“É desanimador ver quantos ficam “chocados" com a HONESTIDADE e quão poucos pelo engano....”


"Um guerreiro tem que ser implacável, astuto, paciente e dócil.... Ser implacável não significa ser grosseiro; ser astuto não significa ser cruel; ser paciente não significa ser negligente... e ser dócil, não significa ser tolo...".


"Com pedaços de mim eu monto um ser atônito...."(Manoel de Barros)


"Uma parte de mim é multidão outra parte - estranheza e solidão.............."

******

“Uma parte de mim pesa, pondera: outra parte delira..." - Ferreira Gullar


"As coisas NÃO mudam. Então alguém tem que ir lá e mudá-las"

(P.David Dhoreau)

*******

“EU SOU A DEUSA,

EU SOU A BRUXA,

EU SOU AQUELA QUE ILUMINA E PROTEGE.........

O PODER DA GRANDE MÃE ESTÁ DENTRO DE MIM.

QUE A GRANDE MÃE, A SENHORA DO NORTE,

ENCHA DE FRUTOS A ÁRVORE DA MINHA VIDA.

GRANDE DEUSA QUE HABITA O MEU SER!

SANTIFICA CADA PALAVRA MINHA E CADA ATO MEU,

AFASTA CADA SOMBRA DA MINHA VIDA,

ILUMINA TODAS AS MINHAS ESTAÇÕES,

FAÇA-ME FORTE NA DOR,

FAÇA-ME BELA NO AMOR...

QUE TEU NOME E TEU PODER .

SEJAM O MEU NOME E MEU PODER.

QUE ASSIM SEJA E ASSIM SE FAÇA..............”

**********

UM BLOG SEM ESTILO OU PRETENSÕES ....


"Lutar nunca é o bastante, resistir nunca é uma escolha, estar aqui não é por acaso ..."

**********

"Não Permita que o herói dentro de sua Alma, padeça frustrado e solitário com a vida que ele mereceria, mas nunca fora capaz de alcançar. Poderemos alcançar o mundo que DESEJAMOS. ELE EXISTE! É POSSÍVEL! E, acima de tudo, É SEU!..." (por Ayn Rand)

*************

"Que os teus olhos sejam dois sóis olhando a luz da vida em cada amanhecer. Que cada dia seja um novo recomeço, onde tua alma dance na luz.... Que em cada passo teu fiquem marcas luminosas de tua passagem em cada coração. Que em cada amigo o teu coração faça festa, que celebre o canto da amizade profunda, que liga as almas afins. Que em teus momentos de solidão e cansaço, esteja sempre presente em teu coração a lembrança de que tudo passa e se transforma, quando a alma é grande e generosa." - (Sabedoria Celta)


"No alto do ramo mais alto, ..... uma tão linda rosa-maçã.... Ah, Mulher!... Esqueceram-na, os apanhadores de frutas ?!?.... Não, não,...... Mãos não tiveram para te colher ......" (Safo – poetisa grega – local: ilha de Lesbos - no séc.VII –a.C.)


“....Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los “viver”, acrescentariam Nova Luminosidade às Estrelas, Nova Beleza ao Mundo e maior Amor ao coração dos homens....."


“ÀS VEZES, SOU TERNA COMO UMA BRISA......

... ÀS VEZES, SOU INTESPESTIVA COMO UM TORNADO..... –

DEPENDENDO DE “COMO”, “QUANDO” & “AONDE” .... -

VOCÊ ME ENCONTRAR....”

==========

NOTA: Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objetivo o lucro. É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).”


segunda-feira, 11 de abril de 2016

A INFLUÊNCIA GRAVITACIONAL NOS TERREMOTOS

SISMOLOGIA - 


OPINIÃO  -    (Por Pedro Jacobi - Geólogo)

"A influência gravitacional nos terremotos......"

"Os últimos dias venho recebendo vários questionamentos de usuários sobre os terremotos que parecem estar se intensificando.....

Muitos estão preocupados com o fato e querem saber se realmente existe uma maior incidência de terremotos e se o Brasil está, de alguma forma, em risco. 

Outros vão mais longe e querem saber se isso não é um presságio do fim do mundo...

O motivo do medo generalizado decorre do assustador terremoto de magnitude 8.4  na escala Richter, que ocorreu no dia 16 de setembro no Chile que para muitos é um sinal de que os sismos estão se intensificando.... 

