“É desanimador ver quantos ficam “chocados" com a HONESTIDADE e quão poucos pelo engano....”


"Um guerreiro tem que ser implacável, astuto, paciente e dócil.... Ser implacável não significa ser grosseiro; ser astuto não significa ser cruel; ser paciente não significa ser negligente... e ser dócil, não significa ser tolo...".


"Com pedaços de mim eu monto um ser atônito...."(Manoel de Barros)


"Uma parte de mim é multidão outra parte - estranheza e solidão.............."

******

“Uma parte de mim pesa, pondera: outra parte delira..." - Ferreira Gullar


"As coisas NÃO mudam. Então alguém tem que ir lá e mudá-las"

(P.David Dhoreau)

*******

“EU SOU A DEUSA,

EU SOU A BRUXA,

EU SOU AQUELA QUE ILUMINA E PROTEGE.........

O PODER DA GRANDE MÃE ESTÁ DENTRO DE MIM.

QUE A GRANDE MÃE, A SENHORA DO NORTE,

ENCHA DE FRUTOS A ÁRVORE DA MINHA VIDA.

GRANDE DEUSA QUE HABITA O MEU SER!

SANTIFICA CADA PALAVRA MINHA E CADA ATO MEU,

AFASTA CADA SOMBRA DA MINHA VIDA,

ILUMINA TODAS AS MINHAS ESTAÇÕES,

FAÇA-ME FORTE NA DOR,

FAÇA-ME BELA NO AMOR...

QUE TEU NOME E TEU PODER .

SEJAM O MEU NOME E MEU PODER.

QUE ASSIM SEJA E ASSIM SE FAÇA..............”

**********

UM BLOG SEM ESTILO OU PRETENSÕES ....


"Lutar nunca é o bastante, resistir nunca é uma escolha, estar aqui não é por acaso ..."

**********

"Não Permita que o herói dentro de sua Alma, padeça frustrado e solitário com a vida que ele mereceria, mas nunca fora capaz de alcançar. Poderemos alcançar o mundo que DESEJAMOS. ELE EXISTE! É POSSÍVEL! E, acima de tudo, É SEU!..." (por Ayn Rand)

*************

"Que os teus olhos sejam dois sóis olhando a luz da vida em cada amanhecer. Que cada dia seja um novo recomeço, onde tua alma dance na luz.... Que em cada passo teu fiquem marcas luminosas de tua passagem em cada coração. Que em cada amigo o teu coração faça festa, que celebre o canto da amizade profunda, que liga as almas afins. Que em teus momentos de solidão e cansaço, esteja sempre presente em teu coração a lembrança de que tudo passa e se transforma, quando a alma é grande e generosa." - (Sabedoria Celta)


"No alto do ramo mais alto, ..... uma tão linda rosa-maçã.... Ah, Mulher!... Esqueceram-na, os apanhadores de frutas ?!?.... Não, não,...... Mãos não tiveram para te colher ......" (Safo – poetisa grega – local: ilha de Lesbos - no séc.VII –a.C.)


“....Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los “viver”, acrescentariam Nova Luminosidade às Estrelas, Nova Beleza ao Mundo e maior Amor ao coração dos homens....."


“ÀS VEZES, SOU TERNA COMO UMA BRISA......

... ÀS VEZES, SOU INTESPESTIVA COMO UM TORNADO..... –

DEPENDENDO DE “COMO”, “QUANDO” & “AONDE” .... -

VOCÊ ME ENCONTRAR....”

==========

NOTA: Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objetivo o lucro. É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).”


segunda-feira, 19 de março de 2012

CUIDADO COM O ESTRESSE....! (AFF...)

Texto Interessante para Leitura.....

"ALERTA: ESTAMOS NA FASE DE EXAUSTÃO DO ESTRESSE CRÔNICO" - Por Américo Canhoto

Aumenta em proporção preocupante o número de pessoas que se queixa de desânimo, falta de energia e de motivação, vontade de isolar-se e de dormir sem conseguir...; enfim, estamos exaustos.

À  primeira vista parece que esse estado surgiu de repente; no entanto é uma longa construção cuja origem está em nosso estilo de vida: o estresse crônico.
O que é isso?

"Um bicho vai te pegar!" 
Não é brincadeira de criança tentando assustar outra. 
É uma grande e crônica mentira íntima.
A mente enganando o corpo vinte e quatro horas todos os dias durante muitos e muito anos. 
O estresse crônico é a materialização de uma ilusão criada pela nossa mente neurótica e doentia; ao submeter-se a outras.

O (único) bicho que vai nos 'devorar' é:

"não tenho isso...", 
"desejo aquilo...", 
"não serei capaz de...",
" o dólar vai subir...", 
"as ações vão abaixar...", 
"não vou...", 
"vou ser assaltado na primeira esquina da vida..." 

