sexta-feira, 7 de março de 2014

"NÃO SE PREOCUPE SENHOR!...É APENAS UM REATOR NUCLEAR!...."

CIÊNCIAS -


INTERESSANTE......


"Não se preocupe, senhor, é apenas um reator nuclear....!" - Menino de  13 anos, faz experiência recorde no laboratório de ciências da escola.......
Jamie disse: "É um grande feito. É magnífico realmente. Eu não consigo acreditar que

Todas as melhores experiências científicas escolares têm pelo menos um sinal de perigo. 

Mas quando Jamie Edwards de apenas 13 anos informou seu diretor atordoado de seu plano para construir um reator nuclear em uma sala de aula, a pergunta óbvia é: "Será que vai explodir a escola ?"
Felizmente, em uma vitória para o espírito de descoberta científica amador sobre a cultura de saúde e segurança, a promessa de Jamie que era perfeitamente seguro se acreditava.

E ontem ele se tornou a pessoa mais jovem no mundo a atingir a fusão nuclear a partir do zero em sua escola secundária Lancashire, usando alta energia para esmagar dois átomos de hidrogênio juntos para fazer hélio.

  "É um grande feito.  É magnífico realmente ", disse Jamie depois.  'Eu não posso acreditar nisso - apesar de todos os meus amigos pensam que eu sou louco. "

Jamie, que atende Penwortham Priory Academy perto de Preston, foi fascinado com a radiação, durante anos, em uma ocasião, até mesmo comprar um contador Geiger com seu dinheiro Natal.

Sua ambição de fusão foi provocada pela leitura de cerca de um estudante nos  EUA,  de 14 anos Taylor Wilson, que havia se tornado o mais jovem a produzir um pequeno reator de fusão em Nevada em 2008. 

"Eu olhei para ele, pensei:" Isso parece legal ", e decidiu tentar a sorte", Jamie acrescentou. 


O primeiro passo de Jamie foi se alistar a ajuda de laboratórios nucleares e departamentos universitários, mas "eles não pareciam me levar a sério."

O QUE É FUSÃO NUCLEAR? -  A fusão nuclear é uma das opções mais promissoras para a geração de grandes quantidades de energia livre de carbono no futuro. 

Para obter a energia de fusão de gás a partir de uma combinação de tipos de hidrogénio - deutério e trítio - é aquecido a temperaturas muito altas (100 milhões ° C). 

Uma maneira de conseguir essas condições é um método chamado de "confinamento magnético '- controlar o gás quente com fortes ímãs. 

Jamie Edwards foi inspirado pela técnica de Taylor Wilson que usou algo conhecido como 'inercial eletrostática Confinamento. 

Este método usa campos elétricos para fazer o trabalho em partículas carregadas - tanto íons ou elétrons - o que lhes permite ser aquecida para as condições de fusão. 

Assim que deixou os laboratórios em sua escola, e a tarefa de diretor convincente Jim Hourigan. Felizmente, o chefe concordou, chegando com o necessário financiamento £ 3.000.

"Eu estava um pouco atordoado e eu tenho que dizer um pouco nervoso quando Jamie sugeriu isso, mas ele me garantiu que não iria explodir a escola até," disse o Sr. Hourigan ontem.

Depois de meses de trabalho, o reator foi finalmente concluída apenas à frente de seu aniversário de 14 anos neste fim de semana.

E ontem, em uma "área de radiação controlada" em uma sala de aula, diante de uma platéia de especialistas, ele apertou um botão e olhou fixamente para o seu contador Geiger até registrado que a fusão de fato tinha ocorrido - ou criado "uma estrela em uma jarra ' , como Jamie refere-se a ele.

A fusão nuclear, a reação que alimenta o Sol, é muito diferente da fissão nuclear, ou a divisão do átomo, que ocorre em estações de energia nuclear e é o material de bombas atômicas.

No entanto, ambos liberam grandes quantidades de energia.

Cientistas de todo o mundo estão a replicar o experimento de Jamie, mas em uma escala muito maior, na esperança de usá-lo em larga escala para abastecer, centrais eléctricas baratos ecológicos.

Jamie disse: "Eu ouvi o contador Geiger ir rapidamente para cima e eu era" O que é isso ", disse ele no arrebol da tarde de sucesso. 

'Então eu olhei e era o contador de nêutrons até fora da escala quase, e eu pensei "Devemos ter feito isso".

O experimento foi assistido por especialistas em eletrônica que testaram o aparelho para a segurança, enquanto Jamie, seu amigo George Barker e os professores envolvidos tinham todos participaram de um curso de avaliação de risco de uma empresa de combustível nuclear.

  Para seu próximo projeto, Jamie - que quer ser um engenheiro nuclear ou o trabalho em física teórica - tem os olhos postos na construção de um colisor de hádrons em miniatura.


(fonte: DailMail- créditos: Daniel Lucas/ UND)

Tentando levantar os fundos não foi fácil. Jamie disse: "Eu fui a vários laboratórios e universidades nucleares e eles não me parecem levar a sério '

Jamie começou a construir o reator em outubro no laboratório de ciências na Priory Academy, Lancashire, e, finalmente, terminou a tarefa nesta manhã

Cinco passos de Jamie para fusão