DA SERIE:
"QUALQUER SEMELHANÇA...É MERA COINCIDÊNCIA....(SERÁ?)
"DO GRANDE LEVIATÃ"
CULTURA-GERAL.......
O Leviatã, como você sabe, é um ser mitológico, um monstro do caos primitivo, cujas origens remontam à mitologia fenícia.
Como 'derivação' - por metáfora, ensina o Houaiss - Leviatã é o Estado, como soberano absoluto e com poder incontrastável sobre seus súditos, assim autorizado no pacto social.
No Antigo Testamento, a imagem do Leviatã foi retratada pela primeira vez no capítulo 41 do “Livro de Jó”.
A ele são atribuídas diferentes formas, ora de dragão marinho, ora de serpente ou polvo, o que pouco importa, já que sob qualquer aparência ele é invencível....

Basta dizer que as ondas do mar tremem à sua simples presença, e que uma lança, ou uma azagaia, ou um dardo ou ainda uma espada, se o tocar, não resistirá.
Para o Leviatã 'ferro é palha, e bronze é pau podre', professa o Antigo Testamento.
Ocorre que Leviatã também diz respeito à obra do cientista político Thomas Hobbes, que viveu entre 5 de abril de 1588 e 4 de dezembro de 1679.
O autor afirmava que a guerra de todos contra todos só poderia ser superada por um governo central e autoritário.
Assegurava que o governo central deveria ser uma espécie de monstro – o Leviatã – que concentraria todo o poder em torno de si, normatizando todas as decisões da sociedade.
Considerado o melhor roteiro do Festival de Cannes do ano passado, e vencedor do Globo de Ouro, o filme russo “Leviatã” conta a saga de um homem em luta contra um monstro de muitos rostos, capaz até de dobrar a lei para aplacar sua própria fome.
É uma metáfora da sociedade em que esse homem subsiste, marcada por franca podridão personalizada na figura voraz do poder público.
- Isso lhe sugere semelhança com algum país?
- Tipo assim, .... na América-do-Sul?...
- Terra Brasilis....?!?
A verdade é que temos, sim, o nosso Leviatã.
"Abrigado" não no mar, como o "mitológico', mas "encastelado" no "Ministério da Fazend'a, tem uma fome insaciável e os impostos são a sua dieta preferencial....
Poderoso, impõe sua vontade, gerando um binômio perverso em que dá cada vez menos em saúde, em educação, em segurança, recebendo, cada vez mais, em impostos e contribuições.
Tal país, convenha-se, é um Leviatã.
Melhor dizendo, Levyatã. Assim, com "Y"....