ASTRONOMIA -
Tempestade solar dispara "auroras" de raios-x no planeta Júpiter...
"Pela primeira vez, cientistas registraram o (forte)"impacto" da tempestade solar contra o planeta Júpiter e os resultados mostram que o "fenômeno" - é centenas de vezes mais energético que na Terra.....
.....Aqui na Terra, o impacto das partículas carregadas vindas do Sol ionizam os átomos de oxigênio e nitrogênio presentes na alta atmosfera, produzindo um espetáculo de luzes verdes e vermelhas que parecem "dançar" nos céus das localidades extremas do planeta....
...... Em Júpiter acontece a mesma coisa, mas os processos que levam à ionização dos átomos ainda não são bem compreendidas e os estudos estão apenas começando...."
"Pulsos rápidos" - Durante o impacto das partículas, os pesquisadores também notaram a existência de um curioso "hot spot" de raios-x no interior das auroras, que rotacionava junto com o planeta e emitia pulsos a cada 26 minutos, como um farol planetário......" - continua.
( ED. ASTRONOMIA/ London University/ X-ray – NASA / CXC / UCL / W. Dunn et al. Optical – NASA / Estrelas & Planetas/ STScI.)