“É desanimador ver quantos ficam “chocados" com a HONESTIDADE e quão poucos pelo engano....”


"Um guerreiro tem que ser implacável, astuto, paciente e dócil.... Ser implacável não significa ser grosseiro; ser astuto não significa ser cruel; ser paciente não significa ser negligente... e ser dócil, não significa ser tolo...".


"Com pedaços de mim eu monto um ser atônito...."(Manoel de Barros)


"Uma parte de mim é multidão outra parte - estranheza e solidão.............."

******

“Uma parte de mim pesa, pondera: outra parte delira..." - Ferreira Gullar


"As coisas NÃO mudam. Então alguém tem que ir lá e mudá-las"

(P.David Dhoreau)

*******

“EU SOU A DEUSA,

EU SOU A BRUXA,

EU SOU AQUELA QUE ILUMINA E PROTEGE.........

O PODER DA GRANDE MÃE ESTÁ DENTRO DE MIM.

QUE A GRANDE MÃE, A SENHORA DO NORTE,

ENCHA DE FRUTOS A ÁRVORE DA MINHA VIDA.

GRANDE DEUSA QUE HABITA O MEU SER!

SANTIFICA CADA PALAVRA MINHA E CADA ATO MEU,

AFASTA CADA SOMBRA DA MINHA VIDA,

ILUMINA TODAS AS MINHAS ESTAÇÕES,

FAÇA-ME FORTE NA DOR,

FAÇA-ME BELA NO AMOR...

QUE TEU NOME E TEU PODER .

SEJAM O MEU NOME E MEU PODER.

QUE ASSIM SEJA E ASSIM SE FAÇA..............”

**********

UM BLOG SEM ESTILO OU PRETENSÕES ....


"Lutar nunca é o bastante, resistir nunca é uma escolha, estar aqui não é por acaso ..."

**********

"Não Permita que o herói dentro de sua Alma, padeça frustrado e solitário com a vida que ele mereceria, mas nunca fora capaz de alcançar. Poderemos alcançar o mundo que DESEJAMOS. ELE EXISTE! É POSSÍVEL! E, acima de tudo, É SEU!..." (por Ayn Rand)

*************

"Que os teus olhos sejam dois sóis olhando a luz da vida em cada amanhecer. Que cada dia seja um novo recomeço, onde tua alma dance na luz.... Que em cada passo teu fiquem marcas luminosas de tua passagem em cada coração. Que em cada amigo o teu coração faça festa, que celebre o canto da amizade profunda, que liga as almas afins. Que em teus momentos de solidão e cansaço, esteja sempre presente em teu coração a lembrança de que tudo passa e se transforma, quando a alma é grande e generosa." - (Sabedoria Celta)


"No alto do ramo mais alto, ..... uma tão linda rosa-maçã.... Ah, Mulher!... Esqueceram-na, os apanhadores de frutas ?!?.... Não, não,...... Mãos não tiveram para te colher ......" (Safo – poetisa grega – local: ilha de Lesbos - no séc.VII –a.C.)


“....Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los “viver”, acrescentariam Nova Luminosidade às Estrelas, Nova Beleza ao Mundo e maior Amor ao coração dos homens....."


“ÀS VEZES, SOU TERNA COMO UMA BRISA......

... ÀS VEZES, SOU INTESPESTIVA COMO UM TORNADO..... –

DEPENDENDO DE “COMO”, “QUANDO” & “AONDE” .... -

VOCÊ ME ENCONTRAR....”

==========

NOTA: Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objetivo o lucro. É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).”


sábado, 9 de janeiro de 2016

LENDAS SUMÉRIAS: "A RAPOSA E A VIDEIRA".......

CURIOSIDADES  - Lendas Sumérias.....



COISAS QUE NÃO DIZEM PARA VOCÊ.........

ESTUDEM SOBRE O POVO SUMÉRIO E SUAS "LENDAS".........



''A "Raposa de Enlil" - 

Ninhursag (a deusa) amaldiçoou a Enki, dizendo que nunca mais o veria....
Então surge uma raposa, que vai até Enlil (na congregação dos deuses) e diz que pode trazer Ninhursag de volta

Enlil "promete" a raposa, que ela ganharia fama e dois vidoeiros na cidade de Enlil.
                              
A raposa vai, mente para a deusa, e a enganando, a traz para o templo....

