“É desanimador ver quantos ficam “chocados" com a HONESTIDADE e quão poucos pelo engano....”


"Um guerreiro tem que ser implacável, astuto, paciente e dócil.... Ser implacável não significa ser grosseiro; ser astuto não significa ser cruel; ser paciente não significa ser negligente... e ser dócil, não significa ser tolo...".


"Com pedaços de mim eu monto um ser atônito...."(Manoel de Barros)


"Uma parte de mim é multidão outra parte - estranheza e solidão.............."

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“Uma parte de mim pesa, pondera: outra parte delira..." - Ferreira Gullar


"As coisas NÃO mudam. Então alguém tem que ir lá e mudá-las"

(P.David Dhoreau)

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“EU SOU A DEUSA,

EU SOU A BRUXA,

EU SOU AQUELA QUE ILUMINA E PROTEGE.........

O PODER DA GRANDE MÃE ESTÁ DENTRO DE MIM.

QUE A GRANDE MÃE, A SENHORA DO NORTE,

ENCHA DE FRUTOS A ÁRVORE DA MINHA VIDA.

GRANDE DEUSA QUE HABITA O MEU SER!

SANTIFICA CADA PALAVRA MINHA E CADA ATO MEU,

AFASTA CADA SOMBRA DA MINHA VIDA,

ILUMINA TODAS AS MINHAS ESTAÇÕES,

FAÇA-ME FORTE NA DOR,

FAÇA-ME BELA NO AMOR...

QUE TEU NOME E TEU PODER .

SEJAM O MEU NOME E MEU PODER.

QUE ASSIM SEJA E ASSIM SE FAÇA..............”

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UM BLOG SEM ESTILO OU PRETENSÕES ....


"Lutar nunca é o bastante, resistir nunca é uma escolha, estar aqui não é por acaso ..."

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"Não Permita que o herói dentro de sua Alma, padeça frustrado e solitário com a vida que ele mereceria, mas nunca fora capaz de alcançar. Poderemos alcançar o mundo que DESEJAMOS. ELE EXISTE! É POSSÍVEL! E, acima de tudo, É SEU!..." (por Ayn Rand)

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"Que os teus olhos sejam dois sóis olhando a luz da vida em cada amanhecer. Que cada dia seja um novo recomeço, onde tua alma dance na luz.... Que em cada passo teu fiquem marcas luminosas de tua passagem em cada coração. Que em cada amigo o teu coração faça festa, que celebre o canto da amizade profunda, que liga as almas afins. Que em teus momentos de solidão e cansaço, esteja sempre presente em teu coração a lembrança de que tudo passa e se transforma, quando a alma é grande e generosa." - (Sabedoria Celta)


"No alto do ramo mais alto, ..... uma tão linda rosa-maçã.... Ah, Mulher!... Esqueceram-na, os apanhadores de frutas ?!?.... Não, não,...... Mãos não tiveram para te colher ......" (Safo – poetisa grega – local: ilha de Lesbos - no séc.VII –a.C.)


“....Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los “viver”, acrescentariam Nova Luminosidade às Estrelas, Nova Beleza ao Mundo e maior Amor ao coração dos homens....."


“ÀS VEZES, SOU TERNA COMO UMA BRISA......

... ÀS VEZES, SOU INTESPESTIVA COMO UM TORNADO..... –

DEPENDENDO DE “COMO”, “QUANDO” & “AONDE” .... -

VOCÊ ME ENCONTRAR....”

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NOTA: Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objetivo o lucro. É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).”


segunda-feira, 12 de novembro de 2012

"A TENDÊNCIA É QUE TODOS OS ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA TENHAM ALGUÉM NA ÁREA DE MARKETING...."

SETOR:  ADVOCACIA


Entrevista: “A tendência é que todo escritório tenha alguém de marketing.....”


Por enquanto, o publicitário Alexandre Motta é um homem solitário no mundo jurídico. 
Os escritórios de advocacia não costumam dar muita bola para redes sociais, imagem institucional, ações de prospecção, e outros conceitos basilares do marketing. 
Formado em Publicidade e Propaganda pela FAAP, pós-graduado pela ESPM e tendo concluído uma especialização na Califórnia, Alexandre Motta — por meio de sua empresa de consultoria Inrise — prega aos quatro cantos que as bancas só têm a ganhar caso passem a se dedicar um pouco à publicidade.....

 “A tendência é que todo escritório tenha uma pessoa de marketing”, projeta Motta, almejando um futuro em que não seja preciso testemunhar tantos atos de descaso com a marca.

