“É desanimador ver quantos ficam “chocados" com a HONESTIDADE e quão poucos pelo engano....”


"Um guerreiro tem que ser implacável, astuto, paciente e dócil.... Ser implacável não significa ser grosseiro; ser astuto não significa ser cruel; ser paciente não significa ser negligente... e ser dócil, não significa ser tolo...".


"Com pedaços de mim eu monto um ser atônito...."(Manoel de Barros)


"Uma parte de mim é multidão outra parte - estranheza e solidão.............."

******

“Uma parte de mim pesa, pondera: outra parte delira..." - Ferreira Gullar


"As coisas NÃO mudam. Então alguém tem que ir lá e mudá-las"

(P.David Dhoreau)

*******

“EU SOU A DEUSA,

EU SOU A BRUXA,

EU SOU AQUELA QUE ILUMINA E PROTEGE.........

O PODER DA GRANDE MÃE ESTÁ DENTRO DE MIM.

QUE A GRANDE MÃE, A SENHORA DO NORTE,

ENCHA DE FRUTOS A ÁRVORE DA MINHA VIDA.

GRANDE DEUSA QUE HABITA O MEU SER!

SANTIFICA CADA PALAVRA MINHA E CADA ATO MEU,

AFASTA CADA SOMBRA DA MINHA VIDA,

ILUMINA TODAS AS MINHAS ESTAÇÕES,

FAÇA-ME FORTE NA DOR,

FAÇA-ME BELA NO AMOR...

QUE TEU NOME E TEU PODER .

SEJAM O MEU NOME E MEU PODER.

QUE ASSIM SEJA E ASSIM SE FAÇA..............”

**********

UM BLOG SEM ESTILO OU PRETENSÕES ....


"Lutar nunca é o bastante, resistir nunca é uma escolha, estar aqui não é por acaso ..."

**********

"Não Permita que o herói dentro de sua Alma, padeça frustrado e solitário com a vida que ele mereceria, mas nunca fora capaz de alcançar. Poderemos alcançar o mundo que DESEJAMOS. ELE EXISTE! É POSSÍVEL! E, acima de tudo, É SEU!..." (por Ayn Rand)

*************

"Que os teus olhos sejam dois sóis olhando a luz da vida em cada amanhecer. Que cada dia seja um novo recomeço, onde tua alma dance na luz.... Que em cada passo teu fiquem marcas luminosas de tua passagem em cada coração. Que em cada amigo o teu coração faça festa, que celebre o canto da amizade profunda, que liga as almas afins. Que em teus momentos de solidão e cansaço, esteja sempre presente em teu coração a lembrança de que tudo passa e se transforma, quando a alma é grande e generosa." - (Sabedoria Celta)


"No alto do ramo mais alto, ..... uma tão linda rosa-maçã.... Ah, Mulher!... Esqueceram-na, os apanhadores de frutas ?!?.... Não, não,...... Mãos não tiveram para te colher ......" (Safo – poetisa grega – local: ilha de Lesbos - no séc.VII –a.C.)


“....Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los “viver”, acrescentariam Nova Luminosidade às Estrelas, Nova Beleza ao Mundo e maior Amor ao coração dos homens....."


“ÀS VEZES, SOU TERNA COMO UMA BRISA......

... ÀS VEZES, SOU INTESPESTIVA COMO UM TORNADO..... –

DEPENDENDO DE “COMO”, “QUANDO” & “AONDE” .... -

VOCÊ ME ENCONTRAR....”

==========

NOTA: Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objetivo o lucro. É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).”


terça-feira, 19 de outubro de 2010

FALANDO DE NEGÓCIOS E ADMINISTRAÇÃO: O QUE É UM "POSICIONAMENTO"???..

ÁREA: MARKETING E NEGÓCIOS.
"O QUE É POSICIONAMENTO?..."

"Branding" é um "posicionar" uma determinada "marca" com inteligência.

Este - Branding -  envolve a utilização e coordenação de inúmeros recursos de comunicação a fim de maximizar a consistência e clareza da mensagem d e uma marca. Acredito que a estratégia de marca é um fator importante na estratégia corporativa, rumo ao desenvolvimento de uma vantagem mais competitiva e sustentável.


Uma das fundações do Branding é determinar a estratégia de posicionamento da marca, o qual entendemos como um exercício de relatividade. Ele deve equilibrar os dois aspectos de uma marca: o emocional (as necessidades e expectativas dos consumidores) e o racional (os objetivos do negócio).

Se você pretende redefinir a competitividade de sua marca no mercado, precisará reposicionar a marca. Se você precisa lançar uma nova marca, precisará posicionar a sua oferta de modo que ela seja percebida como um valor adicional às ofertas já existentes e assim por diante...

