DIVULGANDO...
MAIS UM "ASTERÓIDE"......
"As imagens acima são de um asteroide, que passou a apenas 6,5 milhões de quilômetros da Terra, em 5 de novembro de 2012."
Através de um equipamento de varredura, equipado com uma antena de 70 metros, cientistas da NASA no Deep Space em Goldstone, na Califórnia, revelaram imagens obtidas pelo radar dedicado, de um asteroide que passou perto da Terra dias atrás. O asteroide 2007 PA8. A distância medida do asteroide com relação a Terra foi no dia 28 (10 milhões de quilômetros), no dia 29 (9 milhões de quilômetros), sendo sua aproximação máxima de 6,5 milhões km no dia 5 de novembro de 2012, o que equivale a aproximadamente menos de 17 vezes a distância da Terra a Lua. Os cientistas da NASA (JPL-Laboratório de Jato Propulsão) escolheram o asteroide 2007 PA8 devido ao seu tamanho e proximidade com à Terra no ponto de maior aproximação. A perspectiva nas imagens é semelhante ao ver o asteroide de cima de seu polo norte. As imagens segundo os cientistas da NASA são mostradas na mesma escala.
Segundo especialistas do JPL as imagens do asteroide 2007 PA8, obtidas pelo radar, mostram que é um objeto alongado, de forma irregular com cerca de 1,6 km de largura, com sulcos e talvez crateras. Os dados também indicam que o 2007 PA8 gira muito lentamente, cerca de uma vez a cada três ou quatro dias. Esta passagem foi à abordagem mais próxima da Terra feita por este asteroide, pelo menos nos próximos 200 anos. Embora a sua órbita seja bem conhecida e sua distância seja pequena a níveis astronômicos não é considerado uma ameaça para a Terra, a curto prazo, entretanto é considerado como um “asteroide próximo à Terra”. As observações realizadas no centro Goldstone são uma parte do Near-Earth da NASA Programa de Observações de Objetos Próximos da Terra, ou “Spaceguard”, onde os objetos são descobertos, identificados, caracterizados e rastreados. Na verdade o programa Spaceguard identifica ameaças potenciais para nosso planeta......."
(Agradecimentos: Quartzo Azul pela matéria - Imagem: NASA) - Fonte: Daily Mail UK - Notícia original em inglês - Texto traduzido e adaptado: Gério Ganimedes