Fenômenos Solares - Do Buraco Coronal
De acordo com informações do portal Spaceweather.com (Clima Espacial) a Terra está entrando em um período de fluxo de vento solar de alta velocidade e a fonte do vento é um Buraco Coronal no Sol.
A imagem que foi obtida pelo Observatório Dinâmico Solar da NASA, durante as primeiras horas de 17 de dezembro de 2012, mostra um buraco coronal de grandes dimensões, e que parece se dilatar....
Um buraco coronal é um lugar na atmosfera do Sol, onde o campo magnético solar se abre, permitindo a fuga do vento solar.
Este "buraco" em particular é um buraco coronal localizado muito abaixo do hemisfério sul de nossa estrela, de modo que está emitindo um fluxo que não está se dirigindo diretamente para o nosso planeta.
Até o momento, os meteorologistas do NOAA estimam uma pequena chance (20%) de ocorrerem tempestades geomagnéticas, no entanto, os observadores de alta latitude podem ficar atentos para formações de auroras boreais.
Um buraco coronal é um lugar na atmosfera do Sol, onde o campo magnético solar se abre, permitindo a fuga do vento solar. Este buraco em particular é um buraco coronal localizado muito abaixo do hemisfério sul de nossa estrela, de modo que está emitindo um fluxo que não está se dirigindo diretamente para o nosso planeta. Até o momento, os meteorologistas do NOAA estimam uma pequena chance (20%) de ocorrerem tempestades geomagnéticas, no entanto, os observadores de alta latitude podem ficar atentos para formações de auroras boreais.
Créditos Gério Ganimedes (PQA)-/ imagem Nasa