“É desanimador ver quantos ficam “chocados" com a HONESTIDADE e quão poucos pelo engano....”


"Um guerreiro tem que ser implacável, astuto, paciente e dócil.... Ser implacável não significa ser grosseiro; ser astuto não significa ser cruel; ser paciente não significa ser negligente... e ser dócil, não significa ser tolo...".


"Com pedaços de mim eu monto um ser atônito...."(Manoel de Barros)


"Uma parte de mim é multidão outra parte - estranheza e solidão.............."

******

“Uma parte de mim pesa, pondera: outra parte delira..." - Ferreira Gullar


"As coisas NÃO mudam. Então alguém tem que ir lá e mudá-las"

(P.David Dhoreau)

*******

“EU SOU A DEUSA,

EU SOU A BRUXA,

EU SOU AQUELA QUE ILUMINA E PROTEGE.........

O PODER DA GRANDE MÃE ESTÁ DENTRO DE MIM.

QUE A GRANDE MÃE, A SENHORA DO NORTE,

ENCHA DE FRUTOS A ÁRVORE DA MINHA VIDA.

GRANDE DEUSA QUE HABITA O MEU SER!

SANTIFICA CADA PALAVRA MINHA E CADA ATO MEU,

AFASTA CADA SOMBRA DA MINHA VIDA,

ILUMINA TODAS AS MINHAS ESTAÇÕES,

FAÇA-ME FORTE NA DOR,

FAÇA-ME BELA NO AMOR...

QUE TEU NOME E TEU PODER .

SEJAM O MEU NOME E MEU PODER.

QUE ASSIM SEJA E ASSIM SE FAÇA..............”

**********

UM BLOG SEM ESTILO OU PRETENSÕES ....


"Lutar nunca é o bastante, resistir nunca é uma escolha, estar aqui não é por acaso ..."

**********

"Não Permita que o herói dentro de sua Alma, padeça frustrado e solitário com a vida que ele mereceria, mas nunca fora capaz de alcançar. Poderemos alcançar o mundo que DESEJAMOS. ELE EXISTE! É POSSÍVEL! E, acima de tudo, É SEU!..." (por Ayn Rand)

*************

"Que os teus olhos sejam dois sóis olhando a luz da vida em cada amanhecer. Que cada dia seja um novo recomeço, onde tua alma dance na luz.... Que em cada passo teu fiquem marcas luminosas de tua passagem em cada coração. Que em cada amigo o teu coração faça festa, que celebre o canto da amizade profunda, que liga as almas afins. Que em teus momentos de solidão e cansaço, esteja sempre presente em teu coração a lembrança de que tudo passa e se transforma, quando a alma é grande e generosa." - (Sabedoria Celta)


"No alto do ramo mais alto, ..... uma tão linda rosa-maçã.... Ah, Mulher!... Esqueceram-na, os apanhadores de frutas ?!?.... Não, não,...... Mãos não tiveram para te colher ......" (Safo – poetisa grega – local: ilha de Lesbos - no séc.VII –a.C.)


“....Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los “viver”, acrescentariam Nova Luminosidade às Estrelas, Nova Beleza ao Mundo e maior Amor ao coração dos homens....."


“ÀS VEZES, SOU TERNA COMO UMA BRISA......

... ÀS VEZES, SOU INTESPESTIVA COMO UM TORNADO..... –

DEPENDENDO DE “COMO”, “QUANDO” & “AONDE” .... -

VOCÊ ME ENCONTRAR....”

==========

NOTA: Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objetivo o lucro. É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).”


sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

"LIVRE PRA VIVER!...." (TEXTO)


"A liberdade não deveria depender das situações externas, ela pode ser constituída, na sua essência, pela condição interna. Ser livre é mais um componente do interior do que dos fatores externos, melhor dizendo, um estado de espírito. 

É dar vazão à expressão natural do ser, apesar de se nortear pelas condições do meio. 

Ela é produzida por atributos interiores e os fatores externos não a garantem, tampouco, determinam sua perda. As limitações da vida, as restrições econômicas e os limites sociais não oprimem tanto quanto as crenças limitadoras, instaladas no interior das pessoas.
Vivemos num país livre, como sugere o verso do hino da Proclamação da República, que transmite essa condição da nação brasileira: 

"Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós!". No entanto, isso não é suficiente para que as pessoas se sintam verdadeiramente livres. 

As teias emocionais instaladas no interior do ser restringem a alegria de viver. 

A dependência alheia e as crenças repressoras criam um emaranhado psicoemocional conflituoso. 

De um lado, o ser com as suas vontades, sedento de experimentar as delícias da vida; de outro, os conceitos internalizados, tais como as crenças proibitivas e as fragilidades, que limitam a própria pessoa, promovendo uma espécie de aprisionamento emocional.

Vejamos o caso de um indivíduo de meia-idade, que já criou três filhas, todas já casadas e independentes. 

Ele vive com a esposa; nesse momento, vem à tona um sonho antigo do casal: de viajar pelo país, morando numa casa motorizada, levando no interior desse veículo uma motocicleta. Provavelmente, algumas pessoas comungam desse mesmo desejo.

No caso em questão, a criação de três filhas, naturalmente, restringe a liberdade do casal. Porém, existem outros fatores que restringem ainda mais a liberdade; ele pertence a uma religião com inúmeras crenças restritivas, que priorizam a instituição religiosa e a comunhão entre os seguidores. 

Esses conceitos restritivos podem ser um dos maiores agravantes da sensação de falta de liberdade, que é minimizada pelo intenso desejo de sair viajando pelo país, para sentir-se livre. 

No entanto, se não conseguir desvencilhar-se das amarras internas, nenhum movimento exterior será suficiente para que se sinta verdadeiramente livre.

Como a liberdade deveria estar calcada nos fatores internos, a mera busca exterior não é eficiente para conquistá-la. 

Faz-se necessário realizar um trabalho interior; de outra forma as tentativas externas resultarão em insucesso. 

Aquele que sente que um relacionamento tira a sua liberdade, por exemplo, não se solta para viver um grande amor; permanece preso ao que os outros vão pensar a seu respeito; tenta agradar de todas as formas; com isso, estabelece constante vigilância quanto à maneira como se comporta perante as pessoas com quem se relaciona. Essa condição tanto sufoca o sentimento de amor, quanto prejudica a liberdade.

Não devemos, no entanto, confundir liberdade com libertinagem. O modo extravagante que algumas pessoas escolhem para viver prova a falta de fluidez emocional. Geralmente as pessoas desregradas são aquelas que não conseguem se desvencilhar das amarras da mente ou da força supressora de algumas crenças limitadoras. 

Sua conduta irreverente visa quebrar os paradigmas da própria mente. É a forma que elas encontraram para experimentar a sensação de serem livres. Porém, essa sensação agradável não perdura, por isso precisam estar sempre buscando novas extravagâncias. Esses comportamentos são vazios, pois partem de fora para dentro e não de dentro para fora....." - 

(Agradecimentos e texto by Valcapelli - pessoa aliás, "gente boa" pra caramba!...)