É NOTÍCIA!
SAÚDE PÚBLICA -
Argentino atuando pelo "Mais Médicos" é investigado por superdosagem de antibiótico......
O próprio Ministério da Saúde reconhece que só iniciou as investigações após protestos na web.......
Quem conseguiu acompanhar o Twitter na segunda quinzena de outubro, ficou indignado ao ver várias vezes replicada em suas timelines a denúncia de um erro médico cometido por um integrante do Mais Médicos.
Tanto havia sentido no que fora espalhado na rede que o Ministério da Saúde, finalmente, tomou alguma atitude e iniciou uma investigação para apurar melhor o ocorrido.
É o que destacou o Globo:
"O Ministério da Saúde abriu nesta terça-feira uma investigação contra o médico argentino Juan Carlos Cazajus por suposto erro médico na prescrição de medicamentos a um paciente em Tramandaí, no litoral norte do Rio Grande do Sul. A prescrição, datada de 8 de outubro, indicava o uso intensivo do antibiótico Azitromicina 500mg, numa dose muito superior à recomendada pela literatura médica. O profissional começou a atuar na cidade há 15 dias no programa Mais Médicos do governo federal."
O próprio Ministério da Saúde reconheceu que só iniciou o procedimento após o barulho ocorrido na mídia, provando que a fiscalização do programa anda um tanto falha:
Em nota, o Ministério da Saúde informou que está em Tramandaí para “acompanhar e avaliar” a atuação do profissional, após a comunicação de prescrição de uma dose “possivelmente inadequada” de um antibiótico.
Não houve nenhuma denúncia formal contra o médico e a investigação foi motivada por informações da imprensa.....
(Caso em aberto.....)
(fonte: UOL, Globo)