto, comodidade, status etc. que o produto proporcionará - "agrega" "valores" e o cliente se dispõe a pagar o preço cobrado.

B) Muitas vezes, apesar de uma boa apresentação, o cliente ainda não sente segurança para comprar. Fica na dúvida de algo dar errado e a empresa não reparar o erro. É a hora de o vendedor enfatizar o serviço prestado pela empresa, a credibilidade, a garantia que o produto oferece, tanto do fabricante como da própria empresa, com base na sua idoneidade, a rapidez no atendimento às reclamações, deixando claro que ela visa em primeiro lugar à satisfação do cliente...

C) Mesmo depois desse trabalho, ainda podem surgir objeções do cliente ( o que é normal...), que fazem parte do processo de venda. Como o vendedor profissional é consciente disso - ao invés de se intimidar este procura descobrir o porquê da objeção, a fim de contorná-la e concretizar a venda.

D) Para que o cliente fique realmente tranqüilo de estar comprando um bom produto ou serviço de uma empresa séria e idônea, vale ressaltar como "referências" clientes idôneos que já usam o produto e estão satisfeitos. Se necessário, deve-se obter testemunhais desses clientes, que sem dúvida terão grande importância no fechamento da venda.

E) Trabalhado o processo corretamente, tarefa por tarefa, a conseqüência é o fechamento natural da venda. Mas, vendido o item principal, não se pode esquecer da venda de adicionais. Os "adicionais" (acessórios) não só aumentam o faturamento e logicamente as comissões (%).... 
Além de fazer com que o cliente compre na sua loja aquilo que iria procurar no concorrente.

Então como se observa o trabalho de "vendas" torna-se difícil quando se gasta energia com muita conversa, sem personalizar o atendimento, falando do que o cliente não tem interesse de ouvir. Ou seja, executar uma única tarefa - a da pressão.....