sábado, 17 de agosto de 2013

TERREMOTO NA NOVA ZELÂNDIA....

SISMOLOGIA -



Os tremores constantes na Nova Zelândia

Poderoso terremoto de magnitude 6,5 sacodiu a Nova Zelândia


NOVA ZELÂNDIA - Um terremoto de 6,5 graus na escala Richter atingiu o sul da capital de Wellington na Nova Zelândia, e colocou trabalhadores e moradores em pânico nas ruas em  apenas algumas semanas depois de um tremor semelhante atingiu a cidade. 

O tremor ocorreu 10 quilômetros a sudeste da cidade de Seddon, a uma profundidade de oito quilômetros e foi seguido por pelo menos sete réplicas, todas com mais de magnitude 4.4. Até o momento, não houve relatos de feridos ou grandes danos a edifícios. Não havia nenhuma ameaça específica de um tsunami generalizado, segundo o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico. 

O principal tremor foi inicialmente relatado como de magnitude 6,0 por NZ GeoNet. O Serviço Geológico dos EUA (USGS) mediu o terremoto de 6,8 graus de magnitude. O tremor foi posteriormente rebaixado para a 6.5. 

O distrito University e negócios foram evacuados. Relatórios locais disseram que o tremor foi sentido tão longe quanto Gisborne, Auckland e Hamilton.

O tremor causou um choque violento em Wellington, onde os trabalhadores de escritório mergulharam para baixo de suas mesas. Houve relatos de cortes de energia para as áreas da Ilha do Sul, e do aeroporto de Wellington foi brevemente fechado para verificar a pista de danos. O aeroporto de Wellington foi brevemente fechado para verificar a pista de danos. 

Os serviços de trem também foram interrompidos em caso de tremor  e tinha afivelado no terremoto, mas a polícia disse que havia recebido nenhum relato de ferimentos ou danos significativos. Elevadores estavam fora de ação em alguns edifícios de escritórios e, como os tremores continuaram, muitas empresas mandaram seus funcionários para casa mais cedo na sexta-feira à tarde, causando grandes engarrafamentos na capital. 

"Esta área em particular é muito ativo nos últimos dois meses. Esta é uma continuação dessa atividade ", um sismólogo do Geoscience da Austrália, disse, observando que um terremoto de 6,5 graus de magnitude na mesma área em 21 de julho causou danos. 

Houve centenas de tremores secundários desde o terremoto  de julho, com os moradores temem uma repetição de um terremoto devastador que atingiu Christchurch em fevereiro de 2011, matando 185 pessoas. 

Nova Zelândia está no limite das placas tectônicas Australiana e Pacífico, formando parte do chamado "Anel de Fogo" e experimenta-se a 15.000 tremores por ano. -ABC.net (credito: Daniel Lucas)

Aug 16 NZ