7ª.
PARTE
"O MONOLITO
DE BAALBEK" :
MONOLITO
DE BAALBEK MONOLITO DE BAALBEK Trata-se de um enorme bloco de pedra encontrado
próximo da cidade de Baalbek, no Libano. Abandonado próximo de num buraco de
pedra da qual foi extraído a milhares de anos atrás. Pesa cerca 1050 tonneladas
e mede 22 metros de comprimento, o "Monolito" (como é chamado) é o
maior bloco de pedra talhado sobre a face da terra. Quem será que pode
movê-lo?... E como????
Em
Baalbeck, Líbano, encontra-se os 3 maiores e mais pesados monumentos de pedras
do mundo, chamados monolítos e conhecidos como Trilithon. Cada um pesa 1200
toneladas, mede 25 metros
de comprimento, 8 de largura e 5 de altura. O maior peso que podemos levantar
com um guintaste é o ônibus espacial discovery, que pesa 150 toneladas, 1/10 do
peso dos monólitos. Não existe hoje tecnologia para levantá-las, muito menos
posicionadas com tanta precisão. O local onde foram talhadas fica a 3 quilômetros , onde
se encontra uma rocha do mesmo tamanho que nunca foi utilizada pelos
construtores originais. Em virtude do seu tamanho, a misteriosa plataforma
tornou-se um lugar sagrado para as culturas que depois do dilúvio se assentaram
na região. Assírios, persas, gregos e por último os romanos, construíram seus
principais templos sobre a plataforma. Teorias não faltam para explicar como
estes gigantescos monólitos foram posicionados.
“E Yahweh questiona Jó: Agora cinge os teus lombos, como homem; e
perguntar-te-ei, e tu me ensinarás. Onde estavas tu, quando eu fundava a terra?
Faze-mo saber, se tens inteligência. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes?
Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases, ou
quem assentou a sua rocha de esquina, Quando as estrelas da alva juntas
alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam? Ou quem encerrou o
mar com portas, quando este rompeu e saiu da madre....” - Jó 38:3-8
A
literatura contém muitas referências aos enormes monólitos lapidados que foram
usados em antigas construções ao redor do mundo: - Egito, A Grande Pirâmide de
Quéops: “… consiste de 2,5 milhões de blocos de 1 a 40 toneladas cada. É
necessário um motor diesel de 300 hp e um elevador hidráulico para suspender
uma laje de granito de 7 toneladas.” “Os blocos maiores de Gisé pesam 200
toneladas. Os blocos maiores de Tiahuanaco pesam 400 toneladas… - Egito,
complexo de pirâmides de Zoser: “Touros mumificados foram achados em caixões de
pedra que pesam 80 toneladas.” (Fig 5-4) - Egito, pedreiras de Assuã: “O
‘Obelisco Inacabado' próximo a Assuã ainda permanece fixado na rocha. Se
tivesse sido extraído, teria 41,75 metros de altura, com uma base aproximada
de 4,2 metros
em cada lado. O peso total seria de aproximadamente 1.200 toneladas, mais
pesado que qualquer bloco de rocha já manipulado pelos egípcios antigos.”