Ela se encontra com Enki, e ela muda seu parecer (OPINIÃO) sobre ele.....

Fica claro que:

A) Raposas, saindo e entrando de tocas, eram consideradas como mensageiras dos deuses, mais exatamente, dos deuses da superfície com os do submundo

B) Raposas são personagens enganadores e trapaceiros....

C) No texto em questão, a raposa entra em contato com o que seria "a mãe-terra" suméria, portanto, podendo possuir relações com divindades ctônicos....

D) Não está perfeitamente claro a arvore que a raposa recebeu de presente de Enlil, sendo assim, a espécie da árvore pode ter variado, conforme a região onde ocorre a narrativa....

Implicações - 

1) "Raposas" permanecem como "personagens enganadores", mesmo na cultura semítica...

EX.: Ezequiel - 13:4 Os teus profetas, ó Israel, são como raposas nos desertos..... 

Adicione a isso, as fábulas rabinicas de Mishley Shu'alim......

2) O grego Esopo (FOTO) narra uma história, de "uma raposa que tentava comer as uvas da videira", mas nunca as alcançava, e como argumento, alegava que as uvas estavam verdes, e comê-las traria problemas.
                                 
A história, parece absurda, e sem nenhum fundo mitológico. 

Mas, se consideramos que Enlil deu videiras para a raposa, então fica claro, que por castigo de Ninhursa - IMAGEM (por ter sido "enganada" pela raposa) as videiras sempre dariam uvas altas, para que a raposa nunca os alcance, mesmo sendo o merecido prêmio recebido por Enlil......
Portanto, era conhecido que as "raposas atacavam as videiras" quando estavam crescendo...

Cânticos 2:15 - "Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor...." 

O argumento sobre uvas verdes também está presente na cultura semitica, de forma similar a Esopo....

Em Jeremias 31:29-30 - "Naqueles dias nunca mais dirão: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram. Mas cada um morrerá pela sua iniqüidade; de todo o homem que comer as uvas verdes os dentes se embotarão...." 

3) Mas se fosse um a árvore vidoeiro - Na cultura celta, os vidoeiros estão ligados a terra dos mortos ( Tír na nóg ), associados a morte, com fadas ou com retorno a sepultura - Uma vinculação direta com o submundo

E por razões desconhecidas.

E uma das principais histórias de Tir na nóg, a paixão entre Oisin e Niamh, possui uma estranha semelhança com a lenda japonesa de Urashima Taro.(IMAGEM) 
E curiosamente, o deus japonês Inari é uma raposa, que é um deus ctônico, e vinculado a fertilidade, geralmente representado da cor branca/prata (cor do vidoeiro).

4) Os dois vidoeiros sumérios seriam duas colunas da cor branca, colocados por Enlil em sua cidade?

5) A lenda grega da Raposa Teumesiana e do Cão Laeps, além de ter como fundo astrológico as duas constelações de Canis, também parece ser uma representação grega para o Yin-Yang.


Se a Raposa Teumesiana foi um castigo dos deuses para a cidade de Thebas, e o rei achou um herói que caçou a raposa com o cão Laeps - 

A história se propagou para o oriente com as conquistas de Alexandre o Grande, e se mixou com as narrativas asiáticas das raposas mensageiras de deuses e com diversos atributos de monstros ctônicos.

Quase 1000 anos depois, se tornam populares as lendas asiáticas, alegando que havia uma raposa maligna castigando a nação, mas foi caçada e eliminada....

Na versão chinesa, a mulher do imperador estava possuída pelo espírito de uma raposa, e foi exorcizada por um herói.

Na versão japonesa, a nova concubina do imperador era uma raposa disfarçada, que o imperador enviou um caçador, que fez o mesmo. 

Pelo menos 300 anos depois havia uma pedra que liberava gazes venenosos, e foi dito que o espírito da raposa estava na pedra, que foi exorcizada e destruída por um monge budista.
As kitsunes do oriente, fazendo metamorfoses de raposas em humanos e vice-versa, são muito similares ao homólogo ocidental para os lombos, que são ditos também se transformarem em humanos e vice-versa, sendo chamados de lobisomens (Licantropo) na cultura grego-romana.

(CONTINUA...)

                                

(Creditos/materia: 
VerdadesEspeciais/ agradecimentos também ao Cronicas Nocturnas, eden-saga pinterest;journeyingtothegoddess)