CLIMATOLOGIA (3) -
Governador da Flórida: “Furacão Irma tem potencial para devastar todo o Estado”
Maior furacão do Atlântico se aproxima de Porto Rico após arrasar ilhas de Barbuda e San Martín...
O super-furacão "Irma", o maior já registrado no Oceano Atlântico, com categoria máxima (5) e ventos de 297 quilômetros por hora, varreu nesta manhã as ilhas do Caribe Oriental, enquanto deixa toda a região de Porto Rico até a Flórida em alerta vermelho.
O Irma atingiu com "violência extrema" as ilhas de Barbuda, San Bartolomé e San Martín, causando inundações e destruição de infraestruturas.
Ainda não há informações precisas sobre danos materiais ou humanos.
O governador da Flórida, Rick Scott, disse nesta manhã que se prepara para uma tempestade "com potencial para devastar nosso Estado". Ele enfatizou, ainda, que o "Irma" (ou "Deusa da Guerra") é maior, mais forte e mais rápido do que Andrew", em referência ao furacão de 1992, o mais prejudicial na história recente da península....'
Segundo as previsões do Centro Nacional de Furacões dos EUA, na quarta-feira o furacão passará por Porto Rico e Ilhas Virgens.
Entre quinta e sexta-feira, poderia atingir a ilha do Haiti e a República Dominicana, primeiro, e Cuba logo depois.
A partir daí, a previsão ainda é incerta, mas, se continuar sua trajetória de ascensão ao noroeste, entre sexta e sábado o furacão — “extremamente perigoso”, alerta o Centro de Furacões — poderia atingir o sul da Flórida, cujo Governo declarou na segunda-feira estado de emergência (...)
(CONTINUA....)
(fonte: EL PÁIS)/NASA G1/GLOBO/R7/RECORD/VEJA)