MITOLOGIA -
"ÁRTEMIS" - Deusa da Lua e da Caça.... (1)
E na antiga Grécia......
Ártemis é citada nas tabuinhas micênicas em Linear B (Pilos, séc. - XIII) e, com o tempo, incorporou os atributos de diversas divindades muito antigas, provavelmente pré-gregas, como Selene, a deusa da lua; Hécate; Ilítia; e Ortia, uma deusa do nascimento cultuada na Lacônia.
Por ser também uma deusa da caça, é possível até que tenha sido adorada nessa forma durante o Paleolítico, época em que a caça estava no apogeu.
As relações com a deusa-mãe da Ásia Menor, "senhora dos animais", e com as deusas minoicas são evidentes e igualmente muito antigas.
Sua helenização, portanto, não foi completa — na Ilíada, por exemplo, Homero se refere a ela como "senhora dos animais" (Hom.Il. 21, 470). (foto).
É interessante notar que mais tarde, durante o Período Arcaico, o culto à deusa Cibele (uma "senhora dos animais" de origem puramente anatólica) se tornou muito popular em toda a Grécia, paralelamente ao culto de Ártemis....
Um paradoxo entre pureza e guerra. - Ártemis, na mitologia grega, era uma das doze divindades do Olimpo, a mais popular das deusas do panteão grego, filha de Zeus e Letó....
A atribuição a Ártemis de traços de deidades pré-helênicas e cretenses mais antigas conferiu-lhe uma imagem multifacetada e ambígua.
Associada pelos romanos com Diana, era a deusa da floresta e regia os deuses e deusas da caça, pois era protetora dos animais selvagens, especialmente dos ursos....
Também era protetora das mulheres, por isso era a deusa do parto.
Era também a deusa da natureza, das colheitas e protetora das cidades. Representava para as mulheres - o que Apolo, seu irmão gêmeo, representava para os homens....
Era particularmente amada e seguida por 60 Ninfas, das quais exigia castidade absoluta e com as quais dançava frequentemente nas florestas.
Traumatizou-se logo após nascer, pois presenciou o sofrimento da mãe no parto de seu irmão gêmeo, Apolo....
No poema de Homero, a Ilíada, Ártemis lutou defendendo Tróia contra Atenas, tendo intercedido por diversas vezes, como para salvar Páris da morte, aquele que flecharia o calcanhar de Aquiles, matando o maior guerreiro grego....
Apesar dessa imagem protetora, Ártemis exibia facetas cruéis:
matou o caçador Órion; transformou em urso a ninfa Calisto por deixar-se seduzir por Zeus; transformou Acteão em cervo - para ser despedaçado por sua própria matilha e, com Apolo, exterminou os filhos de Níobe e Anfião, para vingar uma suposta afronta....
Sua participação na batalha contra os Titãs foi indispensável e não só nesta, pois viveu a vida punindo aqueles que mostravam desrespeito.
Raivosa e um tanto cruel, a deusa que se despontou como protetora dos caçadores e da inocência mais intacta, era frequentemente adorada em locais rústicos, preferencialmente ao redor de muita madeira.
Armada de arco atingia com suas flechas todos que ousassem lhe insultar.
Foi ainda, a patrona das Amazonas.
Os colonizadores Gregos encontraram os habitantes da Ásia Menor cultuando uma Deusa a qual identificaram como Ártemis (Diana).
Em sua homenagem foi construído um pequeno templo que levou 120 anos para ser terminado, tendo sido reconstruído e aumentado diversas vezes.
Somente na quarta expansão ele foi incluído na lista das "Sete Maravilhas do Mundo".
O templo foi destruído num incêndio em 356 a.C., na noite do nascimento de Alexandre, o Grande.
(foto: Ruínas após muitos séculos do Templo de Ártemis - na TURQUIA).
(agradecimentos: noseosoutros/olimpianos/clave/fenix/historiacomcafe/wikipedia/imagik/naturezadeluanegra/volitiva/apocalipse/jobarcelos)
(Na Bíblia é citada diversas vezes.....) - como "aquela que caiu dos céus..."
EX.: “....Então o escrivão da cidade, tendo apaziguado a multidão, disse: Homens efésios, qual é o homem que não sabe que a cidade dos efésios - é a guardadora do templo da grande deusa Diana, ... que desceu de Júpiter?” (Atos 19 : 35)
b) A "Rainha dos céus" - aparece no velho testamento no tempo do Profeta Jeremias (44:17) e no novo testamento no tempo do Apóstolo Paulo em Efésios com o nome de Diana – “a deusa” que "caiu" de júpiter... - e etc.
(continua....)