sábado, 17 de novembro de 2012

"TERREMOTO FORTE EM TONGA - em 17/11/ 2012....."



17 novembro de 2012 - 
Atualizações......

LOCAL:  TONGA - 

Um poderoso  "terremoto" de magnitude 6,1 atingiu ao longo da fronteira  da placa do Pacífico, perto da vala  de Tonga. 

O terremoto ocorreu a uma profundidade de 9,8 km (6,1 milhas)

O epicentro do terremoto foi a 174 km (108 milhas) ENE de Neiafu, Tonga.  

O "Terremoto" de hoje  de 6.1 é o nono maior terremoto a atingir o planeta nos últimos 9 dias. 

A seqüência atual de atividade sísmica começou em 8 de novembro, com terremotos sucessivos  - atingindo Vancouver, Ilhas, Myanmar, Guatemala, do Golfo do Alasca, Aisen e Chile Coquimbo, México, Ilhas Curilas e, por último, a região de Tonga.....

NOTA: "Tonga",  é uma monarquia constitucional da Oceania, integrante da Polinésia e formado pela união de 172 ilhas de mesmo nome, também conhecidas como 'Ilhas Amigáveis'.....


NOTA - 
Através de seu território marítimo, faz "fronteira" ao norte com o território ultramarino francês de Wallis e Futuna e com Samoa; a nordeste com a Samoa Americana; a leste com os territórios de Niue e Ilhas Cook - pertencentes à "Nova Zelândia"....





---------------
OBS.: (2)
E se a "conta" tiver certa, foram ao menos 06 (seis) dias muito "agitados" nas Placas do Pacifico e de Nazca, com muito tremores considerados "FORTES"....

  • 11/11 Myanmar 6.8
  • 11/11 Costa da Guatemala 6.5
  • 12/11 Golfo do Alasca 6.4
  • 13/11 Região do  Chile 6.0
  • 14/11 Coquimbo  - Chile 6.1
  • 15/11 Guerreiro  - México 6.0
  • 16/11 Ilhas Curillas - Rússia 6.0
  • 17/11 Região de Tonga 6.4
----------------------------------



NOVOS TREMORES E VULCÃO 'ENFURECIDO' NAS ILHAS CURILLAS...


"INDONÉSIA - Monte Rokatenda em Sikka , oeste de  Nusa Tenggara (NTT), continua a  soltar cinza vulcânica em seu bico. 
Moradores que vivem ao redor do vulcão ter supostamente sido evacuado para o abrigo na aldeia Hewuli escritório administrativo em Alok distrito  de  Barat.  
A  Agência de Gestão de Desastres de Sikka (BPBD) informa que 196 moradores que vivem em torno do Monte Rokatenda havia fugido para a cidade Maumere.  
A nuvem de cinzas do Monte Rokatenda afetou água armazenada em reservatórios sobre os telhados das casas ao redor do vulcão.  Moradores recolheram a água da chuva para compensar o impacto de uma erupção. 
Até seis de 109 moradores da aldeia Awa nos abrigos foram tomadas para  o  Maumere  hospital sofrendo de várias doenças, tais como olho respiratória e irritação da pele. 
Uma equipe da Secretaria de Saúde  de Sikka forneceu recentemente aos  evacuados com o tratamento médico contra infecções tosse, gripe e respiratório. 
O Chefe do BPBD de Sikka  Silvano M. Tibo disse que o estado de alerta do vulcão permaneceu no nível 3, com o maior sendo uma, de acordo com o relatório do posto de observação do vulcão Rokatenda em Ropa, Ende regência, de modo que o vulcão (ainda) não é considerado perigoso......"

 (agradecimentos Jakarta Post, UND, google)