“É desanimador ver quantos ficam “chocados" com a HONESTIDADE e quão poucos pelo engano....”


"Um guerreiro tem que ser implacável, astuto, paciente e dócil.... Ser implacável não significa ser grosseiro; ser astuto não significa ser cruel; ser paciente não significa ser negligente... e ser dócil, não significa ser tolo...".


"Com pedaços de mim eu monto um ser atônito...."(Manoel de Barros)


"Uma parte de mim é multidão outra parte - estranheza e solidão.............."

******

“Uma parte de mim pesa, pondera: outra parte delira..." - Ferreira Gullar


"As coisas NÃO mudam. Então alguém tem que ir lá e mudá-las"

(P.David Dhoreau)

*******

“EU SOU A DEUSA,

EU SOU A BRUXA,

EU SOU AQUELA QUE ILUMINA E PROTEGE.........

O PODER DA GRANDE MÃE ESTÁ DENTRO DE MIM.

QUE A GRANDE MÃE, A SENHORA DO NORTE,

ENCHA DE FRUTOS A ÁRVORE DA MINHA VIDA.

GRANDE DEUSA QUE HABITA O MEU SER!

SANTIFICA CADA PALAVRA MINHA E CADA ATO MEU,

AFASTA CADA SOMBRA DA MINHA VIDA,

ILUMINA TODAS AS MINHAS ESTAÇÕES,

FAÇA-ME FORTE NA DOR,

FAÇA-ME BELA NO AMOR...

QUE TEU NOME E TEU PODER .

SEJAM O MEU NOME E MEU PODER.

QUE ASSIM SEJA E ASSIM SE FAÇA..............”

**********

UM BLOG SEM ESTILO OU PRETENSÕES ....


"Lutar nunca é o bastante, resistir nunca é uma escolha, estar aqui não é por acaso ..."

**********

"Não Permita que o herói dentro de sua Alma, padeça frustrado e solitário com a vida que ele mereceria, mas nunca fora capaz de alcançar. Poderemos alcançar o mundo que DESEJAMOS. ELE EXISTE! É POSSÍVEL! E, acima de tudo, É SEU!..." (por Ayn Rand)

*************

"Que os teus olhos sejam dois sóis olhando a luz da vida em cada amanhecer. Que cada dia seja um novo recomeço, onde tua alma dance na luz.... Que em cada passo teu fiquem marcas luminosas de tua passagem em cada coração. Que em cada amigo o teu coração faça festa, que celebre o canto da amizade profunda, que liga as almas afins. Que em teus momentos de solidão e cansaço, esteja sempre presente em teu coração a lembrança de que tudo passa e se transforma, quando a alma é grande e generosa." - (Sabedoria Celta)


"No alto do ramo mais alto, ..... uma tão linda rosa-maçã.... Ah, Mulher!... Esqueceram-na, os apanhadores de frutas ?!?.... Não, não,...... Mãos não tiveram para te colher ......" (Safo – poetisa grega – local: ilha de Lesbos - no séc.VII –a.C.)


“....Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los “viver”, acrescentariam Nova Luminosidade às Estrelas, Nova Beleza ao Mundo e maior Amor ao coração dos homens....."


“ÀS VEZES, SOU TERNA COMO UMA BRISA......

... ÀS VEZES, SOU INTESPESTIVA COMO UM TORNADO..... –

DEPENDENDO DE “COMO”, “QUANDO” & “AONDE” .... -

VOCÊ ME ENCONTRAR....”

==========

NOTA: Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objetivo o lucro. É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).”


segunda-feira, 22 de agosto de 2016

"O TEMPLO DE ÁRTEMIS"

ARQUEOLOGIA / HISTÓRIA......

"O TEMPLO DE ÁRTEMIS"

Eu coloquei meus olhos nas muralhas da Babilônia, onde há uma estrada para carruagens e na estátua de Zeus, obra de Alpheus, nos jardins suspensos da Babilônia, no colosso do Sol , no extraordinário trabalho das elevadas pirâmides e no enorme túmulo de Mausolus, mas, quando vi a casa de Ártemis, que sobe em direção às nuvens, aquelas outras maravilhas perderam o seu brilho e eu disse : "Lo, a não ser o monte Olimpo, o Sol nunca viu algo tão bonito!’." (Antipater, Antologia Grega, LX.58)

NOTAS:
Somente as ruínas do Templo de Ártemis chegaram aos nossos dias e toda a descrição que possuímos dessa obra vem de historiadores dos tempos antigos. 

Ártemis, deidade grega (como a Diana dos romanos, irmã de Apolo), era relacionada à natureza, e quem protegia os bosques, e animais  - foi relacionada também à caça.

NOTA (A): Na Grécia, Ártemis ou Artemisa (em gr., Άρτεμις') era uma deusa ligada inicialmente à vida selvagem
Durante os períodos Arcaico e Clássico, era considerada filha de Zeus e de Leto, irmã gêmea de Apolo; mais tarde, associou-se também à luz da lua e à magia...
Em Roma, chamada de Diana e frequentemente "confundida" com Selene ou Hécate, também deusas lunares.
                     =============

 O templo foi construído pelo arquiteto Chersiphron na cidade de Éfeso, na antiga Lídia, que ficava no extremo oeste da parte ocidental de Anatólia, na atual Turquia, entre o mar Mediterrâneo e o mar Egeu, à margem esquerda do rio Caístro, perto de onde ele desemboca nesse último.

