quarta-feira, 15 de setembro de 2010

COACHING - TREINAMENTOS EM VENDAS (2)


“Vender significa mais do que persuadir... É a habilidade em auxiliar as pessoas a visualizarem os resultados e vantagens dos produtos e serviços” 
                 (Electrical Institute Washington).
A principal tarefa de todo vendedor é vender, mas infelizmente nem todos conseguem desempenhá-la bem, apesar dos esforços empregados. Aí deixam a desejar no alcance dos objetivos. E por que  acontece??!
É porque a venda é um processo complexo, mas não tão difícil, como muitos profissionais pensam. Também não é tão fácil, a ponto de qualquer pessoa 'despreparada' ter um bom desempenho. 
É um processo composto do somatório de pequenas tarefas a serem executadas pelo vendedor, e que são de fundamental importância para que o cliente perceba que está fazendo um bom negócio ao comprar....
Entretanto, o que acontece na prática é que muitos vendedores acham que vender é simplesmente "falar em demasia do produto", "dar o preço" e "esperar" que o "cliente compre"... (?!?)
Proceder dessa forma, por melhor que seja o produto, ainda haverá dificuldade de fechar a venda... 
Então, como desenvolver o processo para os resultados se transformarem em boas vendas?
Eis alguns itens:
1) O vendedor deve recepcionar o cliente de maneira agradável, vendendo logo de cara a sua imagem de entusiasmo e simpatia, pois é isso que ele compra em primeiro lugar( primeiros 30 segundos! acredite...) Procedendo assim, já mantém o cliente dentro da loja, que é a tarefa inicial do processo da venda, mas que muitos não desempenham corretamente, deixando o cliente escapar/fugir....

2) Com o cliente dentro da loja, o próximo passo não é simplesmente falar do produto que ele demonstra interesse, mas fazer uma "sondagem" (bem-feita) "para descobrir a sua real necessidade" (todos a Têm...).
Porque muitas vezes o produto que o cliente tem em mente não é o mais adequado para a sua necessidade. É aí onde entra o trabalho do "vendedor-consultor". 
Diagnosticar dados e informações colhidas para "personalizar o atendimento" (todo cliente é 'único'...), com o produto certo e  sem tomar tempo do cliente.

3) E uma vez feita a "avaliação"(diagnóstico), agora é o momento de fazer uma boa apresentação do produto, porque a decisão de compra do cliente ocorre em grande parte diante do vendedor. A demonstração deve ser feita com bastante conhecimento, convicção, segurança, entusiasmo, emoção etc. para que o cliente perceba que está negociando com um profissional competente, capaz de solucionar o seu problema. 
Isso transmite segurança para o comprador, além de contagiá-lo de forma positiva! E na apresentação do produto, as tarefas abaixo devem ser bem executadas, senão a venda não se concretiza: 
A) As características do produto são importantes, mas não vendem. O que vende são "vantagens e benefícios", que advém das características do produto. Portanto, o vendedor deve enaltecer os pontos fortes dos produtos em cima de benefícios e vantagens. 
Mostrar somente como o produto é composto, peso, tamanho, cor, formato, modelo etc. não diz muita coisa e pouco interessa ao cliente. Aliás, isso ele até vê facilmente. O que interessa mesmo é o que o produto irá fazer a favor dele e a percepção ocorrerá se o vendedor souber transmitir a mensagem corretamente.....
Falar das vantagens competitivas e dos benefícios obtidos pela economia, resistência, durabilidade, tranqüilidade, segurança, conforto, comodidade, status etc. que o produto proporcionará - "agrega" "valores" e o cliente se dispõe a pagar o preço cobrado.

B) Muitas vezes, apesar de uma boa apresentação, o cliente ainda não sente segurança para comprar. Fica na dúvida de algo dar errado e a empresa não reparar o erro. É a hora de o vendedor enfatizar o serviço prestado pela empresa, a credibilidade, a garantia que o produto oferece, tanto do fabricante como da própria empresa, com base na sua idoneidade, a rapidez no atendimento às reclamações, deixando claro que ela visa em primeiro lugar à satisfação do cliente...

C) Mesmo depois desse trabalho, ainda podem surgir objeções do cliente ( o que é normal...), que fazem parte do processo de venda. Como o vendedor profissional é consciente disso - ao invés de se intimidar este procura descobrir o porquê da objeção, a fim de contorná-la e concretizar a venda.

D) Para que o cliente fique realmente tranqüilo de estar comprando um bom produto ou serviço de uma empresa séria e idônea, vale ressaltar como "referências" clientes idôneos que já usam o produto e estão satisfeitos. Se necessário, deve-se obter testemunhais desses clientes, que sem dúvida terão grande importância no fechamento da venda.

E) Trabalhado o processo corretamente, tarefa por tarefa, a conseqüência é o fechamento natural da venda. Mas, vendido o item principal, não se pode esquecer da venda de adicionais. Os "adicionais" (acessórios) não só aumentam o faturamento e logicamente as comissões (%).... 
Além de fazer com que o cliente compre na sua loja aquilo que iria procurar no concorrente.

Então como se observa o trabalho de "vendas" torna-se difícil quando se gasta energia com muita conversa, sem personalizar o atendimento, falando do que o cliente não tem interesse de ouvir. Ou seja, executar uma única tarefa - a da pressão.....