ASTRONOMIA -
"VINTE (20 ) 'Asteroides' passarão perto da Terra até o fim desta semana.....
Trechos -
'Segundo relatório da Nasa, a maior parte chegará perto do planeta entre terça e quarta-feira, Cientistas dizem 'que o "fenômeno" é comum e "não oferece perigo"....
Asteroides como os dessa semana são pequenos e passam perto da Terra com frequência, não oferecendo riscos em função do tamanho e distância ...
De acordo com relatório da Nasa, vinte asteroides devem passar perto da Terra até este domingo.
A informação é do "Near Earth Object Program", divisão da agência espacial americana que monitora constantemente Objetos Próximos à Terra ('NEOs' - na sigla em inglês).
A maior parte dos eventos foi concentrada nesta terça-feira e quarta-feira – ao todo, são esperados doze asteroides passando próximo de nosso planeta nos dois dias.
Segundo os cientistas, apesar de a quantidade parecer alta, o fenômeno é comum e nenhum deles passará próximo de nosso planeta o bastante para ser considerado uma ameaça.
Objetos Próximos à Terra - "NEOs" são corpos celestes como cometas ou asteroides que foram empurrados pela gravidade de planetas próximos e têm uma órbita próxima à Terra.
Segundo os critérios da Nasa, considera-se que um objeto é um NEO quando ele passa pelo nosso planeta a uma distância menor que 1,3 unidades astronômicas (cada unidade astronômica equivale a aproximadamente 150 milhões de quilômetros).
Para fazer uma comparação, a Lua encontra-se a 384.400 quilômetros da Terra, e a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), a apenas 400 quilômetros – o que significa que mesmo que um "objeto" - seja considerado um NEO, ele está "bem longe" (hm-hm!...) de nosso planeta e, talvez, jamais entre em contato conosco algum dia.
(...) Segundo o astrônomo Daniel Mello, do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), os asteroides que passarão por nós durante a semana são considerados "pequenos" (aspas) e relativamente "comuns"....
“Para os maiores, com tamanhos superiores a três quilômetros, a frequência é extremamente baixa”, afirma.
(...)' - continua....
(Fonte: veja.abril.com.br - creditos, matéria, fonte: Ricardo Roehe/Ufos)