sábado, 1 de setembro de 2012

DA SAÚDE MASCULINA: PREVENÇÃO TAMBÉM É FUNDAMENTAL.


Ciência -
Saúde masculina: 
Prevenção também é fundamental.

"60% dos homens só vão ao médico já com a doenças avançadas..." - aponta estudo de centro especializado em saúde masculina....

Prevenção é definitivamente uma palavra que não faz parte do vocabulário da maioria dos homens. Estudo conduzido pelos especialistas do Centro de Referência da Saúde do Homem, na Capital, aponta que 60% da população masculina só vão ao médico quando a doença já está avançada.
O levantamento apontou os dois principais motivos que mantêm os homens longe dos consultórios médicos: 
o preconceito e a vergonha.

No estudo realizado com pacientes do Centro de Referência, foi possível constatar que por mês, mais de 1,5 mil homens, ou 60% do total de pacientes, chegam ao hospital com quadros considerados avançados e que necessitam de intervenção cirúrgica para combatê-los. 

Os dados divulgados demonstram que muitos destes pacientes desconheciam suas condições de saúde e ignoraram os sintomas iniciais da doença, adiando a busca por ajuda especializada. 

"Por questões exclusivamente culturais, há ainda pacientes que só passam pelo consultório quando sentem fortes dores, dificuldades para urinar ou perda total da libido", destacou Joaquim Claro, médico chefe do serviço de urologia do Centro de Referência. 

A Demora complicará o quadro....

Não ir ao médico é uma conduta arriscada e até irresponsável, conforme demonstrou a pesquisa. 
Atitudes como esta, alertaram os médicos, facilitam a evolução de um problema comum e facilmente tratável para um caso mais sério, que representa riscos para o paciente caso ele não passe por uma cirurgia, por exemplo. 

"Infelizmente estes pacientes acreditam que o provedor da casa não pode ficar doente e nem deve sair da rotina de trabalho para visitar o especialista. É um grande equívoco", alertou o médico coordenador do Centro de Referência, Cláudio Murta.

Por que ir ao médico?

1 - Na consulta de rotina o médico detecta doenças comuns e que demoram a apresentar sintomas, como é o caso do aumento benigno da próstata, recorrente a partir dos 50 anos;

2 - O diagnóstico precoce permite tratamentos menos agressivos e com maiores chances de cura;

3 - Quando a doença é detectada e tratada precocemente, a recuperação do paciente costuma ser mais rápida;

4 - Os gastos com o procedimento e a hospitalização são reduzidos. 

O que você deve saber:

- Autoexame,   deve ser mensal entre os 15 e 35 anos, após o banho, para detectar possíveis nódulos ou varizes na área testicular; 

- O exame físico da próstata passa a ser obrigatório após os 40 anos;

- Tabagismo é um grande vilão, "entope" os vasos sanguíneos e como consequência a circulação de sangue no pênis é bem menor, facilitando a ocorrência de disfunção erétil, além disso, a fumaça contêm substâncias químicas eliminadas na urina, o que aumenta o risco de desenvolvimento de tumores na bexiga. 

- O Álcool também outro grande vilão para acabar com a saúde masculina.... 

Portanto, reveja seus (pré)conceitos....

(Fonte: Centro de Referência da Saúde do Homem)