DA SERIE:
"E NA TERRA DOS TUPINAMBÁS....."
DA PUBLICIDADE SEM NEXO........
Uma das coisas mais ridículas na nossa publicidade é a falta de cultura e de vivência dos publicitários.....
Parece que vivem num mundo totalmente diferente da realidade dos simples mortais, como nós....
Isso, curiosamente, os leva a formular textos publicitários "fora das lógicas" mais simples.
Quem tiver a curiosidade de observar as propagandas dos cursos de inglês, principalmente, vai notar alguns erros que considero toscos....
Um dos cursos anuncia aprendizado com professores “nativos”....
Ora, o termo “nativo”, usado em relação a línguas, é comum no exterior.
Refere-se a pessoas que vão ensinar a língua de sua pátria, a língua que falam desde que nasceram...
----> Mas em nosso idioma (tupinikin), “nativo” - refere-se a indígenas, pessoas que vivem em tribos etc.
Que mania tem o brasileiro de querer incorporar termos estrangeiros!...
Pior, pretendem que todo mundo entenda o que eles querem transmitir.
Com isso, a propaganda pode ter efeito contrário, porque a maioria da população pode pensar que os professores daquele curso são “indígenas”.....(?!?)
Num país tão (ainda) preconceituoso contra os indígenas e, até mesmo, pela falta de ações que os elevem à condição de pessoas cultas e inteligentes, que são - quem irá supor que os “nativos” sejam capazes de ensinar inglês?
Na melhor das hipóteses, vão pensar que os professores são, no caso do inglês, indígenas americanos trazidos ao Brasil para ensinar inglês....(?!?)
Se fosse para ensinarem a língua dos Navajos, dos Comanches, dos Sioux… vá lá!...
Mas inglês!?...
Há outros (anúncios) que, durante a propaganda, fazem piadas em inglês ou tentam ser engraçados naquela língua....(PUTZ!)
Ora, somente quem entende inglês pode achar graça e, nesse caso, talvez não precise fazer um curso de inglês....
Se o "público-alvo" fosse constituído de pessoas que já sabem inglês suficiente para entender a “piada”, tudo bem.
Mas o texto, ao prometer aos iniciantes que num tempo mínimo estarão falando inglês, não indicam que o "público-alvo" seja composto de pessoas que já falam inglês...
E o que é mais ridículo nisso, é que, normalmente, a propaganda da campanha, antes de ser veiculada, é apresentada para os executivos dessas empresas....
Esses, talvez, estejam fora da realidade também.
Há, ainda, uma propaganda de um remédio para matar baratas que o grito da mulher, ao ver o dito cujo inseto, irrita tanto, que chega a dar raiva de quem põe uma propaganda dessas no ar.
Se existe uma marca que eu jamais compraria seria essa, só pela irritação que causa e, imagino, deve provocar a mesma reação em outras pessoas.
Acho que certos publicitários precisam colocar os pés no chão e pesquisar um pouco mais a respeito dos consumidores....
DICIONÁRIO: