INTERNACIONAL (1) - DO ATAQUE À SÍRIA
DA SÉRIE:
GEO-POLÍTICA INTERNACIONAL.....
EUA lançam ataque com mais de 50 mísseis contra base aérea do governo sírio... -
Os Estados Unidos atacaram nesta quinta-feira (sexta no Brasil) uma base aérea do governo sírio.
A "ofensiva", com mais de 50 mísseis, foi realizada em "retaliação" - ao (suposto) ataque com armas químicas contra (seus proprios civis sírios - ordenado nesta semana pelo pelo presidente sírio Bashar al-Assad.
Os mísseis utilizados, Tomahawk, de médio alcance e invisíveis a radares, foram disparados de dois navios de guerra norte-americanos foram posicionados no mar Mediterrâneo.
Segundo informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), a ação teria deixado quatro militares mortos, incluindo um general, e destruído a base aérea de Shayrat, na cidade síria de Homs, que seria o alvo da "operação"....
O "ataque de surpresa" marcou uma inversão na estratégia americana adotada para o conflito no país, (embora tenha antecipadamente "alertado" o Governo Russo sobre o mesmo) - mandando os russos se "retirarem".... - num país que está em guerra civil desde 2011, e ocorreu enquanto Trump estava reunido com o presidente chinês, Xi Jinping, tratando de um outro tema (armas nucleares e testes de mísseis...)
- (CONTINUA....)
(UOL/G1/BAND/TERRA/GLOBO)