“É desanimador ver quantos ficam “chocados" com a HONESTIDADE e quão poucos pelo engano....”


"Um guerreiro tem que ser implacável, astuto, paciente e dócil.... Ser implacável não significa ser grosseiro; ser astuto não significa ser cruel; ser paciente não significa ser negligente... e ser dócil, não significa ser tolo...".


"Com pedaços de mim eu monto um ser atônito...."(Manoel de Barros)


"Uma parte de mim é multidão outra parte - estranheza e solidão.............."

******

“Uma parte de mim pesa, pondera: outra parte delira..." - Ferreira Gullar


"As coisas NÃO mudam. Então alguém tem que ir lá e mudá-las"

(P.David Dhoreau)

*******

“EU SOU A DEUSA,

EU SOU A BRUXA,

EU SOU AQUELA QUE ILUMINA E PROTEGE.........

O PODER DA GRANDE MÃE ESTÁ DENTRO DE MIM.

QUE A GRANDE MÃE, A SENHORA DO NORTE,

ENCHA DE FRUTOS A ÁRVORE DA MINHA VIDA.

GRANDE DEUSA QUE HABITA O MEU SER!

SANTIFICA CADA PALAVRA MINHA E CADA ATO MEU,

AFASTA CADA SOMBRA DA MINHA VIDA,

ILUMINA TODAS AS MINHAS ESTAÇÕES,

FAÇA-ME FORTE NA DOR,

FAÇA-ME BELA NO AMOR...

QUE TEU NOME E TEU PODER .

SEJAM O MEU NOME E MEU PODER.

QUE ASSIM SEJA E ASSIM SE FAÇA..............”

**********

UM BLOG SEM ESTILO OU PRETENSÕES ....


"Lutar nunca é o bastante, resistir nunca é uma escolha, estar aqui não é por acaso ..."

**********

"Não Permita que o herói dentro de sua Alma, padeça frustrado e solitário com a vida que ele mereceria, mas nunca fora capaz de alcançar. Poderemos alcançar o mundo que DESEJAMOS. ELE EXISTE! É POSSÍVEL! E, acima de tudo, É SEU!..." (por Ayn Rand)

*************

"Que os teus olhos sejam dois sóis olhando a luz da vida em cada amanhecer. Que cada dia seja um novo recomeço, onde tua alma dance na luz.... Que em cada passo teu fiquem marcas luminosas de tua passagem em cada coração. Que em cada amigo o teu coração faça festa, que celebre o canto da amizade profunda, que liga as almas afins. Que em teus momentos de solidão e cansaço, esteja sempre presente em teu coração a lembrança de que tudo passa e se transforma, quando a alma é grande e generosa." - (Sabedoria Celta)


"No alto do ramo mais alto, ..... uma tão linda rosa-maçã.... Ah, Mulher!... Esqueceram-na, os apanhadores de frutas ?!?.... Não, não,...... Mãos não tiveram para te colher ......" (Safo – poetisa grega – local: ilha de Lesbos - no séc.VII –a.C.)


“....Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los “viver”, acrescentariam Nova Luminosidade às Estrelas, Nova Beleza ao Mundo e maior Amor ao coração dos homens....."


“ÀS VEZES, SOU TERNA COMO UMA BRISA......

... ÀS VEZES, SOU INTESPESTIVA COMO UM TORNADO..... –

DEPENDENDO DE “COMO”, “QUANDO” & “AONDE” .... -

VOCÊ ME ENCONTRAR....”

==========

NOTA: Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objetivo o lucro. É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).”


quarta-feira, 8 de maio de 2013

DA CONTRATAÇÃO DE MÉDICOS CUBANOS PELO BRASIL (2)


POLÍTICA, ECONOMIA & SAÚDE PÚBLICA - 

A PERGUNTA QUE PAIRA NO AR É: 
SERÁ QUE CUBA TEM TANTO MÉDICO BOM ASSIM PARA "EXPORTAR" ?!?

É PARA SE PENSAR......

Fatos dos mais comentados nos últimos dias é o que foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informando que serão contratados 6 mil médicos cubanos com o objetivo de cobrir o déficit desses profissionais principalmente no interior do País, em especial nas regiões mais carentes. 
A primeira questão levantada é sobre qual seria o custo dessas contratações
Qual seria a remunerações desses profissionais, quem pagaria seus passagens e como seria garantida a moradia deles? 
Será que Cuba, uma ilha com população de 11 milhões de habitantes, tem tantos médicos disponíveis para exportar(?!)
Qual a qualidade deles e como seria comprovada a experiência dos mesmos no exercício da Medicina? 
Há muita coisa que necessita ser mais bem explicada....
O que se sabe é que não há falta de médicos no Brasil a ponto de haver necessidade de se contratar estrangeiros para trabalhar no interior. 
O que existe é falta de estímulo para que milhares dos que estão concentrados nos grandes centros urbanos se disponham a migrar para as regiões mais carentes da presença dos mesmos. Afinal, existem no País quase 200 faculdades de Medicina, formando novos profissionais a cada ano letivo...
A imensa maioria fica nas grandes cidades, onde encontram melhores condições de trabalho. 

No interior, a maioria dos hospitais públicos é de péssima qualidade e oferecem salários muitas equivalentes ao custo de meia dúzia de consultas em consultórios particulares. 

Mesmo assim, a grande maioria dos que atuam nos grandes centros ainda se vinculam a planos de saúde, que remuneram uma consulta com valor de aproximadamente R$ 50,00, que somados aos atendimentos particulares dão aos médicos uma remuneração mais ou menos aceitável...

Junte-se a tudo isso o agravante da má qualidade do ensino de Medicina em Cuba, fato comprovado nos exames de revalidação do diploma de 182 médicos cubanos realizados no ano passado, quando apenas 20 foram aprovados, ou sejam 10,9% dos pretendes a exercer a Medicina no Brasil

Outra dúvida que paira no ar é sobre a contratação ser exatamente de médicos de Cuba, país que tem recebido vultosa ajuda financeira do Brasil, a tal ponto das mesmas serem consideradas "sigilosas" pelo Governo, escondendo algo de que não se sabe a razão. ..

Não diremos aqui que estejamos assistindo o início da implantação de um sistema de saúde com viés comunista, como alguns já dizem, mas deve haver médicos com mais qualidade em outros países...

O importante é que o o Governo Federal através do Ministério da Saúde crie meios para os médicos brasileiros recebam estímulo para avançar em direção ao interior, mas que não seja para bancarem heróis ou passarem a viver em condições precárias apenas pelo bem da humanidade.... (...)