Um tipo de paranóia que o organismo é incapaz de identificar como real ou imaginária. 
Ele sempre se prepara frente ao perigo para atacar ou sair correndo.
Para entender o que estamos sentindo e vivenciando devemos buscar ajuda na compreensão da SGA (Síndrome Geral de Adaptação).
O organismo reage tanto em situações cotidianas quanto em experiências de laboratório às agressões, da seguinte forma:
Com respostas defensivo – adaptativas específicas através das células, tecidos ou sistemas contra os quais é dirigida.
E, também segundo uma resposta defensivo- adaptativa mais geral e inespecífica. 
Essas situações são provocadas pelas mais variadas agressões: 
calor, frio, infecções, drogas, toxinas, processos mentais, psicológicos, descontrole emocional, estafa...; essa resposta envolve vários órgãos e sistemas tornando-os hiperfuncionantes.

Qualquer que seja o agente agressor cria um estado de sofrimento (tensão) que, se prolongado afeta o indivíduo como um todo. 
O estresse resulta na interação entre o dano e a defesa. 
O próprio sistema de defesa pode começar a gerar danos secundários (estilo efeito colateral de remédios).

A SGA evolui em três fases:
1- Reação de alarme
2- Fase de resistência
3- Fase de exaustão

Reação de alarme:
É a soma de todas as reações não específicas para as quais o organismo não está ainda adaptado. Caso a agressão sistêmica seja moderada é possível a recuperação; e essa fase se divide em duas: a de choque e a de contrachoque que é a reação natural contra o choque e baseia-se no aumento da atividade.

Fase de resistência:
É a soma de todas as reações não específicas geradas pela exposição demorada a estímulos aos quais o organismo se adaptou.
A adaptação a determinado agressor é acelerada ás custas da diminuição contra outros tipos de agentes (explica em parte as doenças recorrentes infantis).

Fase de exaustão:
Devido à permanência e à intensidade da situação toda a fase de resistência não pode ser mantida e o equilíbrio se rompe.

Mecanismos de formação da SGA:
Seyle (estudioso do assunto) admite duas hipóteses: a da energia de adaptação ou adaptabilidade e a das inter – relações funcionais.
Experiências mostram que a resistência aumenta durante a fase de contrachoque; mas, quando já adquiriu um alto grau de adaptação ao agente ao qual foi exposto torna-se totalmente vulnerável a outras agressões até mais simples. 
Isso significa que o organismo possui uma cota determinada de energia de adaptação. Isso explica a sensação de exaustão que estamos sentindo.
Os cientistas admitem ignorar as vias de adaptação das inter- relações funcionais da SGA. Que podem ser entendidas quando se conhece eletromagnetismo e a anatomia extrafísica: perispírito, Corpo mental – emocional ou psicossoma, Duplo etérico, Centros de Força (Chakras), meridianos e pontos de acupuntura, plexos nervosos, sistema glandular, órgãos e células. 
As células obedecem ás ordens mentais através de mecanismos eletromagnéticos; as mitocôndrias funcionam como “baterias de energia vital” (O Espírito André Luiz lança uma luz sobre o assunto em seu livro “Evolução em Dois Mundos” obra psicografada por Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira; FEB – 1958. 

Em nós seres humanos, lado a lado com os mecanismos biológicos que asseguram a saúde; há outros psicológicos que nos mantém equilibrados no caminho da evolução.
Vivemos em sociedade, por isso, estamos em permanente conflito com o ambiente íntimo e externo; de um lado estão nossos impulsos, apetites, desejos, vontades; que numa fase primária de quase – homens exigem uma satisfação imediata já que são originários das necessidades fisiológicas do próprio organismo; mas, que logo podem contrapor-se aos interesses dos outros ou do meio, degenerando em conflitos.
Discernir entre necessidade e prazer é um dos nossos dilemas (princípio do prazer a qualquer custo); e as relacionadas ao grupo cultural a que estamos submetidos, e que limitam nossos desejos e ambições (realidade ou verdade).
Todo processo de desajuste inicia-se na infância; e se bem ou mal conduzido faz toda a diferença.
Na gratificação ou frustração dos apetites está o problema ou a solução para a maior parte dos problemas da vida contemporânea; a cada dia quer queiramos quer não, progredimos; aplicar essa nova visão de mundo é a chave para resolver nossos conflitos íntimos e coletivos. 

Assunto de extrema gravidade que pode e deve ser esmiuçado, pois vai levar em breve muita gente para a cidade dos pés juntos e outros ainda por aqui ficarão mortos em corpo físico encarcerados na depressão, pânico, psicoses...

Cuidado com o dopar-se com remédios para levar um simples cotidiano..."


(Agradecimentos: Existência Consciente)