A Coreia do Norte exigiu nesta quinta-feira a retirada de sanções da ONU impostas ao país por seus testes nucleares e de mísseis, e um compromisso dos EUA de não se envolverem em "prática de guerra nuclear" com a Coreia do Sul, se Washington realmente busca um diálogo para resolver a tensão na região.
NÚMERO DE OGIVAS POR PAÍS - Estima-se que existam mais de 17 mil ogivas nucleares no mundo, de acordo com a Federação de Cientistas Americanos. Do total, cerca de 4.300 são consideradas operacionais.
"Se os Estados Unidos e o fantoche do Sul têm o menor desejo de evitar uma martelada do nosso Exército e do povo... e realmente desejam o diálogo e negociações, eles devem tomar uma decisão firme", disse a Comissão de Defesa Nacional do Norte em comunicado.
"Em primeiro lugar, as resoluções com sanções do Conselho de Segurança da ONU que foram fabricadas com motivos injustos devem ser retiradas", disse a entidade militar superior do Norte, em um comunicado divulgado pela agência oficial de notícias KCNA.
(via Terra/ REuters/ AFP, G1, R7)