ASTRONOMIA -
Explosão em estrela pode ser vista a olho nu durante a madrugada......
Pela segunda vez nesse ano, o céu é do hemisfério Sul é palco de uma violenta explosão estelar.
O evento fez surgir uma nova luz no firmamento e que pode ser vista facilmente durante as madrugadas sem auxílio de instrumentos.....
Batizada de Nova Centauri 2013, a explosão foi detectada primeiramente no dia 2 de dezembro pelo astrônomo amador John Seach, na Austrália, que registrou um súbito brilho de magnitude 5.5 em um campo de visão onde o objeto mais intenso não brilhava mais que a magnitude 11.
No mesmo dia, o repentino clarão foi confirmado pelo também astrônomo amador Steven Graham, da Nova Zelândia, que ao checar as imagens das câmeras de céu amplo (allsky cameras) notou o novo objeto brilhante na área mencionada por Seach.
Em 3 de dezembro, imagens feitas com telescópio robótico de 500 milímetros pelos astrônomos Ernesto Guido, Nick Howes e Martino Nicolini mostraram que Nova Centauri 2013 havia evoluído e estava três vezes mais brilhante, passando de 5.5 para 4.7 magnitudes.
Os dados também mostraram fortes linhas de emissão nos comprimentos de onda do hidrogênio.
Segunda no ano - Nova Centauri 2013 é a segunda explosão desse tipo observada este ano. Em agosto foi a vez da Nova Delphi 2013, que atingiu inicialmente a magnitude 6.0 e se tornou um objeto fácil de ser observado.....(...)