ARQUEOLOGIA -
“Reino Perdido” da Idade das Trevas é encontrado na Escócia...."

"Novas descobertas revelam que uma região de Galloway, na Escócia, pode ter sido o coração de um reino da "Idade das Trevas", que esteve perdido por mais de mil anos....
Os pesquisadores que trabalham na fortaleza de Trusty’s Hill agora acreditam que o local pode ter sido o verdadeiro assentamento do "reino de Rheged", no século VI.

Rheged havia sido classificado como um reino “de destaque entre os reinos do norte”, e acreditava-se que ele ficava em Cúmbria, conforme os pesquisadores afirmam em um novo livro.
O Dr. Christopher Bowles comentou:
“A evidência arqueológica mais recente encontrada em Trusty’s Hill, ampliou nossa compreensão do poder, da política, da economia e da cultura de uma época na qual foram estabelecidos os alicerces dos reinos da Escócia, Inglaterra e Gales”.
“Este foi um local de inovação religiosa, cultural e política cuja contribuição para a cultura escocesa talvez não tenha sido devidamente reconhecida”.
"Rheged" - “Nossa escavação trouxe à tona um contexto arqueológico que indica que estas construções poderiam pertencer à fortaleza real e ao primeiro assentamento dos britânicos locais de Galloway, por volta do ano 600 d.C.
As novas evidências arqueológicas sugerem que Galloway pode ter sido o coração de Rheged, o reino perdido da "Idade das Trevas" que se transformou no último dos reinos de maior destaque do norte, no século VI."
(matéria/creditos: Leandro Ab/Resumo)
OBS.: Durante o "Renascimento" (artístico, cultural, científico,....) - convencionou-se chamar a Idade Média de "a Idade das Trevas" pelo fato de os "renascentistas" - se colocarem como "herdeiros" - do pensamento e da ciência desenvolvidos por gregos e romanos, fazendo renascer a cultura da Antiguidade......