“É desanimador ver quantos ficam “chocados" com a HONESTIDADE e quão poucos pelo engano....”


"Um guerreiro tem que ser implacável, astuto, paciente e dócil.... Ser implacável não significa ser grosseiro; ser astuto não significa ser cruel; ser paciente não significa ser negligente... e ser dócil, não significa ser tolo...".


"Com pedaços de mim eu monto um ser atônito...."(Manoel de Barros)


"Uma parte de mim é multidão outra parte - estranheza e solidão.............."

******

“Uma parte de mim pesa, pondera: outra parte delira..." - Ferreira Gullar


"As coisas NÃO mudam. Então alguém tem que ir lá e mudá-las"

(P.David Dhoreau)

*******

“EU SOU A DEUSA,

EU SOU A BRUXA,

EU SOU AQUELA QUE ILUMINA E PROTEGE.........

O PODER DA GRANDE MÃE ESTÁ DENTRO DE MIM.

QUE A GRANDE MÃE, A SENHORA DO NORTE,

ENCHA DE FRUTOS A ÁRVORE DA MINHA VIDA.

GRANDE DEUSA QUE HABITA O MEU SER!

SANTIFICA CADA PALAVRA MINHA E CADA ATO MEU,

AFASTA CADA SOMBRA DA MINHA VIDA,

ILUMINA TODAS AS MINHAS ESTAÇÕES,

FAÇA-ME FORTE NA DOR,

FAÇA-ME BELA NO AMOR...

QUE TEU NOME E TEU PODER .

SEJAM O MEU NOME E MEU PODER.

QUE ASSIM SEJA E ASSIM SE FAÇA..............”

**********

UM BLOG SEM ESTILO OU PRETENSÕES ....


"Lutar nunca é o bastante, resistir nunca é uma escolha, estar aqui não é por acaso ..."

**********

"Não Permita que o herói dentro de sua Alma, padeça frustrado e solitário com a vida que ele mereceria, mas nunca fora capaz de alcançar. Poderemos alcançar o mundo que DESEJAMOS. ELE EXISTE! É POSSÍVEL! E, acima de tudo, É SEU!..." (por Ayn Rand)

*************

"Que os teus olhos sejam dois sóis olhando a luz da vida em cada amanhecer. Que cada dia seja um novo recomeço, onde tua alma dance na luz.... Que em cada passo teu fiquem marcas luminosas de tua passagem em cada coração. Que em cada amigo o teu coração faça festa, que celebre o canto da amizade profunda, que liga as almas afins. Que em teus momentos de solidão e cansaço, esteja sempre presente em teu coração a lembrança de que tudo passa e se transforma, quando a alma é grande e generosa." - (Sabedoria Celta)


"No alto do ramo mais alto, ..... uma tão linda rosa-maçã.... Ah, Mulher!... Esqueceram-na, os apanhadores de frutas ?!?.... Não, não,...... Mãos não tiveram para te colher ......" (Safo – poetisa grega – local: ilha de Lesbos - no séc.VII –a.C.)


“....Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los “viver”, acrescentariam Nova Luminosidade às Estrelas, Nova Beleza ao Mundo e maior Amor ao coração dos homens....."


“ÀS VEZES, SOU TERNA COMO UMA BRISA......

... ÀS VEZES, SOU INTESPESTIVA COMO UM TORNADO..... –

DEPENDENDO DE “COMO”, “QUANDO” & “AONDE” .... -

VOCÊ ME ENCONTRAR....”

==========

NOTA: Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objetivo o lucro. É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).”


sábado, 25 de dezembro de 2010

"CERTO DIA NO ZOOLÓGICO.....MAIS UM SINAL DA IGNORÂNCIA HUMANA....."



