DA SÉRIE:
"CORONELISMO BARATO & PROTECIONISMO LULISTA...."
(Reportagem de Hugo Marques publicada em edição da revista VEJA)
CELAS "ESPECIAIS" PARA OS "MENSALEIROS"...
BRINCANDO COM O DINHEIRO PÚBLICO...
ENTRE A CELA E A SALA....
Às vésperas da eventual decretação da prisão dos "mensaleiros", a Justiça manda suspender obras em presídio que estava sendo reformado para dar mais "conforto" aos petistas condenados nos casos de corrupção e desvio de dinheiro público....
É inquestionável que no sistema prisional brasileiro impera, como regra, o sistema de punição extremada adicional....
Um criminoso condenado à pena de privação da liberdade vai ser submetido na penitenciária a uma série de outros castigos.
Com certeza vai ser achacado por grupos de bandidos que comandam o comércio de drogas e produtos ilegais na cadeia e que vão exigir um pedágio para que os familiares consigam fazer chegar ao preso pacotes com roupas, comida e cartas.
Com raras exceções, o presidiário vai ter de sobreviver em celas superlotadas, em condições desumanas.
Ou seja, adicionalmente à pena de perda da liberdade, ele sofrerá castigos extremos aos quais a Justiça não o condenou.
Esse é o destino que espera alguns dos mensaleiros condenados pelo Supremo Tribunal Federal a penas de prisão fechada, caso se confirme a sentença, com a aceitação ou não dos embargos infringentes....
É justo submetê-los ao inferno carcerário brasileiro convencional ou, por se tratar de "políticos", banqueiros e empresários, o grupo não deveria cumprir pena no mesmo ambiente onde estão estupradores, assassinos e assaltantes violentos?
Essa é a discussão que, certamente, se seguirá ao ato final da eventual condenação dos mensaleiros pelo STF....
Juízes encarregados de fiscalizar os direitos dos presos dizem que não é aceitável colocar os "mensaleiros" em prisões comuns.
Isso equivaleria a expor a vida deles a riscos de morte e agressão violenta.
Há consenso entre especialistas em torno dessa questão de que é preciso evitar esse tipo de situação....
Minimizar esses choques, porém, é bem diferente do que se tentou fazer em Brasília, onde o governo [petista] do Distrito Federal mandou construir quatro celas especialmente para receber os mensaleiros condenados.
Seriam celas individuais com televisão, cama, chuveiro elétrico e banheiro privativo — uma ala com grau de conforto inaudito em uma penitenciária brasileira.....