Algumas empresas farão isso por "amor" (porque mediram a imagem da marca e perceberam que ela estava se desgastando), enquanto outras o farão pela "dor" (as vendas e margens caíram).

O posicionamento integra os três fatores que determinam o futuro de uma empresa: estratégia competitiva; domínio setorial; atributos da marca. Essa visão compreende as lições brilhantemente demonstradas por Michael Porter, Peter Drucker e Philip Kotler.
O posicionamento de uma marca é conhecido através do compromisso ("compromisso de posicionamento") que a organização assume consigo mesma e todos os seus públicos. No passado acreditava-se que o alvo era apenas os consumidores no varejo. Atualmente, as empresas aprenderam que precisam se relacionar muito bem com vários tipos de públicos, inclusive o interno, sem o apoio do qual nenhum posicionamento vingará. Agora você pode ver o sentido de integração com a estratégia corporativa, ou mesmo a lógica do termo branding.
O "compromisso" deve ser um documento de longo prazo. Aliás, como em todas as funções do branding, cuidar apenas das metas da semana que vem é o meio mais rápido para violentar o contexto de branding. O compromisso de posicionamento:
1 - Identifica os objetivos fundamentais de comunicação de uma empresa;
2 - Define as impressões que se deseja construir nas mentes de todos os públicos, provendo sentido na comunicação, de modo que, com o passar do tempo, a empresa se sustente por um propósito lógico;
3 - Determina as bases do modo como a marca quer ser percebida e associada pelos públicos escolhidos (prioritários);
4 - Oferece diretrizes para os trabalhos de criação (design, naming e propaganda), possibilitando o exercício flexível da criatividade, todavia com atenção aos fatores estratégicos.
Um grande problema no desenvolvimento do posicionamento de marcas é lidar com os excessos, ou ausência, de recursos emocionais e intelectuais das organizações...

Por exemplo, muitas marcas atingiram ótimas posições em diversos mercados, e não acreditam que os seus problemas derivam de problemas com a marca.

Em casos assim os gestares acreditam que é o mercado que não reconhece a grandiosidade da sua marca -???. Chamamos esse comportamento de “branding de vaidade”, sem muito espaço para a imagem da marca, mas apenas para o ego dos seus dirigentes. Só se consegue ajudar uma marca com esse trauma quando os dirigentes são trocados.
Ainda existem muitos executivos que "acreditam" apenas no seu "conhecimento pessoal" da "marca", e não aceitam que os seus colegas, consumidores e os seus fornecedores de comunicação possam acrescentar valor. Chegaram até aqui assim, e pressupõem que não é preciso mudar. Parece até àquela musiquinha de uma novela antiga da Rede Globo chamada de "Gabriela” - de Dorival Caymmi :


“Quando eu vim pra esse mundo...

Eu não atinava em nada.....

Hoje eu sou Gabriela....Gabriela he!.... meus camaradas

Eu nasci assim, eu cresci assim....

Eu sou mesmo assim.....Vou ser sempre assim....

Gabriela, sempre Gabriela.....

Quem me batizou, quem me iluminou.....

Pouco me importou, e assim que eu sou.....

Gabriela, sempre Gabriela....

Eu sou sempre igual, não desejo mal....

Amo o natural, etecetera e tal.....

Gabriela, sempre Gabriela...."

Lembrando que só não vou cantar para vocês para que vocês não saiam correndo e abandonem de vez o meu BLOG...rsrsrsrsr...mas voltando ao assunto.....

Não existe receita de bolo para criar compromissos de posicionamento - da empresa, da marca...- ou até mesmo para se lidar com as muitas "Gabrielas" que passam por nós e pelas empresas todos os dias...
Cada profissional tem (ou deveria ter) a sua própria  metodologia. Uma dica interessante para os profissionais envolvidos é organizar o posicionamento atual (para seu reposicionamento) ou desejado com o recurso de um questionário estruturado, através do qual seja possível conhecer em profundidade todos os recursos disponíveis e que possam ser oferecidos pela marca.

Atenção contínua deve ser dada aos aspectos emocionais, com atenção aos benefícios legítimos que a marca pode entregar. É crítico compreender precisamente o que a marca é (ou como deve ser vista) e quais os seus significados. Seus elementos (nome, design, infra-estrutura, outros) devem ser balanceados e conectados com os atributos do produto (ou serviço) e as suas especificações.
Não se esqueça que a "marca" deve ser criada e administrada em benefício da empresa e do consumidor, e não das "Gabrielas…" vaidosas que vagam por aí.....

Uma Referência e um "ícone" no Mundo dos Negócios e no Marketing em Geral: PHILIP KOTLER - meu ídolo lógico...



Agradecimentos ao Google Imagens