segunda-feira, 19 de agosto de 2013

MITOLOGIA (1) - O MONTE OLIMPO.....

MITOLOGIA -



O MONTE OLIMPO.....

Na Grécia Antiga, as pessoas seguiam uma religião politeísta, ou seja, acreditavam em vários deuses. Hoje em dia, para nós tudo não passa de mitos, mas os gregos antigos acreditavam muito nessas divindades e achavam que elas habitavam um palácio no topo do Monte Olimpo, a mais alta montanha da Grécia,  que chega a ultrapassar as nuvens. Localiza-se próximo do mar Egeu, na Tessália. Lá de cima, os deuses decidiam a vida dos humanos e se deliciavam com o ambrósia e o néctar, o alimento e bebida que lhes possibilitava a imortalidade. Mas apesar de serem imortais, os deuses possuíam características e comportamentos semelhantes aos seres humanos: raiva, tristeza, alegria, medo, paixão, ciúme etc. Inclusive, muitas vezes, eles se apaixonavam por seres humanos comuns e desciam de sua morada divina para se relacionarem com eles, o que acabava dando origem a filhos semi-deuses ou heróis, como Hércules, Teseu e Perseu, só para citar os mais famosos.

Mas antes de conhecer melhor os Deuses Gregos, temos de saber como tudo começou...

Tudo se inicia com:

Caos: a escuridão total, o completo vazio, o nada. E Dele, surgiu:

Gaia (a Terra), e outros seres divinos primordiais: 

Tártaro (as trevas abismais), 
Eros (o amor), 
Érebo (a escuridão) 
Nix (a noite - irmã de Érebo). Érebo desposou Nix, gerando:

Éter (a luz) e Hemera (o dia).

Sem intermédio masculino, Gaia deu à luz Urano (o céu) que então a fertilizou. 

Urano fazia seguidos filhos em Gaia, mas como nunca se afastava dela, seus descendentes, entre eles os "titãs", permaneciam presos no ventre da mãe. 

Insatisfeita com a situação, Gaia incentivou um de seus filhos, o titã chamado Cronos, a decepar os órgãos genitais de Urano, fazendo com que este se separasse dela e os outros filhos pudessem nascer. 

Cronos assim fez e então nasceram os outros "titãs", que eram: 

  • Oceano (os mares e rios), 
  • Hipérion (a representação original do sol, possuía as características que seriam mais tarde atribuídas a Hélios e depois a Apolo), 
  • Céos, 
  • Crio,
  • Jápeto,
  • Téia, 
  • Réia, 
  • Têmis, 
  • Mnemosine, 
  • Febe e, 
  • Tétis. 

Hipérion se uniu com Téia, que então gerou Selene (a Lua), Hélios (o Sol) e Eos (a Aurora). ....

Também nasceram de Gaia os "Ciclopes" - gigantes de um olho só, e os Hecatônquiros (ou Centímanos), gigantes que possuíam cem braços e cinquenta cabeças.

Cronos desposou sua irmã Réia e, como foi ele quem enfrentou o pai, passou a reinar entre seus irmãos Titãs. 

Os Hecatônquiros e os Ciclopes, ele aprisionou no Tártaro, as trevas abismais, a região mais profunda do mundo dos mortos, com medo de que esses monstros gigantes resolvessem se rebelar contra ele... 

Mas acontece que Urano profetizou que Cronos também seria destronado por um de seus filhos. 


Com medo, Cronos engolia todos os filhos que tinha com Réia, mal eles nasciam, para evitar que a profecia se concretizasse. 

Assim aconteceu com Hera, Hades, Poseidon, Héstia e Deméter...
Réia fica horrorizada e quando descobriu que estava grávida do sexto filho, ela decide salvá-lo, e vai parir secretamente a criança numa caverna em Creta, bem longe de Cronos. 

Lá, Réia dá à luz seu filho que chama de Zeus e o deixa aos cuidados das ninfas da floresta...

Logo Réia retorna ao Palácio de Cronos, enrola em panos uma pedra e depois dá ao seu marido, que engole achando ser o sexto filho.

Quando Zeus cresceu, ele se tornou um esplêndido homem e desposou Métis, que forneceu-lhe uma poção para fazer Cronos vomitar todos os filhos que havia engolido. 

Eles ainda estavam vivos dentro da barriga de Cronos, afinal, eram imortais. 

Zeus disfarçou-se de viajante e deu a bebida a Cronos, que regurgitou todos os filhos que tinha devorado. 

Agora adultos, eles se juntaram a Zeus para enfrentar seu pai, dando origem a uma guerra, de Deuses contra os Titãs, cujo o resultado definirá quem comanda o mundo e o universo.

Os Titãs lutaram ao lado de Cronos, eles atacavam jogando enormes blocos de pedra em chamas contra os deuses, e Zeus revidava lançando sobre o exército de seu pai a fúria dos raios. 

O confronto sacode a Terra

Apolo lança uma chuva de flechas enquanto Poseidon, com um só golpe de seu tridente, racha em duas a ilha de Cós e joga uma das partes sobre um dos titãs , que é achatado e desde aquele dia passou a ser a ilha de Nisiro. 

Atena faz a mesma coisa e, arremessando uma enorme rocha, esmaga outro titã que se torna a ilha da Sicília. 

No entanto, os deuses só conseguiram vencer realmente quando libertaram os Ciclopes e os Hecatônquiros, que, como já dito, foram aprisionados por Cronos. 

Mas agora libertados, esses monstros gigantes ajudaram os Deuses e assim eles venceram a guerra e aprisionaram os Titãs nas profundezas do Tártaro....

Estão lá, muito abaixo da terra, e as inúmeras erupções vulcânicas provam que até hoje eles continuam vivos e tentando se libertar

Para Atlas, porém, Zeus deu um castigo especial. O deus condenou o "titã" a sustentar eternamente o Céu nas costas, impedindo que ele mais uma vez se unisse à Terra.  

Alcançada a vitória, os deuses partilharam o universo, Zeus ficou com o céu e a Terra, 
Poseidon ficou com os mares e Hades ficou com o mundo dos mortos... 

A humanidade foi criada por Prometeu (leia esta história).

A mitologia grega serviu de inspiração também para os romanos. 

Desta forma, eles passam a adorar os mesmos deuses dos gregos, dando-lhes, no entanto, apenas nomes diferentes. Enfim, confira depois os 12 deuses gregos, com os seus respectivos nomes romanos entre parênteses (in "Mitologia (2) - Os 12 Deuses")

(continua....)