DA SERIE:
"ZORRA TOTAL (NA TERRA DOS TUPINAMBÁS....)"
E na Terrinha do "Faz-de-conta".....
E mais uma vez, desta vez na Bahia, a realidade mais uma vez superou a farsa (no sentido estrito que a expressão tem no teatro e na TV).
Para comprovar, basta ver as fotos oficiais distribuídas pela Secretaria de Comunicação do Governo Jaques Wagner sobre o "comício" que marcou, quarta-feira, 11, a entrada do Metrô de Salvador na fase inaugural de "operação assistida", com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff....
As imagens foram produzidas um dia depois do "palanque" gratuito de propaganda em rede nacional de rádio e televisão.
A título de pronunciamento presidencial sobre a realização da Copa do Mundo no Brasil (evento planetário aberto quinta-feira em São Paulo sem um "boa tarde" de Dilma sequer, inútil tentativa de escapar de vaias).
Na mais mostrada fotografia em Salvador, vê-se uma sorridente Dilma na cabine de maquinista, no aparente comando do metrô que ela entregou aos soteropolitanos em meio aos improvisos de praxe que tem marcado sua gestão.
---> Apenas sete quilômetros de trilhos (dos 14 previstos na primeira etapa) e quatro estações em funcionamento, depois de 14 anos de obras e mais de R$ 1 bilhão enterrados em vários governos e campanhas eleitorais.
(Nota: "Viagem" "inaugural" do metrô de Salvador. Foto: Manu Dias)
Dilma aparenta estar tranqüila e feliz na Bahia.
Sem os "tiques e toques" denunciadores de tensão, medo e raiva que ela exibiu alternadamente nos diferentes momentos em que foi flagrada por câmeras inclemente de TV na tarde incandescente e histórica do Itaquerão.
Uma data de nunca esquecer.
Para o bem ou para mal....
O governador Jaques Wagner está ao lado da presidente, na cabine do metrô "enfeitado" inesperadamente com tinta vermelha – como pedia a festa petista – sobre seu original tom “azul cobalto”......
Em outra imagem, feita minutos antes de sentar na cadeira de comando da locomotiva, a presidente aparece abraçada ao companheiro de partido, governador do Estado, que não se candidatou a nada, em 2014, para dedicar-se inteiramente à tarefa de coordenador, no Nordeste, da campanha de reeleição da atual ocupante do Palácio do Planalto....
Diante das fotografias da Secom-BA, estampadas nos jornais e blogs locais, é praticamente impossível não lembrar do programa Zorra Total, o humorístico semanal da TV Globo, sucesso nacional há tempos.
Principalmente da personagem "Dilmaquinista", um dos quadros de maior apelo popular da engraçada atração dos sábados à noite na TV.
Na festa política quase particular - com a área cercada de seguranças por todos os lados - proibida a participação popular, mas aberta aos maiorais do PT e aliados governista de todas as plumagens, boa parte ex-carlistas -, o próprio Wagner se encarregou de fazer a associação.
Afinal, fora dele próprio a idéia e sugestão de fazer a companheira sentar na cadeira de comando do trem, como uma "Dilmaquinista" da vida real....
“Tem um programa de televisão que colocaram uma figura muito simpática conduzindo o trem Brasil.
Aí se pergunta: presidenta, posso lhe pedir uma coisa, a senhora pode sentar na cabine do metrô? Ela sentou e estava uma graça conduzindo o metrô de Salvador”, disse o governador em seu discurso.
Risos, palmas. De aliados e claque presentes....
Estava formado então o cenário de "Zorra Total" "político-eleitoral" "encenado" no começo desta semana em Salvador.
"No clima da pré campanha, com direito a "baianas", Olodum e Ilê Aiyê. E a presidente caprichou na interpretação. Em sua fala, fez graça até com o apelido de "calça curta", dado pela população ao metrô em fase experimental.
"Mas estamos inaugurando aqui o "metrô calça comprida", porque a linha vai ter continuidade. Nós já temos recursos inteiramente reservados para continuidade da linha 1”, registra a Tribuna da Bahia sobre a fala da presidente na festa baiana.
Ainda bem, respiram mais aliviados os soteropolitanos atravancados em uma das capitais brasileiras mais caóticas em termos de mobilidade urbana do Brasil.
Já imaginaram o que seria a presidente dizer agora - já com a sua campanha de reeleição a pleno vapor, apesar das vaias e insultos de quinta - feira em São Paulo – que vai faltar dinheiro para concluir a primeira etapa de uma obra que se arrasta há quase uma década e meia?
Para completar, Dilma, batizada pelo ex-presidente Lula de "mãe do PAC", quando comandava a Casa Civil do governo petista, chamou o ex-secretario Rui Costa, que Wagner empurrou como candidato à sua sucessão, "Pai do PAC na Bahia" na festa do metrô.
Costa carrega a lanterna nas pesquisas de intenção de voto entre os três principais candidatos ao Palácio de Ondina.
Com 9% de aceitação popular, segundo o IBOPE, perde para Paulo Souto, do DEM, com 40%, e a socialista Lídice da Mata, com 11%......
Então, a "Zorra Total" é pouco não é????
(fonte: Tribuna da Bahia)