MEIO-AMBIENTE
É NOTÍCIA......
Depois de, no fim-de-semana passado, a poluição na China ter atingido níveis máximos, a NASA revela fotografias aéreas do fenômeno e investigadores americanos preocupam-se com a possibilidade de o ar poluído atingir os EUA. Em Pequim, usam-se máscaras e fazem-se piadas sobre o assunto.
Um grupo de investigadores americanos da Universidade de Washington-Bothell, em Seattle, Washington, tem estudado a forma como a poluição se move pelo mundo. Uma vez que não existem fronteiras para a poluição atmosférica e como as partículas poluentes depois de emitidas nunca mais desaparecem, os cientistas dizem que a massa de ar poluído que afetou a China poderá atingir os Estados Unidos.
Segundo o professor de química atmosférica e ambiental daquela universidade, Dan Jaffe, as correntes de ar sentidas nas latitudes médias do Hemisfério Norte fazem com que a poluição chinesa possa vir a atravessar o oceano Pacifico pelo que – se as condições atmosféricas se mantiverem - substâncias como mercúrio, ozono, enxofre, óxidos de azoto, carbono e poeira do deserto podem alcançar a costa oeste dos Estados Unidos em poucos dias. Um dos exemplos recentes que melhor ilustra esta situação é as tempestades de areia provenientes do deserto Gobi que, em 1998 e 2001, transportaram vários poluentes para os EUA.
Os níveis de poluição em Pequim atingiram valores na ordem dos 400 microgramas por metro cúbico de ar, segundo leituras oficiais chinesas e foram considerados perigosos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). As autoridades alertaram para que as pessoas – sobretudo idosos e crianças - permanecessem dentro dos edifícios e, nas zonas mais afetadas, as auto-estradas foram cortadas e a prática de atividades ao ar livre proibida.
(agradecimentos - Jornal Publico)
" E Quando o Dia se tornou Noite...."
" E Quando o Dia se tornou Noite...."