CURIOSIDADES -
ANTIGUIDADES HISTÓRICAS & MITOLÓGICAS -
As catedrais (Templárias) da França dedicadas à “DEUSA"...
'As catedrais do norte da França construídas pelos Cavaleiros Templários - foram dedicadas ao Sagrado Feminino, à “Virgem”, à energia criativa da DEUSA...
Um princípio esotérico, hermético, é a Lei da Correspondência que declara que: “Verum sine mendacio, certum et verissimum: Quod est inferius est sicut quod est superius, et quod est superius est sicut quod est inferius” (“É verdade, sem mentira, certo e muito verdadeiro: O que está embaixo é como o que está em cima e o que está em cima é como o que está embaixo”.)
As catedrais Templárias do norte da França dedicadas ao poder Feminino criativo da deusa...
(Fonte: halexandria.org)
O autor Laurence Gardner comparou a constelação de estrelas no signo da Constelação de Virgem com a localização das catedrais dedicadas a “Notre Dame” (a Nossa Senhora – Nossa Dama, ao Sagrado FEMININO) da França:
“As catedrais foram todas construídas muitas ao mesmo tempo, embora algumas levassem mais de um século para se completar em seus vários estágios. A Catedral de Notre Dame, em Paris, foi iniciada em 1163, Notre Dame de Chartres em 1194, Reims em 1211, e Amiens em 1221. Outras catedrais da mesma época foram as de Bayeux, Abbeville, Rouen, Notre Dame de Laon, Evreux, e Etampes....
OBS.: A Catedral de Notre-Dame de Reims forma, juntamente com a Catedral de Chartres, a dupla de catedrais góticas mais importantes da França. Localiza-se na cidade de Reims, na região de Champagne. Foi construída no século XIII, em substituição a uma antiga igreja incendiada. O local onde se encontra a Catedral de Reims teria sido o local do batismo do rei Clóvis I, rei MEROVÍNGIO.
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Em conformidade com o princípio hermético “O que está embaixo é como o que está em cima e o que está em cima é como o que está embaixo“, o rés-do-chão combinado das catedrais (Notre Dames) replica a constelação de VIRGEM desde o céu na Terra”[ Ênfase adicionada]
Ainda mais fascinante é o fato de que muitas destas catedrais dedicadas a Notre (ao FEMININO) Dame - e outras catedrais foram construídas contendo labirintos de vários modelos e tamanhos em seus interiores.
Estes labirintos foram derivados de uma forma arquetípica encontrada em todo o mundo e que remonta a milhares de anos.
Eles tipicamente empregam um percurso não linear que passam através de vários segmentos de uma maneira não sequencial. Como uma forma (geometrica) decididamente sagrada, na medida em que vinte e duas das oitenta catedrais góticas projetadas e construídas nos tempos medievais contém labirintos alojados no seu interior.
Uma questão relevante pode envolver as razões para que os construtores das catedrais incorporassem labirintos como um dispositivo decididamente sagrado e, em vários casos dedicadas a Notre Dame.
Esta página tentará sugerir algumas respostas para esta pergunta. Para tanto, irá incluir material sobre:
A reação à construção dos labirintos pelo clero da Igreja Católica (os responsáveis posteriores pela preservação das catedrais em toda a sua glória);
A conexão entre Notre Dame ( “Nossa Senhora”, o sagrado FEMININO) e uma grande variedade das religiões e tradições antigas;
Uma correlação precisa entre as cidades francesas e suas catedrais góticas e templárias e as principais estrelas mais brilhantes selecionadas da Constelação de VIRGEM;
Uma amostragem dos labirintos que uma vez adornavam suas respectivas catedrais;
Uma consideração decididamente especulativa de um significado mais profundo subjacente do que os construtores das catedrais (Os Cavaleiros Templários) poderiam ter tentado nos dizer ao usar as estrelas da Constelação de VIRGEM como um modelo para uma farra de construção de edifícios (igrejas) de estilo gótico (mágico) de dimensões cósmicas e
uma interpretação revista relativa à mitologia.
1) Os labirintos e a Igreja romana - Tragicamente, muitos dos misteriosos labirintos incorporadas como parte integrante do projeto original dessas antigas catedrais foram posteriormente destruídos pelo dogmático e ignorante clero da Igreja Católica nos séculos XVII e XVIII – em Auxerre em 1690, Sens em 1768, em Reims em 1778, Arras em 1795 [3], Poitiers ( “perecido há muito tempo”) [4], e Saint Omer cerca de 1778 [5], e assim por diante.
