terça-feira, 20 de novembro de 2012

"EXCESSOS DE FERIADOS......."


ECONOMIA - 

Feriados irão 'RETER' um "Paraná" do PIB brasileiro.....


Alguns setores, como os de entretenimento e turismo, até comemoram os feriados, mas os dias de folga, custarão à economia brasileira em 2013 uma cifra correspondente ao PIB do Paraná e superior ao de toda a região Norte....

Segundo cálculo do economista Gabriel Leal de Barros, da FGV, feito a pedido da Folha, o peso dos feriados nacionais em dias úteis será de 3,1% no PIB de 2013 - o equivalente a R$ 166 bilhões.

Em 2012, o custo dos feriados foi ainda maior. De acordo com a projeção, feita com base nas previsões do PIB brasileiro do Banco Mundial, os dias livres consumiram R$ 173 bilhões - 4% do PIB Nacional.....

Segundo Leal, o menor peso em 2013 se deve ao fato de mais feriados ocorrerem em finais de semana - quatro, ante dois de 2012.

Trata-se de uma estimativa aproximada, diz Leal, pois a conta desconsidera a produção de bens e serviços em feriados de dias úteis.

Ou seja, é como se toda a economia fosse paralisada, o que não ocorre em alguns ramos de serviços, turismo e comércio, entre outros. "Mas os ganhos desses setores não compensam o custo dos feriados", afirma o economista.

A conta não inclui os dias "enforcados" nos feriados prolongados nem as datas comemorativas instituídas por Estados e municípios.
São considerados apenas os feriados nacionais.


E quando for época de Olimpíadas e Copa do Mundo?!?.... Falência Nacional?!?.....
O Tempo dirá.....





(FONTE: IG)