terça-feira, 24 de junho de 2014

O QUE É O "FASCISMO" AFINAL...?!?

DA SERIE:

"POR DENTRO DO ASSUNTO......."


Artigo de Lew Rockwell, no site do Instituto Mises, mostra que o fascismo deixou marcas profundas nas sociedades contemporâneas. Sistema fascista, segundo o autor, é aquele que estabelece o planejamento central da economia, subsidia grandes empresários com boas relações políticas, exalta o poder do Estado, tolhe as liberdades fundamentais e transforma o governo em patrão da sociedade. 
Dada a definição, não há dúvida de que o partido que mais carrega "tinturas fascistas" é o PT - que pratica e defende exatamente as ideias centrais do fascismo:

Todo mundo sabe que o termo fascista é hoje pejorativo; um adjetivo frequentemente utilizado para se descrever qualquer posição política da qual o orador não goste. 

Não há ninguém no mundo atual propenso a bater no peito e dizer "Sou um fascista; considero o fascismo um grande sistema econômico e social....."

Porém, afirmo que, caso fossem honestos, a vasta maioria dos políticos, intelectuais e ativistas do mundo atual teria de dizer exatamente isto a respeito de si mesmos.....

O "fascismo" é o sistema de governo que carteliza o setor privado, planeja centralizadamente a economia subsidiando grandes empresários com boas conexões políticas, exalta o poder estatal como sendo a fonte de toda a ordem, nega direitos e liberdades fundamentais aos indivíduos e torna o poder executivo o senhor irrestrito da sociedade.

Tente imaginar algum país cujo governo não siga nenhuma destas características acima. Tal arranjo se tornou tão corriqueiro, tão trivial, que praticamente deixou de ser notado pelas pessoas. 

Praticamente ninguém conhece este sistema pelo seu verdadeiro nome.

É verdade que o fascismo não possui um aparato teórico abrangente. 

Ele não possui um teórico famoso e influente como Marx. 

Mas isso não faz com que ele seja um sistema político, econômico e social menos nítido e real. O fascismo também prospera como sendo um estilo diferenciado de controle social e econômico. 

E ele é hoje uma ameaça ainda maior para a civilização do que o socialismo completo. 

Suas características estão tão arraigadas em nossas vidas — e já é assim há um bom tempo — que se tornaram praticamente invisíveis para nós.

E se o fascismo é invisível para nós, então ele é um assassino verdadeiramente silencioso.

-----> Assim como um "parasita suga seu hospedeiro', o fascismo impõe um estado tão enorme, pesado e violento sobre o livre mercado, que o capital e a produtividade da economia são completamente exauridos. 

O estado fascista é como um "vampiro que suga a vida econômica' de toda uma nação, causando a morte lenta e dolorosa de uma economia que outrora foi vibrante e dinâmica. (Continua).