Some-se a estes eventos - as notícias de tsunamis, vulcões, ....  e até mesmo dos pequenos sismos Brasileiros registrados recentemente no Nordeste e está configurado, para alguns, o cenário do fim do mundo....

A resposta que eu tenho, como um geólogo e estudioso do assunto é que terremotos são muito mais comuns do que a maioria das pessoas acredita e que estes acontecimentos náo caracterizam este cenário do Armagedon.

Veja os pontos abaixo e tire suas próprias conclusões:

A cada ano existem milhões de terremotos, de várias proporções, que afetam o nosso Planeta. 

A Terra é muito dinâmica e os movimentos ininterruptos das grandes placas tectônicas são os grandes causadores destes sismos.

Milhares de terremotos são contabilizados todos os dias, mas a maioria não são sentidos pelas pessoas (somente os acima de 2.0 são percebidos). 

No momento que escrevi este artigo um terremoto de 6.6 ocorreu a 80km da cidade de Fukushima na porção central do Japão. Não houve perdas humanas....

Sismos de grandes proporções, acima de 6.0, são mais raros, e quando próximos a cidades populosas, causam desastres, mortes e destruição....

Como a maioria da superfície terrestre é coberta por águas, gelo e por áreas despovoadas - o número de sismos com perdas de vidas humanas é, relativamente, pequeno quando comparado ao número total de terremotos.

O que causa as grandes tragédias é a combinação dos seguintes fatos:

Magnitude do terremoto, medida na escala Richter

Trata-se de uma escala logarítmica: a cada ponto existe um multiplicador de 10. Ou seja: um terremoto de 8.0 é dez vezes mais forte do que um de 7.0.

Tipo de rocha afetada pelo terremoto. 

A devastação causada por um terremoto tem grande correlação com o tipo de rocha onde os prédios foram construídos. 

Se a rocha for sólida a tendência é de um menor número de problemas. J

á no caso de construções sobre areias inconsolidadas, sedimentos aluvionares e deltaicos como foi o caso das áreas mais afetadas no terremoto de 1906 de S. Francisco (7.8), os efeitos são devastadores

Nestes casos é comum a liquefação do solo. 

Trata-se de um fenômeno - onde os tremores induzem o solo rico em areias e água a se comportar como um "líquido" o que causa o afundamento dos prédios, pontes, viadutos, estradas etc... causando um grande número de mortes e prejuízos materiais.

Proximidade e profundidade do epicentro. 

A proximidade do epicentro de um terremoto das zonas urbanas é um dos principais motivos de destruição

O terremoto do Haiti, de 7.0, teve o seu epicentro a poucos quilômetros da Capital Port-au-Prince o que causou as grandes perdas de vidas, ao contrário do Chile onde o epicentro era profundo e localizado mais de 300km de Santiago....

Tipos de "ondas de propagação": as ondas mais destrutivas de um terremoto são as denominadas ondas superficiais que trafegam na superfície e são relativamente mais lentas. 

Devido a sua baixa frequência essas "ondas" - tem longa duração e maior amplitude causando as maiores destruições , danos e mortes

Ondas superficiais são análogas as ondas da água.  

A propagação das "ondas sísmicas" - varia com a densidade das rochas afetadas sendo elevada no manto (>13Km/s) e menores na crosta, onde variam entre 3 a 8km/s. 

É por intermédio de cálculos baseados na velocidade de propagação destas ondas que são calculadas as distâncias e profundidades dos epicentros...

Qualidade das construções afetadas: um dos pontos de maior influência no número de vítimas é o que se refere à qualidade das construções atingidas pelo terremoto. 

Observa-se que os terremotos que afetam o interior de países pobres como a China são, sempre, os mais devastadores. 

Esta devastação se relaciona, principalmente, a baixa qualidade das construções afetadas. 

A medida que novas normas de construção foram criadas nos países mais afetados por terremotos o número de mortes diminuiu consideravelmente. 

O Japão, após o sismo de Kobe, é o que mais leva a sério o assunto investindo enormes somas tanto na construção de novos prédios e obras de engenharia como nos planos e estratégias de resgate e salvamento de vítimas em áreas atingidas.

O terremoto com o maior número de vítimas ocorreu na China em Shaanxi em 23 de janeiro de 1556

O número de mortos deve ter superado o milhão. Foram contabilizadas 830.000 mortes e a destruição atingiu mais de 400km

Apesar da gigantesca proporção o USGS calcula que o sismo teve uma magnitude entre 8 e 9 na escala Richter. 

