É NOTÍCIA -
Equipes de resgate do México mantêm buscas na sede da Pemex após explosão
Segundo ministro, trabalho será mantido até que haja certeza de que não há mais vítimas sob os escombros; explosão deixou 25 mortos e 101 feridos na quinta-feira
O ministro do Interior do México, Miguel Osorio Chong, disse que, apesar de não haver certeza se algumas das 10 mil pessoas que diariamente circulam no complexo de três prédios estariam presas no edifício administrativo de cinco andares atingido, as equipes de resgate seguirão trabalhando no local até que estejam seguras de que não há mais vítimas.
Ajudados por cachorros, 500 resgatistas fazem buscas no local enquanto parentes de empregados foram à área do complexo em busca de informações - alguns tentando encontrar seus entes queridos pelo celular.
"O carro dele está aqui. Já liguei umas 20 vezes e não consigo falar com ele", disse José Luis García, de 56 anos, que procurava o filho de 35 anos.
A explosão aconteceu às 15h45 (19h45 em Brasília), durante a troca de turno - o que tornou a área particularmente movimentada - e atingiu o porão e os dois primeiros andares, que, segundo os resgatistas, caíram um sobre o outro. Imagens de TV mostravam escombros espalhados na frente do edifício, além de ambulâncias da Cruz Vermelha atendendo os feridos.
As causas da explosão no prédio administrativo que fica perto da torre de 51 andares da Pemex, no centro da área comercial da cidade, ainda estão sob investigação, segundo a companhia de petróleo. "A investigação deve determinar dado precisos, confiáveis e contundentes para conhecer a origem e as causas do sinistro", disse o ministro do Interior na noite de quinta.
As teorias vão de curto circuito, problema de ar-condicionado a um possível ataque. Previamente ao incidente, a Pemex informou por meio do Twitter que sua sede central teve de ser desocupada por uma "falha" no fornecimento de energia........
Parentes de empregados da companhia se reuniram do lado de fora do prédio para buscar informações, segundo a imprensa local.
"Foi uma cena chocante, a energia elétrica acabou e em instantes havia escombros por todo lugar. Colegas nos ajudaram a sair do prédio", disse o sobrevivente Cristian Obele.
"As pessoas começaram a correr do prédio cobertas de poeira. Muitos destroços voaram", disse outra testemunha.
Penã Nieto e o prefeito da Cidade do México, Miguel Angel Mancera, foram ao local da explosão. "Lamento profundamente as mortes de nossos colegas da Pemex. Minhas condolências para os parentes", disse o presidente por meio do Twitter. Ele ordenou que uma investigação seja realizada para descobrir as causas do acidente.
Nos últimos anos, a Pemex tem sofrido uma série de acidentes fatais....
Em setembro, uma explosão deixou 30 mortos em uma usina processadora de gás natural no norte do país....
(agradecimentos: IG, AP, BBC e Reuters)