Presente na 9ª edição da Fenalaw, Alexandre Motta falou ao Última Instância sobre as possibilidades dentro do marketing jurídico e as restrições impostas pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) via Código de Ética e o chamado Provimento 94. 

Na entrevista abaixo, o consultor deu exemplos do que pode e o que não pode no marketing jurídico, citou as tendências do setor e comparou a situação brasileira com a de outros países mais flexíveis.

Última Instância — O que torna o marketing jurídico um setor tão específico?

Alexandre Motta — Marketing jurídico é a mesma coisa que o marketing comum, mas respeitando as leis do Código de Ética e do Provimento 94. Estes dispositivos são a regra do jogo. Todo advogado pode fazer uma série de ações em termos de marketing, mas deve sempre respeitar o Código de Ética, e isso limita muito as ações que ele pode fazer.

São muitas as ações de marketing proibidas pelo Código de Ética? Por exemplo, quais?

Motta — Existe muita coisa pra ser feita, desde que você sabia fazer da maneira correta. Por exemplo, o advogado pode ser convidado para palestrar, mas não pode ministrá-la no seu próprio escritório. O que não pode é tentar vender o escritório em função da palestra. Outra coisa: o advogado não pode colocar anúncio na televisão. Independente do conteúdo, ele não pode veicular sua mensagem na televisão. Nos EUA, é diferente. Lá, os advogados fazem o que querem: televisão, revista, jornal. É um dos países com a legislação mais avançada a respeito. Eu passei um tempo no país e quando você liga a televisão, nos intervalos comerciais vê: uma propaganda de margarina, uma de advogado, uma de carro, uma de advogado. É super explícito. E não é uma peça institucional em que ele fala do escritório, aquela coisa sutil. É algo do tipo: ‘se você sofreu um acidente de carro, saiba quais são os seus direitos. Venha para nós que ganhamos 98% das causas. Eu vou te transformar em milionário’.

Essa liberalização é algo positivo para os escritórios?

Motta — Tudo depende do institucional que cada um quer passar para o mercado. Se você fizer uma propaganda agressiva, as pessoas vão te ver como agressivo.
Há punições para quem infringe as normas?
Motta — O TED (Tribunal de Ética e Disciplina) da OAB é responsável por apurar as irregularidades, primeiro distribuindo advertências e depois, eventualmente, pode até revogar a carteira da Ordem. Mas, na verdade, muitos advogados reclamam que quem está fazendo a coisa errada e cometendo irregularidades não está sendo punido adequadamente.

Quais são as perspectivas de flexibilização na legislação sobre marketing jurídico?

Motta — Acredito que ainda vá demorar muito para ocorrer um movimento de abertura do marketing geral, abrir a porta do Código de Ética para que qualquer ação do advogado seja liberada. Pelos próximos dez anos, pelo menos, é muito difícil que isso aconteça.
Que conselhos daria a um escritório recém aberto que quer estruturar o básico da sua parte de marketing?

Motta — O mais importante de tudo é criar uma imagem institucional fortalecida. E para fazer isso, no mínimo cinco elementos o escritório — de qualquer porte — precisa ter: logotipo, site, folder impresso, folder digital e newsletter. Esses cinco aspectos são o que há de mais básico para criar uma imagem corporativa no mercado. Eu diria que 80% do mercado não têm hoje esses cinco elementos. Têm uma ou outra, mas todas, são poucos.
E as redes sociais? São uma boa ferramenta?

Motta — As redes sociais também são importantes, mas há um problema. Os escritórios de advocacia não costumam ter uma pessoa de marketing dentro do seu staff. E é essa pessoa que deve controlar as redes sociais. Não adianta criar a conta na rede social e não postar nada, não faz sentido. Com uma rede social morta, assim como um site parado ou uma newsletter desativada, o escritório perde credibilidade.

No futuro, os escritórios tendem a ter uma pessoa direcionada para o marketing da banca?

Motta — Acredito ser uma tendência que em todo escritório tenha uma pessoa focada no marketing, tanto na estruturação institucional, quanto na prospecção; ou seja, com pessoas que agendem de reuniões para conseguir novos clientes. Independente do tamanho do escritório, fazer marketing demanda muito tempo. 
Os advogados ainda acham que marketing é fazer uma ou outra ação. 
E não é: são várias ações ao mesmo tempo. Hoje, eu diria que estão disponíveis umas 50 ferramentas diferentes de marketing para cuidar. Imagina fazer isso e ao mesmo tempo advogar?!?...."


(Agradecimentos InRise)