“Mas Jean-Bapiste Souchet, Canon de Chartres, que morreu em 1654, nunca ousou tentar qualquer profanação do labirinto de Chartres. Continua a ser hoje o maior, mais bem preservado, e tradicionalmente o mais mágico de todos os labirintos das catedrais templárias dos tempos medievais. “[3]
Por que o clero e a igreja de Roma destruíram tais artefatos fascinantes e sagrados? A principal razão parece ser que o clero e a igreja católica tinham tanto medo dos segredos dos Cavaleiros Templários (n. T.: que a corrupta e dogmática igreja de Roma ignora completamente AINDA HOJE) e seus projetos (ou seja, os labirintos, entre tantas outras coisas) que eles começaram uma destruição sistemática deles, por ignorarem o seu SIGNIFICADO.
Havia sempre a sugestão de ALGO mágico (e pagão) sobre os labirintos, e isto era equiparado na mente do clero católico com espíritos malignos, republicanos e como herético. Gardner, por exemplo, observou que a palavra gótica em termos arquitetônicos não tinha nada a ver com os GODOS e seu estilo de construção, mas era derivado do grego goetik – o que significava “mágico”...
Ao mesmo tempo, apesar da integração de labirintos nos desenhos das Catedrais:
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Há, assim, a possibilidade de que muitos dos clérigos católicos medievais [perdoem a redundância] não tinham nenhum indício do objetivo subjacente da existência dos labirintos sagrados e, consequentemente reagiram com medo cego e completamente IGNORANTE, simplesmente destruindo o que eles não entenderam.
Alternativamente, alguns membros do clero católico pode ter reconhecido que as catedrais dedicadas a Notre Dame poderiam ser dedicadas a “alguém” (é exatamente esse o caso) que não fosse a Virgem Maria (a mãe de Jesus), ou que os labirintos eram uma espécie de pista para os indivíduos que buscavam atingir a sua própria paz interior e momentos de reflexão sem a NECESSIDADE da intercessão de padres e/ou intermediários entre eles e o seu CRIADOR(A). Claro que essa possibilidade sequer poderia ser tolerada por um clero de uma igreja (Roma) que exercia o controle sobre tudo e todos a qualquer custo.
A escritora Margaret Starbird, por exemplo, observou que:
“Durante esta … era, muitos belos e importantes epítetos que pertenceram à Maria (Símbolo do Sagrado Feminino) Madalena foram deslocados para a Virgem Maria e para igrejas construídas e “dedicadas” a ‘Nossa Senhora’ ostensivamente honrando a mãe de Jesus como o portador preeminente do arquetípico do feminino SAGRADO”.
“Depois de meados do século XIII, a “voz (e a vez) da noiva” foi efetiva e finalmente silenciada, embora seja sussurrado que os pedreiros construtores das catedrais da Europa mantiveram a verdadeira fé e construíram seus símbolos com as próprias pedras das catedrais góticas …”
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omo observado acima, o labirinto da Catedral de Chartres não foi destruído. Isso pode ter sido baseada no fato de que a Catedral de Notre Dame de Chartres se diz estar no terreno “mais sagrado” da Europa.
“Era tão venerado o local do terreno onde se situa a Catedral de NOTRE DAME de Chartres que ela é a única catedral a não ter um único rei, bispo, cardeal, cânone, ou qualquer (HOMEM) enterrados no solo do seu monte. Era um local de adoração pagão, desde tempos imemoriais, com culto dedicado à Deusa Mãe (Sagrado Feminino) tradicional – um local sagrado para onde os peregrinos viajavam muito antes da época de Jesus Cristo surgir na Palestina. O altar original foi construído acima da “Grotte des Druides”, que abrigava um dólmen sagrado por cima de uma CAVERNA, e era identificado com o “ÚTERO da terra.”
Não admira que o clero católico sempre temeroso conteve e sempre restringiu seu “fervor” religioso em Chartres. Uma coisa é proclamar bem alto os muitos “males da magia” sobre os outros que tem conhecimento e a praticam e outra é ir contra as forças mágicas de um poder desconhecido (para TODOS os membros da igreja romana) e nenhuma vontade possível de se defender por todos os meios disponíveis. Aqueles que usam o medo para controlar os outros inevitavelmente encontram-se controlados pelo próprio medo também (e pela IGNORÂNCIA).
