Safo (613 BC - 570 BC) Poeta grega, nasceu ou em Eressos ou Mitilene na ilha de Lesbos, no mar Egeu. Ao que consta teve relações com homens, bem como com mulheres, mas as suas preferências românticas iam para estas últimas. Da sua poesia sobreviveram 650 versos, e só um poema completo. Safo liderava um grupo de mulheres que adoravam Afrodite, a deusa do amor.
"Como a doce maçã que rubra, muito rubra, lá em cima, no alto do mais alto ramo os colhedores esqueceram; não, não esqueceram, não puderam atingir."
"O Amor agita meu espírito como se fosse um vendavala desabar sobre os carvalhos."
"A mais bela coisa deste mundo para alguns são soldados a marchar,para outros uma frota; para mim é a minha bem-querida".
"Se a morte fosse um bem, os deuses não seriam imortais".
"Ditosa que ao teu lado só por ti suspiro! Quem goza o prazer de te escutar, quem vê, às vezes, teu doce sorriso. Nem os deuses felizes o podem igualar. Sinto um fogo sutil correr de veia em veia por minha carne, ó suave bem-querida, e no transporte doce que a minha alma enleia eu sinto asperamente a voz emudecida. Uma nuvem confusa me enevoa o olhar. Não ouço mais. Eu caio num langor supremo; E pálida e perdida e febril e sem ar, um frêmito me abala... eu quase morro ... eu tremo".
"Perante a cólera nada é mais conveniente do que o silêncio".