A incidência de "ondas superficiais" - sobre construções antigas e despreparadas para enfrentar um terremoto desta magnitude foi o fator determinante nas tragédias....

Já o terremoto de maior magnitude medida, ocorreu em 22 de maio de 1960 no Chile próximo a Valdívia a sul de Santiago, não muito distante deste terremoto

O terremoto de Valdívia teve sua magnitude medida em 9.5 na escala Richter e ocasionou a morte de mais de 6.000 pessoas, um número baixo se comparado à magnitude. 

O tsunami gerado na costa do Chile atravessou o oceano matando no Hawaii e no Japão a dezenas de milhares de quilômetros.

A "influência" das "forças gravitacionais" da Lua e do Sol em terremotos:


Um ponto que me parece nunca ter sido adequadamente discutido, na literatura técnica , é a correlação entre terremotos e o efeito gravitacional da Lua e do Sol sobre a Terra

Todos sabemos que a conjunção Lua-Sol tem enormes influências gravitacionais no  planeta causando marés de grandes proporções e, as menos conhecidas marés terrestres.

Por incrível que pareça a crosta terrestre, assim como os oceanos, também  é afetada pela força gravitacional da lua em conjunção com o Sol: a isso se chama "maré terrestre". 

No equador, a crosta pode ser "deslocada" - 55cm (exemplo) pela influência gravitacional da Lua e Sol....

Trata-se de uma força significativa que, no nosso entender,  deve facilitar a ruptura de falhas ativas que causam os terremotos....

A "força gravitacional" - causada pela massa do Sol e da Lua é enorme, elevando o nível dos mares a mais de 15 metros em certas regiões, como em Burntcoat Head no Canadá, durante a Lua nova, cheia e nos equinócios (Março e Setembro) quando o Sol cruza o plano equatorial terrestre....

Não podemos desprezar a imensa atração gravitacional no fenômeno dos terremotos....

No meu entender sempre me pareceu lógico que existisse uma correlação direta entre terremotos e a força gravitacional destes astros....
Desta forma, nas tabelas - é possível ver os 109 terremotos mais destrutivos desde 1900, juntamente com dados importantes como a localização, magnitude, número de mortes e, novidade, a fase da lua quando o terremoto ocorreu.
Surpresa!!

Este estudo preliminar que fiz mostra que a grande maioria dos terremotos ocorreram durante o equinócio (Março e Setembro) quando a Lua era Nova (35%)  ou Cheia (29%). 

Os números mostram que 64% dos 100 terremotos mais mortais desde 1900 estão relacionados a Luas nova e cheia. Trata-se de um número matematicamente significativo que corrobora a influência gravitacional como um fator importante na previsão dos terremotos.

O mês de março, onde ocorre o equinócio e as maiores marés,  é o que teve o maior número de grandes terremotos, sendo que  março teve 03 grandes terremotos - com vítimas....
Coincidência?

Acredito que não. Trata-se de uma "ajuda extra" - causada pela atração gravitacional sobre a crosta facilitando o movimento das falhas e dos terremotos. 

Quando uma falha está próxima do rompimento a atração gravitacional criada por uma importante conjunção astral é o "catalizador" que faltava para que o terremoto venha a ocorrer. 

Como sabemos pelas leis da física é necessário uma grande energia para tirar um corpo do repouso. 

Mas, depois que esse corpo está em movimento a energia necessária para mantê-lo em movimento é muitas vezes menor.

Os terremotos vão continuar a existir enquanto houver placas tectônicas em movimento ou, em outras palavras, enquanto houver um gradiente de temperatura na Terra. Ou seja...por muito, muito tempo.

Quando a Terra for um planeta morto, gelado, com a superfície completamente aplainada pela erosão, somente então os terremotos deixarão de existir....

O último terremoto importante que atingiu a costa chilena no dia 16 de setembro 2010, um sismo de 8.4 na Escala Richter, ocorreu em uma Lua Nova.

Já o terremoto que atingiu o Afeganistão e o Paquistão deixando centenas de mortos, ocorre, mais uma vez em uma lua cheia.
O estudo inédito que fizemos mostra que  65% dos terremotos com fatalidades ocorreram em luas novas e cheias

Com esses dados estatísticos não há como negar a influência da atração gravitacional da Lua e do Sol nos terremotos...."


(agradecimentos à Pedro Jacobi; constelar & Jay Cherry)