Uma ligação extremamente interessante, que fornece detalhes adicionais ao mistério – especialmente em relação à Catedral de NOTRE DAME de Chartres – e que demonstra a geometria oculta do labirinto dentro da catedral, são as catedrais góticas [8]. Não perca! Mas se apresse. Você não viu nada ainda!
2) Notre Dame - Muitos dos padrões dos desenhos da arquitetura encontrados nos pontos mais delicados das catedrais (mágicas) góticas (incluindo o padrão para o famoso labirinto da Catedral de Notre Dame de Chartres) foram obtidos a partir de um manuscrito alquímico grego do século II e que era dedicado à deusa padroeira da França, Notre Dame de Lumiere ( “Nossa Senhora da Luz”). Este padrão é “reconhecido como sendo um dos projetos mais sagrados na Terra.” [3]
A Constelação de Virgem (Virgo) em si sempre esteve associada com quase todas as principais divindades femininas em qualquer uma das várias civilizações antigas em todo o mundo, incluindo:
- Os sumérios que a conheciam como Inanna, Rainha do Céu e da Terra;
- Os akadianos e babilônios como Ishtar, a “levando um” ou “chefe”;
- Os egípcios que a conheciam como ÍSIS, a deusa da fertilidade;
- Os hindus como Kauni, “A Donzela”;
- Os persas como Khosha “a orelha de trigo”;
- Os hebreus como bethulah, “abundância na colheita”;
- Os semitas como Astarte (Anunit ou Atarsamain) [3];
- Os gregos como Demeter (ou Perséfone), a Deusa da Terra;
- Os romanos como Virgem ou Ceres, ( “espiga de trigo ou milho”); e
- Os anglo-saxões como Eostre ( “Páscoa”), a deusa da primavera.
Até mesmo os antigos chineses interpretavam a Constelação de Virgem como importante (mesmo que eles baseassem sua compreensão sobre a passagem do tempo pela lua e não do sol).
3) Estrelas da Constelação de VIRGEM/ Cidades na França
A constelação de Virgem é a segunda maior no céu (depois da Hydra) e o sexto membro do zodíaco.
Alegadamente baseado na descrição das constelações da Babilônia, o padrão do conjunto de estrelas da Constelação de Virgem é retratado como uma figura de mulher, muitas vezes segurando uma espiga de trigo em uma mão . Como tal, a constelação e o feminino representado têm sido associados com a Deusa Terra, a chegada da primavera, a estação portadora do crescimento das plantações, do alimento, e o amadurecimento da colheita, doadora do alimento.
Na verdade, as principais estrelas de Virgem, Spica e Vindemiatrix, estão associados com uma “espiga de trigo” e uma “coletora de uvas”(ou “vindimadora”), respectivamente (n.T.: Trigo, Uvas e Vinho, três alimentos de profunda conotação esotérica e ocultista).
A Constelação de Virgo também tem sido descrita como segurando um bastão, um caduceu, ou uma escala. Estes outros símbolos coletivamente adicionam às associações da Deusa com o dom da cura, com a justiça, a sabedoria oculta, e a profecia....
Outro nome de Virgo é a Virgin. Como tal, a Constelação foi vista por alguns como representando a “Virgem” Maria, a mãe de Jesus e de seus irmãos. Enquanto a definição original comum de virgem como sendo “uma mulher, jovem que nunca se relacionou sexualmente com nenhum homem”, não há dúvida de que os Cavaleiros Templários percebiam “A Virgem” (o elemento FEMININO, como sendo qualquer deusa ou mãe, isso estava implícito nessa designação) com reverência especial quando construíram muitas das catedrais francesas (as principais).
O fato de que é muito mais provável que “A Virgem” em questão poderia ser Maria (ou ÍSIS) Madalena (que teria casado com Jesus) do que a sua sogra, a mãe de Jesus, Maria.
OBS - [BTW, esta página foi publicada na web (no site original) em 19 de Maio de 2006 – mesma data da abertura do filme, O Código Da Vinci .., que postula que Maria Madalena foi casada com Jesus]
A Figura 1 mostra um mapa do norte da França [com base na referência 11] coberta com várias das estrelas mais brilhantes na constelação de Virgem (Virgo).
(CONTINUA......)
(fonte: Agradecimentos, tradução, creditos, imagens: Thoth 3126)
OBS- (figura) - Proporção áurea, o número de ouro, o número áureo, secção áurea, aproporção de ouro é uma constante real algébrica irracional denotada pela letra grega phi (PHI). Esta é a proporção usada pela “NATUREZA” (o poder criativo da deusa) para criar desde o homem até uma complexa galáxia (continua....)