CURIOSIDADES DA HISTÓRIA (MUUITO ANTIGAS):
O tão famoso Templo de Apolo tinha a seu serviço jovens gregas que eram escolhidas de famílias ricas para prestar culto ao deus Apolo e atuar como intermédio no oráculo.
Eram as profetisas do templo.
As também chamadas "Sibilas".
Do dicionário, a definição para sibila é "bruxa", "mulher sábia" e "sacerdotisa". Embora as mais famosas fossem as que prestavam culto ao deus Apolo, existiram sibilas também em outras civilizações - como as persa, libanesa, hebraica, délfica, etrusca, etc.
As Sibilas na história:
Na Pérsia existiu uma profetisa chamada Sibilina Babilónica, e ela profetizou os feitos de Alexandre - O Grande.
Na Líbia, havia uma Sibila de Amon, que num templo de Amon, (Zeus), que aconselhou Alexandre - O Grande a quando da sua conquista do Egito.
No templo de Apolo, em Delfos, também existia uma Sibila de grande poder, procurada por pessoas de todo o mundo....
Em Roma, existiu também uma Sibila Etrusca, que foi consultada por César...
Existiu também um Livro Sibilino, um conjunto de oráculos provindos da Sibila de Cumas, compilado pelo Rei Tarquinio 534 a.C. - 509 a.C..
A sibila de Cumas era natural da jónia, ( Turquia), e o seu dom profético revelou-se desde o seu nascimento.
A sibila de Cumas profetizava as suas revelações em versos.
A ela estão ligadas profecias de inestimável valor e surpreendente veracidade, sobre a grande mudança que sofreu o império romano, assim como sobre o nascimento de Jesus e o Cristianismo.
As sibilas praticavam as artes da adivinhação através do contato com espíritos, fazendo-a através de diversos métodos.
Alguns deles ainda hoje são conhecidos: piromancia, necromancia, leituras de pêndulos e varas, incorporação, etc
Na antiguidade, o dom da adivinhação era visto como uma capacidade divina, que alguns possuíam.
Essas pessoas que tinham o dom de contatar com os espíritos, usavam diversos rituais como forma de invocar as divindades e também de receber delas as respostas ás suas questões.
A "mancia", é o termo Grego que exprime a 'capacidade de prever o futuro com recurso à comunicação com o mundo espiritual'.
As Sibilas , (também conhecidas por Pitias ou Pitonisas), consultavam Apolo usando métodos de incorporação, e o seu templo principal situava-se em Delfos;
Afrodite era consultada pelas suas profetizas na ilha de Chipre, onde se situava o templo de Pafos, através de meios necromânticos, usando as entranhas e os fígados de vitimas sacrificiais;
A Deusa Atena era consultada atraves de um oráculo de ossos e conchas;
O deus Asclépio, ( responsável por lendárias curas inexplicáveis milagres no campo da saúde), possuía o seu Templo em Tebas, e era consultado por incubação, ou seja, atraves dos sonhos.
(cont)