IMAGENS DA SEMANA ......
TEMPESTADE SANDY - Imagens de satélite registradas na última segunda-feira mostraram que a 'extensão' da 'super tempestade' "Frankenstorm", provocada pelo furacão "Sandy", é superior a 1500 km de comprimento e se estende até o norte dos Grandes Lagos, já no Canadá....
O furacão entrou ontem na costa leste dos EUA com ventos superiores a 130 km/h.
Imagens feitas pelo satélite de sensoriamento SUOMI, da NASA, mostram o enorme raio de atuação de Frankenstorm, uma enorme tempestade criada pela fusão de três sistemas meteorológicos diferentes sobre os EUA.....
As cenas mostram a "gigantesca área" de instabilidade que se formou durante o choque e que provocou precipitações de mais de 300 milímetros de chuva nas áreas costeiras e cerca de 1 metro de neve nas montanhas Apalaches.
Nas áreas costeiras, o efeito da "tempestade" foi amplificado ainda mais devido à presença da Lua Cheia, que elevou as marés altas. Em Nova York e Nova Jersey, cidades fortemente castigadas pela tormenta, a maré alta superou a marca de 3 metros acima do nível normal e provocou diversos alagamentos, principalmente em áreas próximas da costa.
Em Nova York, o prefeito ordenou a evacuação de quase 400 mil pessoas das áreas litorâneas, que foram severamente atingidas. Em sua passagem pelo Caribe Sandy deixou 61 mortos.....
As imagens de satélite mostram que "Sandy" tocou a costa leste americana na altura de Nova Jersey no início da noite da última segunda-feira.
Os intensos temporais e rajadas de ventos superiores a 150 km/h, deixando mais de 7 milhões de pessoas sem energia elétrica em 13 estados.
Em Nova York, 260 pacientes precisaram sair às pressas de um hospital depois que o sistema de geradores de emergência "falhou"......
Em Virgínia Ocidental, nos Apalaches, o NHC prevê queda de neve que poderá ultrapassar 1 metro acumulado entre terça e quarta-feira.
Em boletim divulgado às 06h00 BRST (Horário de verão brasileiro), o NHC informou que o centro da tempestade tropical "Sandy" se localizava sobre as coordenadas 40.5 N e 77.0 W, aproximadamente a 24 km do leste York, no estado da Pensilvânia...."
Fonte/ Créditos: ABC, NOAA/GOES, NHC, NWS, UOL/AP.11/reuters/g1/BBC/globo/R7)
(ESCURIDÃO TOTAL EM NOVA YORK.....)
(NAVIO 'LANÇADO' COMO 'PAPEL' NA COSTA NOVA-IORQUINA...)