quarta-feira, 15 de setembro de 2010

COACHING - ÁREA DE VENDAS....



ÁREA: COACHING
'Dilema: o "BOM DE PAPO"- é POLÍTICO OU (realmente) VENDEDOR?!'
   
Antes de tudo, é importante analisarmos como funciona um processo de vendas
É o resultado de vários fatores, dos quais tem papel preponderante a comunicação ( o saber se expressar...) A "venda" é uma relação de comunicação entre pessoas, onde de um lado há alguém com necessidades ou problemas a serem resolvidos (cliente) e do outro está o vendedor com a proposta de uma solução (e a satisfação de uma necessidade). Aparentemente é um processo bastante simples, mas na realidade é mais complexo do que se imagina. Por quê?

Porque o ser humano não se comunica com facilidade, apesar de as pessoas não admitirem com franqueza esse ponto fraco....
E a maior falha de comunicação está na ausência do ouvir. Grande parte das pessoas gosta de ser ouvida, mas "não de ouvir" o que os outros têm a dizer. 
Também em vendas não é diferente... talvez até pela ansiedade de obter o pedido, sobretudo quando o profissional não está devidamente preparado. Ele (vendedor) fala fala e fala, mas não dá oportunidade para o cliente falar, quando este deveria ser o ator principal e não passa de figurante.
Por conseguinte, a venda não se concretiza....

A comunicação de venda - para ser eficaz e com resultados benéficos para o vendedor e cliente - dependerá de fatores da "arte de falar": saber ouvir / estar atento ao interlocutor / e falar com objetividade (Não seja Prolixo!).
Somente assim haverá um "perfeito entendimento" entre as partes - das necessidades do cliente com a mensagem que o vendedor se propõe a levar a este.

E em um processo de vendas, o primeiro grande passo a ser dado é a identificação (levantamento) das necessidades do cliente. E é aí aonde está o grande segredo que muitos profissionais desconhecem....
Alguns até são conscientes disso, mas insistem no erro por não querer “perder tempo” com o cliente. Mas a verdade é que "venda é diálogo, paciência e persistência". A pressa para realizar a venda, a fim de ter um dia produtivo, pode custar caro ao vendedor, que vai gastar mais tempo com o atendimento às reclamações, além de mandar os clientes para o concorrente (e que são muitos, hoje, em um mercado extremamente competitivo!!!).

O vendedor "falante" aquele "bom de papo" - estilo "caozeiro"...-  é coisa de um passado distante; numa época em que os clientes eram pouco informados (e conscientes). 
Hoje a realidade é outra e esse profissional não é mais aceito (O "Tro-lo-lo", o "falante",...) apesar ainda de muitos vendedores continuarem insistindo em táticas antigas em plena economia globalizada e competitiva - na qual,  a Competência é bastante exigida. Fico admirada quando ainda vejo pessoas comentarem que uma criança falante será no futuro ou um bom vendedor ou um político. Político....até poderá ser! Mas não passará de um mau político – àquele que promete e não cumpre. 
Entretanto, o vendedor que adotar essa mesma "atitude" já inicia sua profissão tendo o fracasso como destino, inexoravelmente.....
Por outro lado, o vendedor que vai direto ao assunto começa a venda sempre de maneira errada, pois como é que ele vai saber qual é a real necessidade do cliente? Simplesmente vai malhar em ferro frio e o cliente não está disposto a perder o seu precioso tempo com esse tipo de profissional. É bom para o concorrente preparado, mas desgastante para a classe dos profissionais de vendas, cuja imagem fica sempre maculada.... 

Enfim: O "bom de papo" (ou o Trololo) poderá até vender, mas a questão é:
Será que o cliente repetirá a compra?( e iniciará o Processo de Fidelização para com este?!...)
É para se pensar (e fazer uma introspecção): se o vendedor (você) quer realmente ser um Profissional de vendas de sucesso.... Repense as estratégias usadas e treine... e muito!... A área de Vendas é um eterno processo de aprendizado....