“É desanimador ver quantos ficam “chocados" com a HONESTIDADE e quão poucos pelo engano....”


"Um guerreiro tem que ser implacável, astuto, paciente e dócil.... Ser implacável não significa ser grosseiro; ser astuto não significa ser cruel; ser paciente não significa ser negligente... e ser dócil, não significa ser tolo...".


"Com pedaços de mim eu monto um ser atônito...."(Manoel de Barros)


"Uma parte de mim é multidão outra parte - estranheza e solidão.............."

******

“Uma parte de mim pesa, pondera: outra parte delira..." - Ferreira Gullar


"As coisas NÃO mudam. Então alguém tem que ir lá e mudá-las"

(P.David Dhoreau)

*******

“EU SOU A DEUSA,

EU SOU A BRUXA,

EU SOU AQUELA QUE ILUMINA E PROTEGE.........

O PODER DA GRANDE MÃE ESTÁ DENTRO DE MIM.

QUE A GRANDE MÃE, A SENHORA DO NORTE,

ENCHA DE FRUTOS A ÁRVORE DA MINHA VIDA.

GRANDE DEUSA QUE HABITA O MEU SER!

SANTIFICA CADA PALAVRA MINHA E CADA ATO MEU,

AFASTA CADA SOMBRA DA MINHA VIDA,

ILUMINA TODAS AS MINHAS ESTAÇÕES,

FAÇA-ME FORTE NA DOR,

FAÇA-ME BELA NO AMOR...

QUE TEU NOME E TEU PODER .

SEJAM O MEU NOME E MEU PODER.

QUE ASSIM SEJA E ASSIM SE FAÇA..............”

**********

UM BLOG SEM ESTILO OU PRETENSÕES ....


"Lutar nunca é o bastante, resistir nunca é uma escolha, estar aqui não é por acaso ..."

**********

"Não Permita que o herói dentro de sua Alma, padeça frustrado e solitário com a vida que ele mereceria, mas nunca fora capaz de alcançar. Poderemos alcançar o mundo que DESEJAMOS. ELE EXISTE! É POSSÍVEL! E, acima de tudo, É SEU!..." (por Ayn Rand)

*************

"Que os teus olhos sejam dois sóis olhando a luz da vida em cada amanhecer. Que cada dia seja um novo recomeço, onde tua alma dance na luz.... Que em cada passo teu fiquem marcas luminosas de tua passagem em cada coração. Que em cada amigo o teu coração faça festa, que celebre o canto da amizade profunda, que liga as almas afins. Que em teus momentos de solidão e cansaço, esteja sempre presente em teu coração a lembrança de que tudo passa e se transforma, quando a alma é grande e generosa." - (Sabedoria Celta)


"No alto do ramo mais alto, ..... uma tão linda rosa-maçã.... Ah, Mulher!... Esqueceram-na, os apanhadores de frutas ?!?.... Não, não,...... Mãos não tiveram para te colher ......" (Safo – poetisa grega – local: ilha de Lesbos - no séc.VII –a.C.)


“....Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los “viver”, acrescentariam Nova Luminosidade às Estrelas, Nova Beleza ao Mundo e maior Amor ao coração dos homens....."


“ÀS VEZES, SOU TERNA COMO UMA BRISA......

... ÀS VEZES, SOU INTESPESTIVA COMO UM TORNADO..... –

DEPENDENDO DE “COMO”, “QUANDO” & “AONDE” .... -

VOCÊ ME ENCONTRAR....”

==========

NOTA: Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objetivo o lucro. É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).”


quarta-feira, 20 de junho de 2012

OS MITOS FEMININOS DENTRO DA ASTROLOGIA - ASPECTOS.(7a.PARTE)


"Os mitos femininos sob o prisma do zodíaco"
Vênus, a lua e sua face oculta – Lilith. 
Com histórias fantásticas, características peculiares e riqueza de significados...
A divindade mais importante depois do Sol, a Lua, era cultuada como esposa do Sol, ou como sua irmã gêmea. 
Correspondente a Ártemis, na Grécia, ou Diana, em Roma, deusas da castidade e da pureza, mas também da fertilidade. Como deusa da caça, Diana governava os bosques, os animais selvagens, a vegetação, os regatos e as grutas. 
Era também protetora das mulheres que estavam para dar à luz. 
No seu templo em Éfeso, uma das sete maravilhas do mundo antigo, a deusa era representada com atributos de exuberante fecundidade, ostentando múltiplos seios, o que lhe valia o nome “Multimama”.

A Lua representa no mapa astrológico - a mãe, o princípio feminino, negativo, passivo, Yin. 
O inconsciente, os sentimentos, a intuição, a imaginação, a capacidade de dedicação e entrega, as emoções, as respostas instintivas, a reflexão, a alma, a família, as massas, a popularidade, a riqueza de sentimentos e de afeição, a memória, o instinto maternal. 
Mas também as flutuações, a instabilidade, as fantasias exageradas, a insegurança, as manifestações infantis, caprichosas e volúveis e a preguiça. Personificações da Lua seriam a mãe, a esposa, a irmã mais velha, a mulher de modo geral.

