NOTINHAS E CURIOSIDADES......
A palavra "trabalho" tem sua origem no vocábulo latino "tripaliu", nome de um instrumento de tortura formado por três (tri) paus (paliu). Originalmente, "trabalhar" significava "ser torturado no tripaliu" (tem lógica ainda se acrescentamos a isso - os péssimos salários e as precárias condições de transporte, a inflação, o chefe-Mala, etc...). Dessa maneira, os escravos e os pobres que não podiam pagar os tributos eram torturados assim. Em outras palavras, quem 'trabalhava' naquele tempo, eram as pessoas pobres.
Com o tempo, o sentido do trabalho ligado à tortura agrega também a conotação que deriva das atividades físicas produtivas, realizadas por camponeses, artesãos, agricultores, pedreiros etc.
Esse sentido foi comum na Antiguidade e atravessou quase toda a Idade Média. Foi apenas no século XIV que o definição de trabalho passou a ser a de 'aplicação das forças e faculdades (talentos, habilidades) humanas para alcançar um determinado fim'.
Atualmente, pode-se definir o termo como qualquer atividade física ou intelectual, realizada por ser humano com o objetivo de fazer, transformar ou obter algo... (Ah....tá!)