Hoje estava no ZOO de São Paulo....
Queria conhecer como era o local... tinha mil imagens positivas em minha cabeça sobre o local,...... porém, nem sempre as coisas são do jeito que imaginamos......
Verifiquei após olhar todo o local que os animais estavam bem aquém do que seria um tratamento minimamente “digno” para animais “em cativeiro”....
O calor estava escaldante, girando em torno de uns 38º.C a 40º.C.... e o que era insuportável para animais acostumados a climas mais gélidos como os Lobos, os Tigres, Lobos-Marinhos e outros tantos; e por conseguinte, a infra-estrutura era péssima. Faltava “espaço” adequado para os mesmos. Locais sujos e em péssimas condições...
Pouca água, não havia locais adequados para algumas espécies se protegerem do Sol, pouca vegetação dentro destas “instalações” e muita água suja ...
Os Felinos, os Lobos, Ursos... – predadores naturais, necessitam de espaço para percorrer adequadamente e um local para repousarem até a chegada do Crepúsculo (hora de maior atividade entre estes) – ex.: para Caça; ou seja, além de retirarem estas pobres criaturas de seus habitats Naturais, alguns até mesmo que sequer chegaram a conhecê-los (criação de Circos antigos e cativeiros,....) , são obrigados a viver ali .....
E tive mais uma vez a certeza de que, se  o “Homem é o Lobo do próprio Homem” como disse certa vez um grande pensador de nome Thomas Hobbes ... o que fará e faz o tal Homem com seus irmãozinhos da Natureza, os Animais?!..... O que posso eu esperar ?!
Obviamente que não ligarão ( seja por desleixo e Omissão gritantes) .... afinal, vivemos numa Sociedade Retrógada, Hipócrita e ‘Desumana’ .... na qual Valores foram esquecidos ou talvez nunca existiram, daí, as cenas de mediocridade  das quais fui testemunha calada (mais uma vez....)
Mas senti vontade de dividir isto com vocês......

E pensei:
Qual o verdadeiro papel destas instituições na preservação das espécies e como garantir qualidade de vida para os animais que vivem nelas?

Os zoológicos foram criados para educar as pessoas e, principalmente, para garantir a preservação de espécies ameaçadas de extinção. Além de possibilitar a posterior reintegração dos animais em seu habitat natural. Pelo menos a  teoria é linda, pena que na prática, mostra-se o contrário ...

