ASTRONOMIA -
'Um vulcão de água gelada com metade do tamanho do Everest.
Parece uma atração de parque aquático, mas é a nova arma de Ceres para ganhar alcançar a fama....
A descoberta feita pela equipe de Ottaviano Ruesch, da NASA, foi publicada na Science.
Descoberto no século IXX, o irmão de Plutão foi inicialmente alçado ao título de provável décimo planeta do Sistema Solar, mas as definições de planeta anão foram atualizadas, e "Ceres" acabou rebaixado à mesma categoria do ex-nono planeta.
Para os parâmetros de sua "vizinhança", porém, Ceres é bem nutrido:
Um terço de toda a massa do cinturão de asteroides - que fica entre Marte e Júpiter corresponde a ele.
Não bastasse o tamanho razoável, ele ainda "prega peças" nos observadores.
Já foram registradas "crateras" - "que desapareceram de sua superfície", sem deixar vestígios e inexplicáveis manchas brilhantes.
Sua "nova carta" na manga" é o "vulcão Ahuna Mons" , que, em vez de lava, expele água e sal.
Isso mesmo,...
uma ótima ideia para colocar um pouco de macarrão na mistura e improvisar um jantar cósmico....
O nome do vulcão é "criovulcão", ou vulcão gelado.'
(Fonte: revistagalileu/globo/ - agradecimentos e creditos: Ricardo Roehe/Ufos)- NASA / ESA / STScl/ Space/GALILEU/ - Telescópio Espacial Hubble)....
************
OBS.: OBS.:
1) No que diz respeito a energia, Ceres pode ser considerado um mundo privilegiado por conta de seu aquecimento solar, uma vez que o planeta anão fica apenas a 2,8 unidades astronômicas (UA) do Sol (uma UA equivale a distância média entre a Terra e o Sol).
Europe e Enceladus estão bem mais longe de nossa estrela, a 5,2 e 9 UAs respectivamente...
2) O Planeta anão Ceres (que tem cerca de 950 quilômetros de largura) tenha uma grande quantidade de água, por conta de sua baixa densidade global (2,09 gramas por centímetro cúbico, comparação com 5,5 g por cm cúbico da Terra)
3) A "vida" - como a "Ciência" diz requer três ingredientes - água líquida, uma fonte de energia, e certos componentes químicos (carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, fósforo e enxofre).
4) "Eu não acho que Ceres é menos interessante em termos de astrobiologia se comparado com outros mundos potencialmente habitáveis", comenta Jian-Yang Li, do Instituto de Ciência Planetária, no Arizona, EUA.