sexta-feira, 28 de novembro de 2014

48 HORAS: VULCÕES QUE RESOLVERAM "ACORDAR".....

VULCANOLOGIA -

---> OS VULCÕES QUE RESOLVERAM "ACORDAR" NOS ÚLTIMOS 04 DIAS.......

LOCAL: JAPÃO

Japão: vulcão do Monte Aso entra em erupção!
Autoridades alertam para o perigo de explosões nos próximos dias....

O vulcão do Monte Aso, situado no sudeste do Japão, entrou em erupção, avançaram as autoridades japonesas esta quarta-feira (26/11/2014)....
De acordo com a agência meteorológica de Fukuka, o vulcão, situado em Kumamoto, na ilha de Kyushu, começou a expelir cinzas na terça-feira, num lançamento que chegou até trinta quilômetros (30) a leste da cratera.....
(cidade de Kumamoto - Japão)



******
LOCAL: CABO VERDE
Vulcão em Cabo Verde atinge "grau de catástrofe"......

A lava do vulcão que, desde domingo, se alastra pela ilha do Fogo, em Cabo Verde, já destruiu dezenas de casas e campos de cultivo em Chã das Caldeiras e chegou ao centro de operações de segurança.

O primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, esteve na ilha do Fogo e disse que a situação já atingiu o "grau de catástrofe". 

Para já, foi decidido que as autarquias vão abrir contas bancárias para recolha donativos com o objetivo de ajudar as populações afetadas.

NOTA:  Residentes retiram pertences da área atingida pela lava do vulcão.....

Vulcão em Cabo Verde atinge "grau de catástrofe"!..
Vulcão em Cabo Verde atinge "grau de catástrofe"
(AS 07 BOCAS/CALDEIRAS VULCÂNICAS "UNIRAM-SE" NUMA SÓ!... - FOTO JOAO RELVAS/LUSAAs) 

"Vamos elaborar um plano de médio e longo prazo, porque praticamente vai haver uma destruição de Chã das Caldeiras", disse, o primeiro-ministro, citado pela "Fogo News", à saída de uma reunião com as autoridades da ilha do Fogo. 

O responsável garantiu que as equipas da Proteção Civil e da Cruz Vermelha, assim como outras agências, vão continuar no terreno a prestar apoio à população, garantindo que "evacuação foi muito bem sucedida".

Neste momento, a prioridade passa por garantir alojamento e alimentação às pessoas que perderam as suas casas ou tiveram que as abandonar pela aproximação da lava....

As autoridades apelam ao apoio de todos, lembrando que há muitas crianças nos três centros de acolhimento em Mosteiros, Achada Furna e Monte Grande. 

Várias autarquias cabo-verdianas, como a do Sal, São Vicente e Santa Catarina já organizaram campanhas para recolha de donativos.

As sete bocas da erupção vulcânica uniram-se, provocando uma explosão de lava com a torrente a ter cerca de um quilômetro de largura e pondo em risco a povoação de Portela...

(fonte JN - Portugal)