Atitude muito louvável e necessária pensar em tais questões; refleti-las...., uma vez que é nossa a responsabilidade, enquanto ‘habitantes deste planeta’, de preservar e assegurar a sobrevivência de todas as espécies, não só a nossa. Esta é uma questão que envolve ética e consciência ecológica...
Só isso.....
Existem 12.000 zoológicos espalhados pelo mundo e, de acordo com estudos desenvolvidos pela World Society for Preservation of Animals, apenas 2% dos zôos são legalmente registrados e desenvolvem programas para preservação de espécies, em condições próximas ao seu ambiente natural – a vida selvagem. Sem contar que, a grande maioria dos zôos está mais preocupada em valorizar espécies que tenham grande apelo popular e que atraiam mais visitantes, deixando de lado outras várias espécies não tão conhecidas, mas também ameaçadas de extinção. Um estudo realizado no zoológico de Búfalo, nos Estados Unidos, constatou que as pessoas que visitam os zôos passam muito rápido pelas jaulas e prestam pouca atenção aos animais. E, invariavelmente, elas definem os animais como“engraçados”, “sujos” , “preguiçosos” ou “feios” (???!!!)
E quem seriam os Humanos para determinar o que é o “belo”???? Ou mesmo negligenciar (repito) e destruir algo que sequer foram capazes de fazer ( à exemplo a Flora e Fauna Nativas deste planeta...)
Que pretensão absurda......
Mas enfim,
Por exemplo:
A situação aqui no Brasil é ainda pior. De acordo com o IBAMA [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis], mais de 60% dos zôos brasileiros funcionam ilegalmente!
Para receber o licenciamento, a instituição deve se adequar aos padrões de exigência mínimos, que, em suma, significa garantir a segurança dos visitantes e o bom tratamento aos animais. Segundo o IBAMA, uma das maiores falhas dos zoológicos brasileiros é a ausência de biólogos e veterinários, e infelizmente, não há prazo legal para que as instituições cumpram esta norma. O que sem dúvida é lamentável e preocupante.
Sofrem com isso os pobres animais.......
Vi pessoalmente isto.....
Tristes, irrequietos, estressados,......outros anêmicos... mas a tristeza e o ‘abatimento’ em seus olhos me marcou..... sofri então com eles......
Quis libertas-los.....
Meu primeiro impulso foi dar-lhes a liberdade.....
Mas aonde os colocaria?!?.... Uma vez que, seja na cidade, seja em seus próprios Ambientes Naturais, o Homem intervém de forma negativa e destrutiva.... ou seja, àqueles pobres animais ali enjaulados, não têm mais um “Habitat” seguro como se tinha há séculos atrás... tudo gradativa e rápidamente sendo destruído para atender ao ganancioso chamado humano para a destruição.....
O que fazer???
Havia pelo menos uma (pequena) “Consciência” sobre o fato ....?
Não. Não havia.... pelo contrário ......
Verifiquei pessoalmente este exemplo ( de muitos por sinal) desta total falta de respeito para com a Natureza e os Animais em geral... mais uma vez .....
Enquanto pensava, aproximei-me da “jaula” do Orangotango – um dos animais mais incríveis que acho neste planeta: dócil, frágil, amigo, inteligente, ..... – e verifiquei que o pobrezinho estava sobreposto sobre si próprio, tentando proteger-se do calor escaldante e o que o fez se aproximar demais do “vidro” que o separava dos “homens”..... o coitadinho tentava dormir ..... tentava descansar ......
Fiquei logicamente preocupada com ele..... e lhe fitava preocupadamente com o seu estado..... pois sabia que  era animal de florestas tropicais com muitas plantas e árvores, muita sombra e humidade,.....tem como característica viver nos topos das árvores.....
Mas o que tinha ali para ele.....era apenas o Forte calor, nenhuma sombra, plantas ou árvores e local com muito verde para brincar e se proteger...... restou-lhe apenas um vidro limítrofe ......
E em meio a tantos pensamentos preocupados.... ele ergue seus olhos... e olha em volta, meio “perdido” até que me fita diretamente nos olhos:
Vi não um animal, mas alguém – triste, cansado  e agoniado de toda “aquela porcaria”........o entendi de imediato.......
Neste meio tempo, algumas pessoas ( umas 20 ou 30 aproximadamente ) perceberam que ele “se mexera” e foram correndo a observar-lhe ......
E quem “os observou” (humanos) fui eu ......
E percebi o quanto são indiferentes ao sofrimento dos animais e das plantas.....
Ao invés de se condoerem por um “irmão”.....caçoavam-lhe – entre gritos histéricos, batidas no vidro, risadas,..... – chamavam-lhe de “feio” (repetidas vezes – talvez como se quisessem fazer com que o pobre coitado entendesse suas azedas e maléficas palavras....)
Meu sangue ferveu......
Juro que faltou segundos para eu “pegar” àquela “gente” toda e jogar-lhes na Jaula e libertar o Orangotango..... e fazer-lhes “provar” do próprio veneno.....
Faltou segundos...... eu iria “tomar as dores” daquele lindo ser......
O Marcelo – que me acompanhava, intercedeu e disse: “deixa pra lá.... só vai piorar para ele (Orangotango)... e ainda sair confusão....”
Verdade. Ele tinha razão.....
Contive-me..... a gentalha percebeu minha raiva...... se afastaram...... calaram-se.....e, quiçá, a “pouquíssima” “consciência” lhes ‘chamou a atenção’.......
Confesso que tive NOJO e ASCO destes......
Mas lembrei de que eram apenas 10% da população (humana) mundial que me fazia tentar LUTAR & ACRETIDAR EM TODA A HUMANIDADE....(novamente)....
E essa pouca minoria (pessoas honestas, éticas, justas,...) não pode “sofrer” por causa de uma “Maioria” – absoluta, formada de gente medíocre, esdrúxula e ignorante....
Não Não...... igualaria-me àquilo.......”Não, Não....” – pensei. Então, o melhor a fazer é lutar e defender áquilo que se acredita, tentando “abrir” as “consciências” “Humanas” e de suas “responsablidades” (enquanto é tempo... – pois como disse, a Grande Mãe – a Terra, Gaia ou como queiram “vai mandar a conta” por tanta negligência e ignorância.....
E sinceramente, espero que neste grande dia o “joio seja separado do Trigo...” e que o Planeta e àqueles 10% (de pessoas ainda bondosas) não sofram pela irresponsabilidade e imaturidade de uma maioria...... – que ainda não “acordou” para a real situação do Planeta, da Flora e dos Animais...... 
"ACORDAR" (para as questões ambientais)  é um verbo que HOJE se faz IMPERIOSO.....