Lídia fazia fronteira a oeste com as colônias jônicas gregas, mantendo com essa cultura grande intercâmbio, havendo certa ocasião em que invadiu as suas cidades, e ali manteve domínio, mas, mesmo assim, permaneceu o intercâmbio cultural e a admiração mútua. 
Entre os séculos VIII a.C. e I a.C., Período Arcaico da história grega, Éfeso era uma das quatro cidades mais importantes do Mar Egeu e do Mediterrâneo, e manteve essa posição mesmo depois da conquista da Lídia pelos romanos, até o primeiro século depois de Cristo. É uma cidade histórica para os cristãos, pois ali Paulo pregou o Evangelho e criou uma comunidade cristã muito próspera.

Heráclito, célebre escritor da antiguidade helênica, que nasceu provavelmente no século III a. C. na Cidade de Éfeso , em certa altura de sua vida cedeu as prerrogativas de príncipe ao irmão mais novo e se tornou misantropo. 

Asilou-se no templo de Ártemis, onde, em solidão, velho e sem conforto, escreveu suas idéias e deixou os pergaminhos depositados ali, tendo sido encontrados vários deles ainda legíveis.

                    
Sobre o Templo de Ártemis:
Embora as fundações do templo datem do século VII a. C. (antes da Era Cristã), a estrutura que ganhou um destaque na lista das Sete Maravilhas do Mundo Antigo foi construída em cerca de 550 a. C.
O Templo servia tanto de um grande mercado quanto de uma instituição religiosa. 

Por anos o santuário foi visitado por mercadores, turistas, artistas e reis, que pagavam homenagens à deusa, dividindo seus lucros com ela...

Recentes escavações arqueológicas no sítio revelaram presentes ofertados por peregrinos, inclusive estatuetas de Ártemis feitas de ouro e marfim, colares, braceletes e brincos, além de artefatos procedentes da Pérsia e da Índia.
              
Construção
Plínio, o Velho, escritor romano do século I d.C., em um dos seus escritos declarou que esse templo demorou 200 anos para ser construído, o que , de início, não foi levado a sério. Essa afirmação foi comprovada pelas pesquisas arqueológicas do século XIX, quando se descobriu que ele havia sido erigido sobre fundações de outro antigo templo (talvez dedicado à deusa Cibele), foi destruído e reconstruído pelo menos duas vezes até atingir sua mais grandiosa aparência e finalmente destruído completamente no século V d.C.. No século V a. C., a primeira reconstrução, em que foi erguido o templo sobre fundações de outro, é a Maravilha de que se tem notícia e a tradição informa que o rei lídio Creso empregou enorme fortuna para essa finalidade. Em 21 de julho de 356 a.C. , no mesmo dia em que nasceu Alexandre, “O Grande”, o templo foi incendiado. Anos mais tarde o próprio Alexandre ajudou a reconstruí-lo. Em 262 a.C. foi novamente destruído, desta feita pelos godos, quando invadiram a região. E, Novamente reconstruído, sofreu com vários terremotos, algumas perdas em sua forma arquitetônica. E, finalmente, foi totalmente destruído por fundamentalistas cristãos instigados por São João Crisóstomo em 401 d. C.. Descrição da obra : 

Ela nos chegou através dos relatos de vários arquitetos e cronistas e escritores da antiguidade que nos deixaram até desenhos detalhados do seu interior...

O templo era todo em mármore, com exceção da cobertura e possuía aproximadamente 90 m de altura (altura da estátua da Liberdade de Nova York, nos Estados Unidos da América). 

O seu desenho era retangular, de 80m x 130m. Escadarias de mármore conduziam o visitante para o seu interior. Possuía cerca de 127 colunas (algumas pessoas dizem 117, outras 128), em estilo jônico, com altura estimada entre 12m e 20m, sendo aproximadamente 36 delas decoradas com relevos. Eram colocadas em linha dupla em volta da nau onde se situava a estátua da deusa. 

A estátua da deusa Ártemis (ou Diana, para os romanos), era toda esculpida em ébano, ouro, prata e pedra preta. Tinha as pernas e os quadris cobertos por uma saia comprida decorada com relevos de animais. 

O interior do templo foi decorado com magníficas obras de arte: inúmeras estátuas dos mais famosos artistas da antiguidade - Pheidias, Polycleitus, Kresilas e Phadmon e Praxíteles, além de muitas pinturas. Alguns objetos do Templo hoje se encontram no Museu de Londres......

             
A Diana dos Efésios era uma divindade pagã adorada em toda Ásia Menor nos tempos apostólicos...
A deusa “que caiu do céu” - como era conhecida, era chamada Diana pelos romanos e Ártemis pelos gregos..."