-
Ilha de Páscoa, Rapa Nui: Das 300 estátuas erguidas, a mais alta possui 20 m ; das 200 estátuas
inacabadas, uma teria 150 m
de altura. Hoje, com um aço resistente, podemos mover pesados objetos, por
exemplo, uma autoclave de 200 toneladas foi movida por 1200 km pelas estradas
ocidentais do EUA em uma carreta de 112 rodas e tracionada por dois grandes
tratores a diesel. Porém algumas coisas são muito grandes para ser movidas por
rodas, e ao invés disso rolos de aço são usados. O farol de 60 m de altura do Cabo
Hatteras foi movido por 800 m
em 1999. Ele pesa bem mais de 1000 toneladas. Para mover o farol uma estrada de
pedregulho compactado foi construída na qual foram colocados grandes placas de
aço. Grades de aço eram então fixadas nas placas da estrada na direção do
movimento. Para executar o movimento rolos de aço foram colocado nas grades e
eram dirigidos por poderosos bate-estacas hidráulicos. Um total de 400
toneladas de aço foram diretamente usadas sob o farol para apoio. O farol era
movido alguns metros e então eram desatarraxadas as placas e grades atrás dele
para serem movidas à frente. Objetos de quilotoneladas também podem ser movidos
em “tank tracks” que são essencialmente rolos de aço que correm em trilhos de
aço. Também foram construídos guindastes de aço que podem erguer várias
centenas de toneladas. Uma corporação de Nova Iorque tem um guindaste
hidráulico enorme que pode erguer 500 toneladas que é usado para erguer
guindastes menores aos topos de edifícios em construção. A NASA
construiu um guindaste que tem a capacidade de levantamento de 430 toneladas
que é usado para erguer o ônibus espacial durante a conexão aos tanques de
gasolina. Foi sugerido que os enormes monólitos erguidos em antigos sítios
megalíticos foram transportados em rolos de madeira. Eu penso que estes autores
não estão atentos à resistência relativa da madeira e do aço. Enquanto uma viga
de perfil em T, de aço, montada verticalmente com ambas as extremidades
fixadas, pode apoiar uma carga de cerca de 100 toneladas, uma viga de madeira
de 2,5 m
de diâmetro do mesmo comprimento pode apoiar só 10 toneladas aproximadamente.
Além disso, se o rolo de madeira não lascar, ele se deformará sob o peso da
carga e deslizará em vez de rolar; isto aconteceu quando 20 pessoas tentaram
mover uma réplica de uma das estátuas da Ilha de Páscoa, e só pesava 9
toneladas! Assim podemos realmente imaginar um grupo de pessoas pré- históricas
deslizando os blocos de 1000 toneladas de Baalbek? Alguns egiptologistas
sugerem que os enormes obeliscos foram transportados em rolos de madeira mas
nem um único cilindro já foi encontrado. Certamente é só tolice afirmar que
estes monólitos foram movidos em rolos de madeira. Portanto, quando
consideramos os monólitos de quilotoneladas usados em antigos sítios
megalíticos, especialmente os monstros em Baalbek, eu vejo três possibilidades:
A primeira é que uma tecnologia comparável à nossa própria existiu naquele
momento, empregando ligas de metal muito resistentes, máquinas hidráulicas e
poderosas. Porém, tal tecnologia envolveria o uso de muitos -materiais,
inclusive ouro e cerâmica que durariam muitos milênios e eu não estou a par de
nenhum relato da descoberta de qualquer desses artefatos. Adicionalmente,
admitindo-se que esta tecnologia tenha existido por toda a Terra, esta
possibilidade implica supor que estas civilizações originais desapareceram, ou
“esqueceram-se” desta tecnologia e em uma conspiração mundial, desfizeram-se de
todas as ferramentas. Este enredo parece altamente improvável. Há algumas
referências a uma segunda possibilidade, que nos leva ao mundo da psi - que os
monólitos foram erguidos por seres que tinham a habilidade de controlar o campo
gravitacional local: - Gisé, Egito: “Então disse Faraó: ‘Onde se encontra o
papiro no qual Imhotep anotou as palavras poderosas que foram [ditas] para o
erguimento da pirâmide de Zoser, sim e para a de Sneferu também… As palavras de
poder não podem ser encontradas e recitadas por ninguém além dele - e se ele as
proferir três grandes pirâmides se erguerão em Gisé e permanecerão lá para
sempre. Mas se ele não as recitar, tudo aquilo que você construir, e seu filho
construir e o filho de seu filho, depois dele, cairá e desintegrar-se- á e se
tornará como as areias do deserto. '” (Green, 1967). Em seu site “Giza
Oracle", Patrick Cooke apresenta o constrangedor argumento de que a Grande
Pirâmide não foi construída pelos antigos egípcios. - Uxmal, México: “…o
trabalho de construção foi fácil para eles…tudo o que tinham que fazer era
assoviar e os pesados monólitos se moviam ao seu lugar.” - Tiahuanaco, Bolívia:
“… (os blocos eram) carregados pelo ar ao som de um trompete.” - Gisé, Egito:
“… diz-se que um mago tinha elevado ao ar uma abóbada enorme de pedra de 200
cubits de comprimento e 50 cubits de largura.” (Hancock, 1995). Porém com nosso
nível atual de tecnologia, idéias relativas a anti-gravidade e levitação nos
levam ao reino do sobrenatural, e assim estão fora de cogitação nestas páginas.