Mas não é a mãe, em sentido objetivo, que é descrita pela Lua no horóscopo, mas o ponto de vista do indivíduo sobre a mãe. Os sentimentos do indivíduo, suas reações instintivas, seu próprio lado feminino são resultados diretos da forma como se percebe o princípio maternal – esta é a imagem descrita pela Lua no horóscopo.

Nascida das espumas do mar, Vênus era a deusa do amor e da beleza, sendo muito homenageada na Antiguidade. 
De suas várias ligações com deuses, semideuses, reis e simples mortais teve diversos filhos. 
O mais famoso dele é Cupido ou Eros, fruto de sua união com o deus Marte. 
Os gregos distinguiam três Vênus: 
a Urânia ou celeste, que favorecia as artes, a música e a beleza; a sensual, que inclinava à sedução e à busca dos prazeres; e 
a mais conservadora, que inspirava o amor casto puro. 
As festas celebradas em sua homenagem eram das mais concorridas e, nessas ocasiões, ofertavam-se flores, perfumes e pequenos presentes.
Vênus dá a capacidade para fazer contato com o meio exterior e com as pessoas, pelo calor e pela intensidade de sentimentos, a busca pela proximidade física, a harmonia e o equilíbrio entre tendências opostas. 
As qualidades venusianas são simpatia, fidelidade, gentileza, dedicação, cortesia, senso estético, serenidade e senso de harmonia. 
Mas também a indecisão, a ociosidade, o esbanjamento, a superficialidade, o exibicionismo, a leviandade e a gula. Personificações de Vênus são a esposa, a amante, a atriz, a cantora, a bailarina, o poeta, o galã, a namorada, a corista, a prostituta. 
Pessoas que lidem com beleza, arte, comidas e bebidas, prazeres e diversões, roupas, flores, perfumes, cosméticos. No mapa astrológico, o poder receptivo e emocional da Lua produz a forma de expressar nossos sentimentos por meio de relacionamentos e da harmonia em Vênus.

Mas existe outro mito feminino, Lilith - que representa o lado instintivo do arquétipo feminino, que tem sido objeto de temor na sociedade patriarcal e que as mulheres e homens de hoje precisam voltar a se relacionar para viverem mais plenamente a expressão do feminino.
Lilith é o irresistível 'demônio' feminino da noite, associada à serpente, ao cão e à coruja, cujas origens ocultam-se em um tempo anterior ao próprio tempo. 
Embora existam muitos mitos acerca de seus primórdios nas mitologias sumeriana, babilônica, assíria, cananeia, hebraica, árabe e teutônica, ela aparece sempre como uma força contrária, um fator de equilíbrio, uma contraposição à bondade e à masculinidade de Deus, porém de igual tamanho. 
Nas escrituras hebraicas, podemos encontrá-la como uma mulher feita de pó negro e , portanto, condenada a ser "inferior" ao homem. 
Ela foi a primeira mulher de Adão, feita em igualdade de condições com o primeiro homem e expulsa do Paraíso por tentar fazer valer essa igualdade. 
Lilith é um aspecto instintivo e terreno do feminino, a personificação vivificante dos desejos sexuais
Essa natureza é, por assim dizer, uma advertência do que a cultura rabínica e patriarcal nos faz com relação àquela que perturbou o sono de Adão: Lilith, feita de sangue (menstruação) e saliva (desejo) é expressão de fatalidade, pois a igualdade entre os sexos e o respeito pela plena expressão do feminino tornam-se uma "ameaça"
O mito de Lilith foi excluído da versão bíblica da Igreja e a explicação parece estar no fato de as forças da sexualidade, do nascimento, da magia da vida, do reger do ciclo de vida e da morte serem em princípio governadas pela deusa. 
Com o advento do patriarcado, o poder de vida e morte passou a ser exercido pelo "masculino", enquanto a magia e a sexualidade foram separadas da procriação e da maternidade. Neste sentido, Deus é Uno, mas a Deusa tornou-se "duas".

No fundo, Lilith já fora criada como um demônio, tendo gerado juntamente com Adão, outros seres iguais a ela, que se vingam contra a humanidade. 
Destinada a ser mãe de todos os que vivem e saída da costela de Adão, Eva não era tão poderosa ou primordial quanto Lilith. Encarnando o feminino - de forma 'negativa', Lilith é personificada pela "bruxa" - na Idade Média - contra a qual o homem moveu uma das mais sangrentas perseguições de toda a sua história. Dizem que ela significa a outra ou o outro num triângulo amoroso.....

Lilith, no mapa astrológico, representa nosso lado de frustração, o ponto fraco, mas também o nosso ponto de mutação, de transformação. Enquanto homens e mulheres continuarem reprimindo a liberdade e a igualdade entre os sexos, ela se manifestará como personificação dos aspectos negligenciados e rejeitados da grande deusa.....























(cont)
(fonte/ Pesquisa - revista Brasileiros)