[SERÁ?] A terceira possibilidade é que aeronaves e cabos estavam disponíveis
naquele momento, e tinham o poder e a força para erguer e mover os monólitos.
Claro é que nós não sabemos certamente como estes incríveis e pesados blocos de
rocha foram retirados, movidos, e agrupados, e por falta de uma revelação,
provavelmente nunca saberemos. Mas sabemos que nem mesmo a construção mais
pesada de hoje em dia é executada com blocos de pedra de quilotoneladas; é
difícil, lenta e muito cara. Logicamente, a única razão para nossos ancestrais
construírem com enormes monólitos é porque era fácil para eles assim fazerem .
Considere
Baalbek, no Líbano, onde encontramos uma enorme laje que está por baixo, e
antecede, as ruínas do magnífico templo romano de Júpiter. Ela contém os
maiores blocos de rocha já usados em construções. Como
foi construída? E por quem? Eis algumas pistas: - Michel Alouf (1999) discute
as muitas teorias relativas aos construtores das porções pré-romanas do sítio.
Ele concluiu que era o templo Baalath construído por Salomão, baseado na
seguinte passagem bíblica (I Reis, IX; 17-19): “E Salomão construiu Gezer e
Beth-Horon, a mais baixa, e Baalath e Tadmor (Palmira) na selva, na terra, e
todas as cidades que Salomão teve, e cidades para suas carruagens, e cidades
para seus cavaleiros, e aquela que Salomão desejou erguer em Jerusalém, e no
Líbano, e em toda a terra de seu domínio.” - Childress (2000) menciona o Kebra
Negast, o guia espiritual dos etíopes que diz que Salomão tinha um veículo
voador; também que há topos de montanhas no Paquistão e Irã onde se acredita
que Salomão tenha pousado. - Pela tradição dos antigos judeus, Jeová não era o
único deus no universo, ele era o “único deus deste povo em particular”; e embora
pelo ato da conveniência os israelitas tivessem se submetido às leis de Jeová,
o Rei Salomão (950 a .C.)
havia permitido a adoração, mesmo em Jerusalém, de um deus rival, Baal, cujo
templo principal estava em Baalbek (Baalath). - Perto do Portão Dourado
(Jerusalém) há uma pequena mesquita, o “Kurst Suleiman.” Aqui a lenda nos fala
que, “o Rei Salomão sentou-se para assistir a Jann e Genii trabalhando para
construir seus grandes monumentos em Jerusalém, Baalbek e Palmira.”
(Cornfeld,1972) (NOTA: Jann era um tipo de Genii Persa, ou "Gênio", que
tinha o aborrecedor hábito de roubar vacas - para comer, supõe-se). - Ao longo
do antigo Oriente Próximo nós encontramos imagens de uma ou mais pessoas que
voam em “discos alados.” E encontramos “gênios”, também chamados
“pássaros-homens” por estudiosos, e que são representados como poderosos
humanos alados e às vezes com a face de uma águia, e chamados
"homens-águia." / Virgínia Marin escreve que Genie, ou "gênios", eram “…
todo-poderosos. Eles tinham grande habilidade natural e inventiva. Eles eram
inteligentes e possuíam grande capacidade mental…” -